Avalie esta matéria

As Ilhas Phi Phi estão entre os lugares mais visitados do mundo, especialmente por causa das suas praias paradisíacas e natureza exuberante. Contudo, o local tem muito mais atrações e riquezas, que merecem ser exploradas por quem vai visitar essa parte da Tailândia. 

Uma das características mais marcantes da região é a sua cultura diversa. Ela é habitada, majoritariamente, por budistas, muçulmanos e povos oriundos de países próximos, que vivem em harmonia. Esse multiculturalismo pode ser percebido na culinária, nas tradições locais e na arquitetura. 

Entendendo as Ilhas Phi Phi

Praia das Ilhas Phi Phi I Foto: Vaskar Sam via Unplash (reprodução)

Antes de começar a explorar o lado menos conhecido, mas igualmente incrível, desse famoso destino tailandês, é preciso esclarecer que, na verdade, ele não é apenas uma ilha, mas um arquipélago composto pelas seguintes formações:

  • Phi Phi Don – onde fica a maior parte da infraestrutura de turismo;
  • Phi Phi Leh – aqui está localizada a Maya Bay, praia mais famosa da região
  • Bamboo Island;
  • Bida Nok e Bida Noi: onde estão os principais pontos de mergulho do arquipélago.

Se locomover pelas ilhas é muito simples, há vários serviços de transporte via barcos que percorrem o trajeto entre elas.

História

Pôr do sol nas Ilhas Phi Phi I Foto: Alex via Flickr (reprodução)

O nome do arquipélago, originalmente, era Palau-Api-Api, cujo som lembra Phi Phi, em referência a uma árvore flamejante chamada manguezal cinzento, um tipo de vegetação muito comum nessa parte da Tailândia. 

O destino ganhou fama mundial no início dos anos 2000, quando foi lançado o filme “A Praia”, estrelado por Leonardo di Caprio. A história foi filmada em Maya Bay, que tem um cenário paradisíaco. Pouco tempo após o lançamento do longa-metragem, o arquipélago se transformou em um dos lugares mais visitados do mundo.

No entanto, a história das Ilhas Phi Phi vai muito além. Há evidências arqueológicas de que a região já era habitada no período pré-histórico. 

Avançando no tempo, há aproximadamente 100 anos, surgem os registros do início da habitação da tribo Urak Lawoi, que faz parte do povo de Chao Lay, conhecidos como povos nômades que navegavam pelo mar, que vivem no arquipélago até hoje.

Entre os primeiros moradores da ilha, estão também os então pescadores malaios tailandeses, que posteriormente se tornaram plantadores de coco. Contudo, a maior parte dessas pessoas só passou a ter residência fixa no local apenas na década de 1940.

Identidade visual

Villas do Phi Phi Coco Beach Resort I Foto? Phi Phi Coco Beach Resort (reprodução)

Devido à forma de ocupação da área, foi-se desenvolvendo nas ilhas a arquitetura vernacular, caracterizada por edifícios construídos de maneira espontânea em comunidades locais utilizando técnicas e matérias-primas da região.

Os edifícios presentes no território tem um aspecto rústico e são feitos, principalmente, de madeira e palha. O estilo arquitetônico presente nas Ilhas Phi Phi reflete diretamente a cultura, o modo de vida e as tradições do povo que habita ali. 

Onde ficar

Acomodações do Phi Phi Coco Beach Resort I Foto? Phi Phi Coco Beach Resort (reprodução)

Nossa dica de onde ficar neste destino é o Phi Phi Coco Beach Resort, uma opção de hospedagem de luxo que combina requinte, natureza e tradições locais. A arquitetura do estabelecimento remete ao estilo vernacular das construções do arquipélago. 

As acomodações são distribuídas em villas privativas, que chamam a atenção por estarem localizadas em bangalôs de madeira cujo telhado, feito de bambu e palha, tem um formato triangular, que confere mais personalidade ao hotel. 

O interior das suítes também traz muito do modelo arquitetônico local. As paredes e tetos dos quartos são revestidas de palha e bambu, os móveis são feitos de madeira e tem um design simples e funcional. 

Há poucos objetos decorativos nas acomodações, o que ajuda a deixar a estética mais limpa e também valoriza a bela paisagem natural que pode ser vista das janelas ou das grandes sacadas presentes nos quartos.

Além das suítes luxuosas e tradicionais, o hotel ainda conta com um restaurante, cuja arquitetura segue o mesmo padrão das acomodações. Já em relação à comida, a proposta da casa é combinar sabores de várias partes do mundo para criar pratos com texturas e contrastes inéditos. 

Endereço: 299 Moo 7, Phi Phi Island, T.Aonang, A.Muang Krabi, Phi Phi Don.
Preços: A partir de US$ 351,40*
Acessibilidade: o hotel tem instalações acessíveis para cadeirantes.
Reserve sua hospedagem pelo Hoteis.com!

Experiências além do óbvio

Caverna Viking I Foto: Easy Day Thailand via Flickr (reprodução)

Quem quer saber o que fazer nas Ilhas Phi Phi além do óbvio precisa programar uma visita à tribo Urak Lawoi, que ocupa o arquipélago há mais de 100 anos e tem um modo de vida completamente diferente do nosso.

Muitos dos Urak Lawoi vivem uma vida itinerante, morando em pequenas casas flutuantes chamadas de kabang. Apesar de cada vez mais pessoas estarem deixando o modo de vida nômade de lado, ainda hoje, os Chao Ley mantém a tradição de construir um kabang para todos os recém-casados.

Outro lugar que vale a pena conhecer é a Caverna Viking, que abriga pinturas e murais antigos. Apesar de não ser permitido entrar na caverna, só vê-la de fora já é uma experiência inesquecível. Ela está situada dentro de uma formação rochosa circundada por um mar verde-turquesa.

