Índice desta matéria
Este blogpost foi escrito por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.
Escolher lugares para viajar no Rio de Janeiro é ter a chance de descobrir um estado repleto de surpresas: do agito urbano da capital às montanhas com clima europeu e praias escondidas que parecem intocadas. Se você já se encantou pela Cidade Maravilhosa, prepare-se — o restante do estado é tão apaixonante quanto.
Neste conteúdo, vamos apresentar os melhores destinos no estado que combinam o melhor da capital, dos Lagos, da Serra e da Costa Verde fluminense.
Destinos para viajar no Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – Capital
Explore o bairro de Santa Tereza

O charmoso bairro de Santa Teresa, localizado na zona central da capital do Rio, é conhecido por suas ladeiras, casarões antigos e atmosfera boêmia. Surgido no século XVIII ao redor do Convento de mesmo nome, alguns dos pontos turísticos de Santa Tereza, além do Bondinho e da Escadaria Selarón são:
- O Parque das Ruínas, onde o antigo palacete foi transformado em centro cultural e;
- O Museu Chácara do Céu, que tem um acervo de arte composto por artistas como Miró, Modigliani e Di Cavalcanti.
Todas as duas atrações ficam na Rua Murtinho Nobre.
Dica da Dona Arquiteta: Para quem quer aproveitar ao máximo o centro histórico da capital carioca, a Pousada Chez Georges fica localizada no coração de Santa Teresa. A Chez Georges fica em uma construção do anos 70, projetada pelo renomado arquiteto modernista Wladimir Alves de Souza. As amplas janelas da hospedagem oferecem vistas incríveis para a Baía de Guanabara e o bairro.
Conheça a Praia da Joatinga

A Praia da Joatinga é um ótimo destino para quem não dispensa a praia, mas procura algo menos badalado. Ela está escondida entre montanhas. Com suas águas cristalinas e uma atmosfera tranquila, é um pedaço intocado da cidade.
Dica da Dona Arquiteta: Se você procura tranquilidade e facilidade para aproveitar o melhor do litoral sossegado do Rio, a Pousada La Suite by Dussol oferece uma experiência de hospedagem marcada por uma arquitetura moderna e integrada à natureza, uma decoração sofisticada e aconchegante.
Região dos Lagos
Búzios

Búzios, uma península carioca, é um dos lugares para viajar no Rio de Janeiro com opções de ecoturismo que combinam beleza natural e sofisticação. O município possui mais de 20 praias. Assim, para quem procura águas calmas, a Praia da Ferradura é ideal para famílias e esportes aquáticos. Já para quem busca movimento, a Praia Brava é o lugar perfeito para interagir. Um tesouro secreto na região é a Praia Azeda, acessível apenas por barco. E por último, mas não menos importante, a Olho de Boi é uma praia naturista.
A Búzios EcoTrail é uma iniciativa da prefeitura com objetivo de interligar todas as praias por trilhas ecológicas. Você deve escolher a sua de acordo com seu perfil viajante.
Dica da Dona Arquiteta: Para vivenciar uma experiência completa em Búzios, indicamos algumas hospedagens na cidade para cada perfil viajante. A Abracadabra Boutique é um hotel em estilo mediterrâneo, ideal para casais. Já o Insólito Boutique Hotel & Spa dispõe de uma praia e piscina privativa, perfeito para quem busca exclusividade. E o Casas Brancas Boutique Hotel & Spa se destaca por uma arquitetura elegante e minimalista, além do restaurante especializado em culinária mediterrânea.
Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é carinhosamente apelidada de “Caribe Brasileiro”. Um dos melhores lugares para viajar no Rio de Janeiro, tornou-se um paraíso para mergulhadores por conta de sua rica vida marinha. Algumas de suas principais praias são: as Prainhas do Pontal do Atalaia, conhecidas por sua escadaria de madeira, a Praia do Farol, uma das mais belas do Brasil, com acesso exclusivo por barco e limite de visitantes. Já a Praia Brava se destaca por sua beleza selvagem.
A iniciativa Arraial Ecoturismo, fundada pelo casal Maycon e Dai, trabalha com turismo de aventura e ecoturismo. Especializada em passeios ecológicos, por lá você pode contratar os passeios para observação de aves e baleias, mergulho, trilhas, passeios de barco e bugre, além de voo de paramotor.
Cabo Frio

