Mini roteiro em Atenas: sob nosso olhar
Grécia | Atenas

Mini roteiro em Atenas: sob nosso olhar

Escrito por Rayssa Cunha | Atualizado em:
Avalie esta matéria

Atenas, Grécia — Viajar para Atenas te proporciona passeios que permitem vislumbrar civilizações antigas. A imponência das arquiteturas grega e romana expostas a céu aberto. Mercados com iguarias raríssimas e exóticas. Gastronomia mediterrânea direto da fonte. A capital grega garante um ótimo passeio para conhecer a cultura de seu país. E preparamos um mini roteiro com alguns dos melhores lugares para se visitar em Atenas!

Mini roteiro em Atenas: sob nosso olhar
Vista panorâmica de Atenas | Fotografia de Clara Calderini

POR QUE IR À ATENAS?

Normalmente Atenas costuma ser apenas um ponto de parada, que serve de pontapé para outras regiões mais badaladas da Grécia. Apesar de subestimada, a capital grega é uma fonte de beleza e aventura. Atenas exala história, arte, cultura e filosofia. Como berço da civilização grega, os vestígios de seu passado também refletem o passado do pensamento ocidental.

Encontramos vestígios de templos gigantescos, origens de diversos campos de estudo — inclusive a arquitetura — e restaurantes que representam uma nova visão da gastronomia mediterrânea. Atenas também reserva curiosos mercados, e comida de rua, para aqueles que estão dispostos a caminhar por seu movimentado centro.

Mini roteiro em Atenas: sob nosso olhar
Rua de mercado em Monastiraki

PARA QUEM É INDICADO A VIAGEM PARA ATENAS?

A Grécia apresenta diversas paisagens. A mais procurada ainda permanece sendo Mykonos, com suas praias paradisíacas. Essa é a Grécia mais indicada para aqueles que buscam férias de luxo e festas de verão. Para aqueles que querem visitar a Grécia por seu valor histórico ou estão à procura de uma experiência dentro da cultura grega, Atenas é mais indicada.

Atenas é uma cidade especialmente interessante viajantes em busca de experiências históricas. A arquitetura antiga, datada de milênios antes de cristo, sobreviveu ao tempo. São demonstrações a céu aberto de uma arquitetura que persevera, tem grande escala e foi desenvolvida com recursos limitados.

Apesar de todas estas atrações serem bem próximas umas das outras e estarem localizadas no centro de Atenas, visitá-las exige caminhadas. São passeios que exigem disposição e espírito aventureiro.

Mini roteiro em Atenas: sob nosso olhar
O parlamento grego fica em Atenas e é protegido pelos Evzones (guarda presidencial) que realizam sempre uma cerimônia durante a troca de guarda | Fotografia por Nick

ATENAS SOB O OLHAR DO DONA ARQUITETA

A equipe do Dona Arquiteta os melhores lugares para se visitar, dormir, comer ou onde comprar. Mas também vai além. Selecionamos locais cujos projetos inovem nos campos do design, arquitetura e hotelaria.

Este mini roteiro de Atenas foi preparado com uma seleção de lugares sobre o qual já escrevemos e consideramos grandes projetos ou fontes de inspiração do design e da arquitetura. Mesmo para aqueles que não são da área, estes locais permitem entender muito da cultura e arte grega.

Mini roteiro em Atenas: sob nosso olhar
Pôr-do-sol sobre a Acrópole | Fotografia de Antonios Fragkogiannis

ONDE SE HOSPEDAR EM ATENAS

Atenas é uma cidade que por milênios se desenvolveu como um grande centro de comércio na Europa. Logo, viajar para Atenas e se encontrar nas ruas da cidade não é tão difícil. Apesar disso, as principais atrações da cidade estão no centro. Isso torna muito interessante para — principalmente para aqueles que querem caminhar pouco — procurar hotéis e opções de hospedagem próximas do centro.

Também é importante lembrar que, ao viajar para Atenas, você não pode esquecer de adaptadores. Todos os quartos gregos usam um padrão de tomada grego que provavelmente não será compatível com seus dispositivos.

Selecionamos aqui dois hotéis incríveis para você se hospedar em Atenas.

HOTEL COCO-MAT

É um hotel com design de suítes em estilo industrial chic, com identidade minimalista. Parte de uma rede, a Coco-mat, oferece uma alta qualidade de hospitalidade. Os materiais utilizados na composição de seus interiores são ecológicos. Todo o hotel é um microcosmo de simplicidade natural em harmonia com seu ambiente.

O hotel prioriza o conforto dos hóspedes e, curiosamente, oferece uma enorme variedade de opções de colchão e travesseiros. Tem vistas panorâmicas da Acrópole, do mar e do horizonte ateniense ao mesmo tempo.

Escrevemos um artigo falando mais do Coco-mat de Atenas. Leia clicando aqui.

O Lycabettus, a menos de 500 metros do hotel, é um dos pontos turísticos mais disputados de Atenas. Trata-se da colina mais alta da cidade fica no centro dela. Em seu topo é possível ver toda Atenas.

Nossa recomendação para reservas: Booking

THE ZILLERS BOUTIQUE

Este hotel foi construído em estilo neoclássico pelo arquiteto Ernest Ziller. O hotel tem uma estrutura que prima pela estética, com banheiros em mármore, tetos altos e pintados, sacadas finamente trabalhadas e janelas amplas.

