Guia completo de Pipa no Rio Grande do Norte
Pipa

Guia completo de Pipa no Rio Grande do Norte

Escrito por Carolina Martins | Publicado em:
Início > Destinos > América > Brasil > Rio Grande do Norte > Pipa > Guia completo de Pipa no Rio Grande do Norte
Descubra onde fica e como aproveitar esse maravilhoso paraíso tropical do nordeste brasileiro!

Este blogpost foi escrito por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.

Avalie esta matéria

A praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, é um dos destinos mais procurados do Brasil. Com o clima quente o ano inteiro, cenários paradisíacos e uma ótima estrutura para receber os turistas, esse, certamente, é um dos melhores lugares do Nordeste para quem está em busca de agito e belas paisagens naturais.

O destino atrai não somente brasileiros, mas pessoas do mundo todo. De acordo com um levantamento do Ministério do Turismo, somente em 2024, o número de estrangeiros que visitaram essa região aumentou 27%. 

Esse local pode ser uma boa opção tanto para quem vai fazer uma viagem romântica, quanto para aqueles que vão com os amigos para curtir e explorar todas as atrações disponíveis. Caso você goste de viajar sozinho, saiba que Pipa é um ótimo lugar para conhecer pessoas interessantes. 

PUBLICIDADE Pipa FIM DA PUBLICIDADE

Onde fica Pipa?

vila de pipa vista de cima, cidade com casas, vegetação ao redor e praia
Praia de Pipa I Foto: Bjørn Christian Tørrissen via Wikimedia Commons (reprodução)

Situada no distrito de Tibau do Sul, a 80 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte, Pipa é um destino encantador, cercado por falésias, dunas e vegetação original da Mata Atlântica. Além de um mar azul translúcido e areias douradas.

Há várias formas de chegar em Tibau do Sul a partir do aeroporto de Natal, você pode contratar um transfer, pegar um táxi ou de carro de aplicativo, ir de ônibus, ou alugar um veículo para dirigir até a cidade. 

PUBLICIDADE Pipa FIM DA PUBLICIDADE

vista de cima da pousada filha da lua, bangalôs em frente à praia
Vista de cima da Pousada Filha da Lua I Foto: Booking (reprodução)

Até a década de 1980, Pipa era uma remota vila de pescadores. Contudo, nesse período o vilarejo foi descoberto por surfistas, que encontraram ali ondas perfeitas para o surfe. Aos poucos, turistas de todos os cantos passaram a visitar a região, especialmente devido às suas belas praias e natureza intocada, que formam o cenário ideal para quem gosta de tirar fotos instagramáveis. 

Esse destino é um verdadeiro santuário ecológico. Além do litoral e da exuberante da Mata Atlântica, é possível ver de perto golfinhos, tartarugas marinhas, arrecifes e passear pelas dunas e falésias.

À noite ainda é possível aproveitar o centro que está repleto de restaurantes, bares e lojas. Se você curte música e badalação, aproveite para conhecer o Mirante Sunset Bar, que oferece uma vista incrível e ainda conta com muita música, petiscos e bebidas, sendo ideal para quem quer passar a noite inteira festejando. 

PUBLICIDADE Pipa FIM DA PUBLICIDADE

Praias de Pipa

Ficou interessado em conhecer esse paraíso na terra? Então, conheça agora as principais praias da vila, saiba o que diferencia cada uma delas e prepare-se para ter uma experiência incrível neste destino. 

Praia do Centro

Praia do centro em Pipa
Praia do Centro I Foto: Thiago Martins via Flickr (reprodução)

A Praia do Centro, como o próprio nome já sugere, fica na região central da vila. É uma das faixas de areia mais movimentadas e também a que tem mais opções de quiosques e restaurantes, sendo que alguns oferecem até mesmo música ao vivo. Ela é cercada por falésias avermelhadas que deixam a paisagem ainda mais bonita e rendem belas fotos. 

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Baía dos Golfinhos

Baía dos golfinhos
Baía dos Golfinhos I Foto: Fabiano Ferrari via Wikimedia Commons (reprodução)

Perto da Praia do Centro fica a Baía dos Golfinhos, que tem esse nome porque, frequentemente, é possível observar golfinhos nadando e brincando nas suas águas, uma experiência mágica para crianças e adultos. Quando a maré está baixa, ocorre a formação de algumas piscinas naturais.

No topo das falésias avermelhadas que circundam essa área, está o Santuário Ecológico de Pipa e alguns dos melhores mirantes para apreciar a vista da região.

