Paris
Endereço: Quai de Jemmapes, nº 80 — Paris — França.
Perfil do instagram: @lecomptoirgeneral
Horários: de segunda à sexta, das 18h às 14h; sábado e domingo, das 11h às 02h
A estética vintage está mais viva do que nunca. Isso é o que prova um passeio até o final do Quai de Jemmapes, no 10º distrito de Paris. Afinal, é por ali que nos deparamos com outro século, nos ambientes peculiares do Le Comptoir Général, o autointitulado “Museu do Gueto”.
O local é um museu vivo, onde as paredes são artefatos em si. Nesse sentido, os visitantes se transportam para um salão de baile com piso de ladrilhos preto e branco cheio de plantas e luz.
O foco é principalmente na África francófona e no Caribe. Ou seja, sua coleção é baseada na forte influência da época das colônias imperiais francesas da África. Além disso, é possível conhecer utensílios de cozinha daquele período.
E se deleitar com o papel de parede rasgado e desbotado com as impressões de exposições há muito desaparecidas. Mais parece um mercado de souvenirs, um depósito de lembranças e uma recriação fiel da sala de estar de alguém.
Acima de tudo, por lá é possível desfrutar do bar e gastronomia, além de exibições de cinema e até mesmo comprar livros, bem como curtir shows.
O bar Le Petit Noir, por exemplo, é um local agradável para se tomar um expresso. E detalhe: para preparar seu café, o bar utiliza água da chuva filtrada, bem como grãos cultivados em fazendas de comércio justo livres de pesticidas no Haiti, Congo e Etiópia.
Já no restaurante Le Snack o visitante poderá encontrar pratos típicos e lanches do Vietnã, Índia e África Ocidental.
Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:
Merece destaque, ainda, o L’ecole Buissonniere, sala de aula com fileiras de velhas carteiras de madeira e um quadro-negro, que funciona como ponto de encontro de crianças.
Simultaneamente, aos domingos, o espaço ganha vida como creche e escola que honra a tradição oral de se contar histórias.
Após o pôr do sol, os quartos do térreo se transformam em um verdadeiro playground. Isso porque os visitantes se aglomeram em torno dos dois bares do espaço para apreciar os drinques icônicos, com destaque para o La Secousse, uma criativa mistura de hibisco e suco de maracujá, vodca e fatias finas de pepino fresco.
Ao mesmo tempo em que curtem músicas do estilo reggae e afro-funk, bem como de outros estilos.
Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.
No andar de cima fica a Le Marche Noir (Mercado Negro), uma loja de artigos usados e moda urbana. Vejam que interessante: por lá se revendem, portanto, roupas de segunda mão provenientes de cidades africanas.
Por fim, os lucros de cada espaço do “gueto” são investidos em novos projetos e o local também é sede de reuniões para a Amnistia Internacional, Greenpeace e vários empreendimentos de financiamento coletivo.
Em síntese, o Le Comptoir Général é um lugar para os visitantes explorarem, aprenderem e vivenciarem – das melhores formas possíveis! Uma experiência única que merece ser vivida.
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Autora – Caroline Fakhouri