Já quem quer ficar em contato com a natureza precisa visitar a Ilha Bamboo, que abriga praias paradisíacas, com muitos recifes e corais. Esse é o lugar ideal para quem quer praticar o mergulho na Tailândia. 

A vida noturna nas Ilhas Phi Phi é intensa, portanto, se você gosta de curtir à noite, aproveite para conhecer os bares e restaurantes localizados próximos ao hotel onde você se hospedar. 

Guia visual e fotográfico

Passagem nas Ilhas Phi Phi I Foto: Vaskar Sam via Unplash (reprodução)

Ao chegar nas Ilhas Phi Phi é comum querer tirar várias fotos para eternizar a sua estadia. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudar você a tirar fotos perfeitas:

  • Sempre que possível, tire as fotos em lugares bem iluminados, pois, assim, será possível capturar melhor as cores e formas da paisagem;
  • Ajuste o foco antes de fotografar para garantir que o registro saia como o imaginado;
  • Quando possível, evite usar flash, pois ele pode comprometer a qualidade da imagem;
  • Antes de fotografar, verifique se há algum objeto que pode interferir na composição;
  • Se possível, não utilize zoom, pois essa função pode reduzir a qualidade da fotografia;
  • Preste atenção no enquadramento – delimite a área que será fotografada;
  • Tente manter o horizonte em linha reta quando for fotografar, pois, assim, a imagem vai parecer mais natural;
  • Limpe a lente antes de fotografar, pois a sujeira pode comprometer a qualidade da fotografia;
  • Mantenha as mãos firmes na hora de fotografar para evitar que a imagem fique tremida.

O que você precisa saber antes de viajar

Ilhas Phi Phi I Foto: David Gardiner via Unplash (reprodução)

No verão, as temperaturas são altas, podendo ultrapassar os 40ºC e não chove muito. Portanto, esse é o melhor período para visitar o país. Durante o inverno, os termômetros marcam entre 20ºC a 32ºC e não há pancadas de chuva. Sendo assim, quem quer fazer passeios históricos, arquitetônicos e culturais pode gostar de viajar nessa estação.

Já os meses de junho a outubro são marcados por muitas chuvas. Nesse período, a temperatura varia entre 25ºC e 35ºC. Lembrando que a Tailândia está no Hemisfério Norte, então, o verão lá corresponde ao inverno no Brasil.

Além de descobrir qual é a melhor época para viajar, também é importante saber como chegar nas Ilhas Phi Phi. Não há aeroporto no arquipélago, a única maneira de chegar nele é de barco. Contudo, há muitas embarcações que fazem o trajeto da capital tailandesa até as Ilhas Phi Phi. 

Dúvidas comuns sobre este destino:

Qual a melhor forma de chegar nas ilhas Phi Phi saindo de Bangkok ou Phuket? Preciso pegar barco?

As Ilhas Phi Phi não tem aeroporto. Quem for sair de Bangkok vai precisar ir até Krabi ou Phunket e de uma dessas cidades pegar um barco até o destino.

Qual a melhor época para visitar? Devo evitar alguma época?

Independentemente da épica em que você for para a Tailânida, vai conseguir aproveitar bem o destino. Contudo, se você quiser fugir do período de chuvas, evite viajar netre os meses de junho a outubro.

Quantos dias ficar nas Ilhas Phi Phi?

O ideal é ficar pelo menos três dias no arquipélago para conseguir aproveitar as principais atrações do lugar.

Qual o melhor hotel em Phi Phi?

O melhor hotel do destino é o Phi Phi Coco Beach Resort.

Preciso de visto para entrar na Tailândia?

Se você é brasileiro, vai viajar a turismo e a sua estadia não vai ultrapassar um período de 90 dias, não será preciso tirar visto.

As Ilhas Phi Phi tem boa estrutura turística?

Sim, as Ilhas Phi Phi tem uma boa estrutura turística, com diversos hotéis, baresm restaurantes e também vários postos de saúde, um hospital e farmácias.

Gostou de conhecer as Ilhas Phi Phi além do óbvio? Então, comece a programar hoje mesmo a sua viagem para esse destino e continue no site da Dona Arquiteta para conferir mais dicas de viagens imperdíveis.

Leia mais

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.


Carolina Martins

Carolina Martins é jornalista apaixonada por livros, cultura, viagens e gastronomia. Adora conhecer pessoas e visitar lugares históricos. Ama escrever e se dedica a esse ofício com paixão.

Compartilhe
Publicado em
Carolina Martins
Tags instagram

Postagens recentes

Viagem para a Bahia: rituais, trilhas e bem-estar com raízes locais

Espere um itinerário de viagem pela Bahia onde bem-estar, cultura e consciência caminham juntos.

1 hora atrás

Viagem para Amazônia: como planejar uma jornada pela floresta

Imagino que você já saiba que uma viagem para a Amazônia vai muito além de…

4 dias atrás

Maison & Objet Paris 2025: a grande feira francesa de design de interiores

A experiência de participar desse evento é inigualável. Na feira, você poderá ver de perto…

1 semana atrás

Dicas de viagem para o Peru

Preparamos uma sequência de dicas de viagem para você que está planejando a primeira trip…

1 semana atrás

Zuccardi Valle de Uco é uma das mais belas vinícolas Mendoza

Se você tem interesse no enoturismo (tipo de viagem que tem como objetivo conhecer vinícolas…

2 semanas atrás

A Bienal de Artes de Sâo Paulo já está chegando! Confira nossas dicas de onde ficar e como aproveitar

Mais do que abrigar a Bienal, o Pavilhão Ciccillo Matarazzo transforma o caminhar em experiência…

2 semanas atrás