Hoegaarden Greenhouse Brasil em Pinheiros
Endereço: Rua Fernão Dias, nº 672. Pinheiros — São Paulo, SP – Brasil.
Perfil do instagram: @gaardenbar
Horários
O distrito de Pinheiros, na cidade de São Paulo, é disputado por diversos restaurantes e bares. Recentemente, passou a abrigar também o novo lar da marca Hoegaarden no Brasil.
Inaugurado em 2019, o bar Hoegaarden Greenhouse funciona como embaixada para a marca belga de cervejas. O bar foi pensando como um grande espaço de convivência e é inspirado no vilarejo onde a cervejaria Hoogarden nasceu.
O Hoegaarden (lê-se RU-GAR-DEN) funciona também como restaurante e um espaço de eventos. Entre eles, estão oficinas de arte, cursos de botânica e aulas de Yoga. Apesar de sua fachada indicar um pequeno prédio, sua estrutura percorre dois lotes. Onde antes havia um galpão e um estacionamento, hoje se situa uma estrutura dividida em duas partes. No interior, elas são conectadas por um amplo jardim.
Ao total, são 360 m² de espaço, capacidade para 200 pessoas e um projeto paisagístico que abrange mais de duzentas espécies de plantas.
A Hoegaarden é uma marca da gigantesca Anheuser-Busch InBev (AB-Inbev), formada em 2004 pela união entre a empresa belga Interbrew e a brasileira Ambev. A multinacional também é dona da cervejaria Goose Island, que tem uma fábrica próxima ao Hoegaarden Greenhouse e até mesmo produz algumas das cervejas vendidas no bar.
O projeto do Greenhouse esteve sob a tutela da Metamoorfose Studio, com sede também em São Paulo. O escritório é coordenado pelos arquitetos Andre Procópio e Aline D´Avola, já tendo desenvolvido outros projetos acolhedores e atípicos, como o Restaurante do Mirante em Monteiro Lobato.
No desenvolvimento do Hoegaarden Greenhouse, outros responsáveis pelo projeto foram a Teco Paisagismo (projeto paisagístico), a Auma Estúdio (iluminação), o escritório Carpinteria e a empresa Rewood (Estruturas em madeira).
A marca Hoegaarden tem origem em um pequeno vilarejo na Bélgica. Originalmente produzida por monges, sua receita foi inovadora em seu tempo. A cerveja de trigo, também chamada de Witbier, era conhecida por ser muito ácida. Isso mudaria durante o período das grandes navegações e graças ao vilarejo de Hoegaarden.
Na época, a Bélgica fazia parte da Holanda. Os holandeses conduziram diversas expedições ao redor do mundo durante o século 15 e 16. Uma dessas, por sinal, tentou vingar raízes na brasileira Fernando de Noronha. Foi de uma colônia holandesa no Caribe, Curaçau, de onde vieram diversas especiarias utilizadas na criação da receita Hoegaarden.
Tal inovação trouxe sucesso aos cervejeiros do vilarejo, que foram aumentando em número. A produção cervejeira no vilarejo quase teve seu fim no começo do século XVIII. A receita foi resgatada por um leiteiro chamado Pierre Celis em 1965, cuja cervejaria foi totalmente destruída durante um incêndio.
A cervejaria sobreviveu e se tornou uma das maiores da Europa. De acordo com a marca, a cada 10 cervejas de trigo consumidas na Bélgica, 9 são da Hoegaarden.
Apesar disso, o vilarejo ainda mantém seu cotidiano sereno e quase bucólico. Cercada por fazendas e arvoredos, oferece uma paisagem verdejante e viva aos seus habitantes. Parte daí a inspiração do projeto Hoegaarden Greenhouse.
Conforme mencionamos antes, o Greenhouse surge da renovação de um galpão e um estacionamento. No galpão, a equipe do Metamoorfose optou por expor toda a estrutura. O resultado é um saguão com o pé direito alto, bem iluminado e ventilado.
O antigo estacionamento foi convertido no jardim. Este espaço guarda uma enorme variedade de plantas e, para preservar a permeabilidade do solo, conta com piso drenante.
Um dos pontos interessantes desta área externa é a flexibilidade dos assentos. Dois bancos foram fixados para setorizar o jardim, porém todos os demais bancos e cadeiras podem ser facilmente deslocados para acomodar grupos maiores. Essa possibilidade de arranjos concede um clima informal ao ambiente, ideal para socialização.
O cardápio do Hoegaarden Greenhouse abraça tanto uma carta de drinks quanto um menu de alto padrão, ambos assinados por profissionais conhecidos no cenário da gastronomia paulista.
Os drinks foram desenvolvidos e selecionados pelo barista Alexandre D’agostino, que é dono e comanda o Apothek Cocktails & Co. É possível experimentar drinks produzidos com a cerveja da casa. Uma dessas opções é o Panechea Ginger Wit, que combina a cerveja Hoegaarden com gengibre e limão.
Já o cardápio foi desenvolvido pelo chef Rafael Despirite e, com inspiração na culinária belga, oferece grande variedade de itens de charcutaria combinados com pães exclusivos da casa.
A tábua de frios pode ser customizada e é uma combinação de charcutaria exótica, patês especiais e legumes em conserva. Além dela, o cardápio conta com opções de entradas, pratos principais e sobremesas.
Veja abaixo algumas sugestões de passeios para você realizar em São Paulo e proximidades
Leia mais:
Autor Fernando França
Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…