Cabo Frio é um dos lugares para viajar no Rio de Janeiro que oferecem uma mistura equilibrada entre beleza natural, cultura e tradições. A Praia do Forte é a principal da cidade, com excelente infraestrutura de quiosques. Já a Praia das Conchas tem águas calmas e cristalinas, ideal para famílias com crianças.
Para quem procura experiências culturais, a Casa-Ateliê Carlos Scliar, museu dedicado ao artista local, vale a visita. Excelentes opções de programas noturnos mais leves você encontra no Bairro da Passagem, com suas construções antigas, e no Canal do Itajuru, que liga a Lagoa de Araruama ao oceano, perfeito para caminhadas.
O Ecoturismo vem crescendo no município, com iniciativas inclusive da prefeitura. Por lá, recomendamos a trilha TransCaboFrio, que percorre as praias de Cabo Frio por grandes corredores ecológicos, e a Trilha do Morro do Vigia, que oferece uma belíssima vista panorâmica de toda a extensão da Praia do Peró.
Região Serrana
A região serrana possui alguns dos lugares para viajar no Rio de Janeiro que combinam com o inverno.
No Dona Arquiteta há uma série de posts sobre as regiões serranas do Brasil e uma exclusiva sobre o Rio de Janeiro. Aqui vamos apenas destacar.
Petrópolis

Petrópolis, que se desenvolveu impulsionada pela construção do Palácio Imperial e pela vinda de imigrantes europeus, principalmente alemães, que trouxeram sua cultura e influenciaram a arquitetura e os costumes locais. Cidade bucólica e rica em beleza natural, é perfeita para viagens românticas.
Dica da Dona Arquiteta: Procura uma hospedagem em Petrópolis que ofereça um ambiente tranquilo e aconchegante com serviço premium? Uma hospedagem super recomendada na cidade é a Casa Marambaia. A pousada fica sediada em uma propriedade dos anos 1940, possui uma arquitetura charmosa e uma decoração clássica e aconchegante. As suítes são amplas com camas king-size, lareira e banheira de hidromassagem.
Nova Friburgo
Nova Friburgo foi a primeira colônia de imigrantes suíços no Brasil e carrega essa herança em sua arquitetura, nos costumes e na culinária local. A cidade sedia diversos eventos ao longo do ano, como a Festa do Morango e a Felina (Feira do Livro de Nova Friburgo). O Pico da Caledônia, um dos pontos mais altos do município, e o Teleférico de Nova Friburgo, que liga o centro da cidade ao Morro da Cruz, presenteiam os visitantes com incríveis vistas panorâmicas.
Teresópolis

Teresópolis, conhecida por suas paisagens montanhosas, clima ameno e rica história, recebe visitantes em busca de natureza, aventura e tranquilidade. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, um dos principais tesouros naturais do Brasil, possui trilhas para todos os níveis de dificuldade, como a famosa Travessia Petrópolis-Teresópolis, além de cachoeiras e picos imponentes como o Dedo de Deus.
Costa Verde
Paraty

Paraty, conhecida por sua arquitetura colonial preservada, atrai por suas várias ilhas e belas praias, além de sua rica história. Caminhar por suas ruas de pedras irregulares, no Centro Histórico, é como voltar no tempo.
Duas construções importantes para os amantes da arquitetura são a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Remédio, a maior e mais importante igreja da cidade, e a Igreja de Santa Rita, que, frente ao mar, abriga o Museu de Arte Sacra. Para quem busca sol e mar, a Ilha Comprida é extensa e possui diversas praias e restaurantes.
Dica da Dona Arquiteta: Escolheu Paraty como seu destino? A Casa Turquesa é uma sofisticada e aconchegante maison d’hôtes (casa de hóspedes) localizada no coração do centro histórico da cidade. A hospedagem ocupa um casarão colonial restaurado e cada um dos seus quartos (9 no total) possui uma decoração individualizada inspirada em diferentes cores.
Angra dos Reis

Angra dos Reis, conhecida por suas 365 ilhas, é perfeita para quem busca relaxamento e contato com a natureza. Um pedaço exuberante da Mata Atlântica cerca as várias praias da região. As Ilhas Botinas são duas pequenas ilhas com águas cristalinas, ideais para mergulho, já a Ilha da Gipóia é famosa por sua beleza e badalação. No continente, a Praia de Mambucaba atrai pelos manguezais e rica biodiversidade, e a Praia do Bonfim possui uma igreja histórica à beira-mar.
Ilha Grande

Ilha Grande merece um lugar destacado porque possui mais de 100 praias paradisíacas, algumas acessíveis apenas por trilha ou barco. Na Vila do Abraão, centro da ilha, você encontra restaurantes, lojas de artesanato e vida noturna animada. Para quem curte água doce, a Cachoeira da Feiticeira é uma piscina natural, acessível também por trilha.
Entre trilhas de mata atlântica, praias secretas e cidades com memória colonial, os lugares para viajar no Rio de Janeiro oferecem uma diversidade de cenários. Programe seu roteiro, escolha as hospedagens que melhor combinam com sua jornada e viva o melhor que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Para conhecer mais destinos incríveis pelo Brasil e pelo mundo, confira outros posts da Dona Arquiteta.
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.