Julice Boulangère – Pães artesanais em São Paulo
Endereço: R. Dep. Lacerda Franco, 536. Pinheiros — São Paulo, SP – Brasil.
Perfil do instagram: @julicepaes
Horários:
Segunda à Sábado 7h às 19h
Domingo 7h às 15h
Em fevereiro de 2011, a Julice Boulangère passou a ocupar um antigo sobrado localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP).
Com o crescimento do negócio, os proprietários adquiriram o terreno vizinho e chamaram o Studio ARQBR Arquitetos Associados para projetar a ampliação do espaço.
Assim, inspirado pela presença de um container marítimo que servia como estoque de refrigerados e congelados do empreendimento, o escritório resgatou treze dessas estruturas, cruzando-as umas sobre as outras para criar um grande vão central.
O colorido do arranjo de contêineres me encantou!!! E a ousadia deste projeto é, certamente, o ponto alto da casa.
Os arquitetos Tadeu Melegatti e Eduardo da Mata pensavam que se um modelo refrigerado resolvia momentaneamente a questão do estoque, outros modelos secos poderiam atender à expansão da padaria, abrigando novos sanitários, bem como o refeitório, escritórios e além disso parte da produção.
Ao mesmo tempo, a facilidade na montagem das estruturas em container agilizaria a obra e reduziria os custos.
E iria conceder à construção um caráter sustentável, já que reaproveitaria um material condenado ao descarte.
Julice Vaz, chef proprietária da casa, é formada em Letras e Filosofia da Arte pela USP, mas sempre teve a cozinha e os pães como sua paixão.
Para chegar à qualidade desejada, ela fez cursos nos Estados Unidos, França e Alemanha e trabalhou em padarias estrangeiras, como a que fornecia produtos ao Pentágono e à Casa Branca.
Também foi pioneira na introdução da panificação artesanal com fermentação natural no Brasil. Nesse sentido, a partir de qualificação e experiências obtidas em alguns lugares renomados no exterior, Julice Vaz trouxe para o Brasil algumas receitas.
Ao longo do tempo, desenvolveu mais de 180 pães, que hoje compartilha com seus clientes em sua loja em Pinheiros, com arquitetura inovadora e decoração que remete a um bistrô europeu.
Sob o mesmo ponto de vista, as receitas são testadas e exercitadas por ela e seu time de competentes padeiros, sendo que a maioria deles acompanha a chef desde o início da jornada.
Além disso, a Julice também serve brunchs deliciosos no local e possui uma confeitaria de nível internacional.
A Julice Boulangère tem boas opções de sanduíches, como o croque monsieur, seguindo a receita tradicional francesa ou o chamado basílico, com tomate e manjericão. Da mesma forma, quiches e crepes ganham destaque.
Amei especialmente o Croque Madame, ótima pedida para o café da manhã! De origem francesa, leva duas fatias do Pão de Mie cobertas com molho branco (feito com queijo gouda e vinho branco). As fatias são recheadas com presunto gratinado no forno. Ainda assim, para finalizar, é coberto com um delicioso ovo frito com a gema mole!
Acima de tudo, a casa já foi eleita a melhor padaria de São Paulo: foram dois prêmios consecutivos da Veja São Paulo, edição Comer e Beber, o que demonstra seu alto gabarito.
Como fã de ameixa que sou, adorei o pão de ameixa e chocolate! Afinal, é um dos queridinhos da nossa padaria e oferece um miolo muito macio e crosta fina. Detalhe: é feito com ameixas selecionadas e o delicioso chocolate da casa.
Sob o mesmo ponto de vista, feito com receita francesa, o tradicionalíssimo croissant é famoso pela crocância e sabor.
Por fim, o pão de linhaça com castanhas, um dos mais pedidos na loja, leva linhaça, castanhas e farinha integral em sua receita. Igualmente, é sem açúcar, óleos, ovos ou leite, sendo ideal para uma dieta saudável e nutritiva.
Gostou desse conteúdo? Então não deixe de conferir outros lugares de São Paulo que REALMENTE valem sua visita:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Escrito por Caroline Fakhouri | Editado por Fernando França
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…