Les Sources de Cheverny: Tranquilidade Bucólica no Vale do Loire
23 Rte de Fougères, 41700 Cheverny, França
+33 2 54 44 20 20
A partir de U$ 300,00*
Entre silenciosas florestas, lagos e vinhedos incrustados no Vale do Loire, o hotel Les Sources de Cheverny (as Fontes de Cheverny) oferece uma tranquilidade bucólica inspiradora.

Imagem cedida em cortesia pelo hotel
20 anos após a inauguração do Palace des Vignes – Les Sources de Caudalie, Alice e Jérôme Tourbier, casal amante das artes, tradições e cultura francesas, abriram no ano de 2020, em Cheverny, as portas de sua mais nova unidade.
A apenas duas horas de Paris, o segundo Les Sources está sediado no antigo castelo “Chateau du Breuil”, que data do século XVIII.
Receba nossos posts em seu e-mail

Imagem cedida em cortesia pelo hotel
O então vilarejo medieval ganhou vida nova através das mãos do renomado arquiteto Yves Collet. Por sinal, seu escritório, o Collet et Muller, foi também responsável pela primeira unidade da rede hoteleira, na região de Bordeaux. Compõem ainda a equipe o estúdio de design Be-Poles, que assina o design de interiores e Codimat Collection, uma grife de tapeçaria.
Dividida em diferentes fragmentos, a propriedade é composta pelo castelo central e por antigos armazéns de pedra e madeira que o rodeiam. Com o cuidado de conservar características originais, todas as edificações foram reestruturadas e modernizadas. Um ótimo exemplo disso é o lindo prédio da recepção, o Le Coeur des Sources. Diga-se de passagem, os nomes dados às construções podem ser muito acolhedores! São eles: Maison des Fleurs, Maison des Fruits e Grange aux Abeilles, dentre outros.

Imagem cedida em cortesia pelo hotel
Com uma área total de 45 hectares, o Les Sources de Cheverny conta com 49 acomodações, 26 quartos e 26 suítes. Na decoração, protagonizam móveis de veludo, murais, fotografias e pinturas campestres. Destacam-se também os tons de verde e as lâmpadas de latão com solda de prata. Tudo sempre ao lado de luxuosas obras de tapeçaria.

Imagem cedida em cortesia pelo hotel
A vastidão do terreno e a distância entre as instalações criou a necessidade de se estabelecer uma ligação entre elas. Assim, a solução foi projetar um convidativo passeio arquitetônico. Cruzando lagos, vinhedos e pomares, esses caminhos oferecem uma maravilhosa oportunidade de exploração aos hóspedes!
A ideia dos Touvier e de Collet foi garantir a preservação da identidade histórica do local. Portanto, as novas construções foram projetadas com o objetivo de se mesclarem perfeitamente às características originais do espaço, com elas interagindo harmonicamente.

Imagem cedida em cortesia pelo hotel
Por isso, houve uma cuidadosa escolha de materiais para que não se criasse qualquer tipo de incompatibilidade com a paisagem. A adoção de itens vindos do próprio local, como o zinco do telhado (semelhante ao das aldeias circundantes) ou a ardósia e demais madeiras reaproveitadas, fez com que o cenário parecesse intocado, tornando a ambiência muito agradável. Vale ressaltar, no entanto, a sutileza do toque contemporâneo que se une perfeitamente ao contexto.

Imagem cedida em cortesia pelo hotel
Nesta atmosfera de tranquilidade, o clima fica perfeito para degustar as delícias culinárias do Vale do Loire! Para uma verdadeira experiência gastronômica, a dica é conhecer o restaurante Le Favori, sob o comando do chef Frédéric Calmels. Entram em evidência os legumes e raras especiarias locais, presentes em todos os pratos.

Imagem cedida em cortesia pelo hotel
Por outro lado, para uma proposta mais casual, há ainda um segundo restaurante, o Auberge. No cardápio, carne de porco, repolho e batata doce cristalizada, risoto de legumes da horta própria e peixes frescos acompanhados por abobrinha recheada. Para sobremesa, vale experimentar a incrível mousse de chocolate e caramelo!
A beleza do ambiente rústico e chique é de perder o fôlego: uma bela mesa de madeira maciça reina ao lado do bar de vinhos meticulosamente selecionados, que por sua vez é abraçado pela charmosa biblioteca que tem como único ruído o crepitar suave de uma aconchegante lareira…

Imagem cedida em cortesia pelo hotel
Não se pode esquecer: nada como desfrutar dos tratamentos estéticos e relaxantes oferecidos pelo Le Spa des Sources. O ambiente vasto conta com uma linda piscina aquecida e é todo construído em madeira. Repleto de amplas aberturas, o Spa traz verde e ar puro para dentro.

Imagem cedida em cortesia pelo hotel
No coração do Vale do Loire, o Les Sources de Cheverny é, finalmente, um retiro dedicado ao bem-estar e à tranquilidade. Numa atmosfera bucólica e pacífica, o hotel é o destino dos sonhos para uma estadia imersa na leveza e no contato com a natureza.

Imagem cedida em cortesia pelo hotel
E durante a estadia, que tal fazer compras na incrível loja Merci, em Paris?
Referências
Site do hotel.
* Preços referenciais na data de publicação do post – sujeitos a disponibilidade e alteração sem aviso prévio.
DICAS IMPORTANTES PARA PLANEJAR SUA VIAGEM

Lilian Estela
Lilian Estela é formada em Letras pela USP. É redatora, tradutora, locutora e musicista. Literatura, história, educação, arte e cultura são seus interesses de predileção, estampados com entusiasmo em seus textos.