PUBLICIDADE Pipa FIM DA PUBLICIDADE

Praia do Amor

praia do amor
Praia do Amor I Foto: Ami Saraiva via Flickr (reprodução)

A Praia do Amor — que, observada do Chapadão, a sua orla tem o formato de coração— é uma das mais famosas de Pipa. Ela é cercada por falésias e apresenta várias pedras na areia. O mar aqui é muito agitado, fazendo com que esse seja um dos pontos preferidos dos surfistas. 

O acesso pode ser feito a partir da Praia do Centro ou descendo as falésias. O local também conta com uma boa estrutura para receber os visitantes e conta com alguns pontos mais tranquilos para quem deseja relaxar e contemplar a paisagem. 

Praia do Madeiro

Praia do madeiro
Praia do Madeiro I Foto: Iane Rafaela via Flickr (reprodução)

A Praia do Madeiro é uma das mais bonitas de Pipa, ela é cercada por uma vegetação exuberante e suas águas têm uma coloração esverdeada. O mar aqui, geralmente, é mais calmo. Portanto, essa pode ser uma boa opção para quem gosta de entrar na água.

O caminho até lá pode ser um pouco desafiador, mas vale a pena. É possível ir até ela caminhando a partir da Praia do Centro, o trajeto completo dura cerca de 40 minutos. Outra opção é ir de carro pela rodovia e descer pela escadaria que leva à faixa de areia. 

PUBLICIDADE Pipa FIM DA PUBLICIDADE

Além das praias: a vila completa

rua do céu no centro de Pipa. Uma via estreita de paralelepípedos, cheia de lojas coloridas
Rua do Céu no Centro de Pipa I Foto: Takashi Matsumura via Flickr (reprodução)

Pipa é uma vila pequena e charmosa. Sua principal via é a Avenida Baía dos Golfinhos, que concentra a maior parte dos restaurantes, bares e comércios. Nessa área fica a Vila Mangueira, também conhecida como Vilarejo Grego, devido às construções que remetem ao estilo das casas das ilhas gregas.

Também vale a pena andar de buggy pelas falésias e dunas, para conhecer de perto os principais pontos turísticos da vila.

Quem gosta de ficar em contato com a natureza precisa conhecer o Santuário Ecológico, que abriga uma flora riquíssima. Se você quiser se aventurar mais, faça trilhas no meio da mata para ver de perto a vegetação local.

Pipa também é conhecida por abrigar ótimos restaurantes. Um deles é o Pipa Beach Club, que fica no calçadão da Praia Central e tem um cardápio variado, com opções de peixes e frutos do mar, e também ceviche peruano e pratos mexicanos. 

Já quem vai visitar a Praia do Madeiro precisa conhecer o Madeiro Beach Bar, que funciona como restaurante e quiosque. O estabelecimento serve frutos do mar e peixes, mas também conta com outras opções, como filé acebolado. 

O restaurante Cruzeiro do Pescador é um dos mais tradicionais de Pipa, a proposta da casa é a slow food, pois os pratos são preparados com cuidado e sem pressa. Além disso, algumas opções, como os pratos à base de bacalhau, precisam ser encomendados no ato de reserva. O espaço fica em uma área mais reservada, em uma casa rústica e com muito verde em volta. 

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Onde ficar em Pipa 

Fachada da pousada toca da coruja
Pousada Toca da Coruja I Foto: Booking (reprodução)

Se você pretende desbravar esse destino precisa saber onde ficar em Pipa. Uma das nossas sugestões é a Toca da Coruja, que fica na Avenida Baía dos Golfinhos, uma pousada que une o estilo rústico da vila com o requinte de uma hospedagem luxuosa.

As acomodações estão localizadas em bangalôs, alguns deles construídos sobre palafitas, inspirados nas antigas fazendas coloniais da região. A propriedade ainda conta com um belo jardim tropical, um spa e uma piscina com vista para o mar.

Outra opção de onde ficar em Pipa é a Pousada Filha da Lua, que fica na área da Praia das Minas. A arquitetura da propriedade segue um estilo praiano bem característico da região, com muito uso de materiais naturais, plantas e móveis com um design mais rústico.

As acomodações aqui também ficam em bangalôs privativos, sendo que alguns deles têm vista para o mar e outros para a piscina e o jardim da Selva.

Pipa é o destino ideal para quem ama praia, natureza e boa gastronomia. Portanto, se você quer viver momentos inesquecíveis nas suas próximas férias, considere conhecer esse paraíso na terra. Para mais dicas de viagem, continue no site da Dona Arquiteta e siga o nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma novidade. 

Leia mais

PUBLICIDADE Pipa FIM DA PUBLICIDADE

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top