O Zillers Boutique tem 10 quartos, restaurante e bar. O terraço, no terceiro andar, permite uma visão espetacular da Acrópole. Paisagem que, por sinal, pode ser aproveitada durante o café da manhã, almoço e jantar oferecidos no local.

Caso queira saber mais, escrevemos uma matéria sobre o The Zillers Boutique que você pode conferir aqui.

Para quem quer viajar para Atenas e busca praticidade e elegância, indicamos o The Zillers. É nossa indicação de hotel mais próximo da Acrópole.

Nossa recomendação para reservas: Booking

ONDE COMER EM ATENAS

Na Grécia, a maioria das refeições consistem em frutos do mar, frutas e legumes frescos. A refeição tradicional grega é diferente do costume ocidental. Nós temos por hábito que a refeição é realizada numa sequência composta normalmente por entrada, prato principal e sobremesa. Já os gregos possuem outra tradição — chamada ‘meze’ — onde as refeições consistem em diversos pratos partilhados. Quase sempre acompanhados de vinho.

A gastronomia ateniense é farta e muito variada. Viajar para Atenas significa ter acesso à ótimos restaurantes e comida de rua maravilhosa. Sobre esta última, o grande destaque é o Souvlaki. Trata-se da comida rápida mais tradicional de Atenas. Pão pita vem acompanhado de pedaços de carne suína ou frango com tomate, cebola, batatas fritas e Tzatziki (um tradicional molho grego a base de iogurte e pepino). É possível encontrar o Souvlaki em variações com carne bovina, cordeiro e até mesmo vegetais.

A Grécia também é conhecida mundialmente pelo frescor de seus alimentos e da cultura do consumo de produtos locais. Ambas características sintetizadas na dieta mediterrânea. Em Atenas isso é possível graças ao Mercado Central e a tradição dos mercados de fazendeiros.

Se você está interessado em aproveitar a viagem para Atenas para conhecer a cultura alimentar local, o Mercado de Alimentos Central de Atenas é o lugar que procura. É aqui que você irá encontrar comida, bebida e vinhos gregos tradicionais da região.

Mini roteiro em Atenas: sob nosso olhar
O Souvlaki grego | Fotografia de Jeff Velis
RESTAURANTE HYTRA

O restaurante Hytra está instalado no sexto e sétimo andar do Centro Cultura Onassis (que também recebe atenção especial ainda nesta matéria). Nos meses mais quentes do ano, o restaurante se desloca para o 7º andar, onde oferece a seus comensais um ambiente exclusivo. Aqui é possível jantar ao ar livre com uma visão panorâmica da Acrópole, da colina Lycabettus e de toda a cidade.

O Hytra tem um ambiente descontraído. O mote do restaurante — “trazendo novas ideias para a mesa” — é levado a sério na criação do espaço. Aqui há incentivo para a interação social e experimentação.

Escrevemos um artigo sobre o Hytra que você pode conferir aqui.

Com cardápio de alto padrão, valoriza ingredientes frescos, de origem local e preparos inspirados no patrimônio histórico ateniense.

RESTAURANTE KUZINA

O Kuzina está instalado em uma antiga mansão. O cardápio é cercado de especialidades da região, usando ingredientes locais e é oferecida em um incrível terraço. A gastronomia do Kuzina é interessante para provar sabores ao viajar para Atenas. Isso porque o menu se destaca por combinar tanto a culinária tradicional quanto a contemporânea grega.

O terraço do Kuzina fica aberto da primavera ao outono. Aqui é possível jantar tendo como teto o céu enluarado da capital grega e, logo a frente, a Acrópole e o Templo de Hefesto.

Escrevemos um artigo sobre o Kuzina, que você pode conferir aqui.

AONDE IR EM ATENAS

Não poderia faltar, neste roteiro, algumas sugestões de lugares para visitar. Viajar para Atenas envolve conhecer seus lugares históricos. O principal deles é a Acrópole. Já tão citada aqui, é um sítio arqueológico localizado bem no alto de uma colina. Está 150 metros acima do nível do mar. Por ser tão alta, oferece uma paisagem incrível para quem a vê de longe, para quem olha seu interior e para quem, a partir dela, observa o restante da cidade.

No interior da Acrópole é possível apreciar monumentos da Grécia Antiga como o Templo de Atenas, o Teatro Dionísio, o Parthenon e o teatro Herodes Atticus.

Mini roteiro em Atenas: sob nosso olhar
Ruínas do Partenon, importante templo grego dedicado à deusa Atenas | Fotografia de Nonbirinonko

Atenas também oferece, ainda dentro ou próximo do centro, diversas outras atrações como:

  • Templo de Poseidon
  • bairro Monastiraki, com seus inúmeros comércios
  • Monte Lycabettus
  • Templo de Zeus Olímpico
  • e o Jardim Nacional
Mini roteiro em Atenas: sob nosso olhar
Templo dedicado a Poseidon

Em meio à estas referências histórias, separamos aqui alguns lugares incríveis para visitar e conhecer a modernidade ateniense através das artes.

LOJA FORGET ME NOT

Trata-se de uma loja ideal para comprar Souvenires descolados para provar que você viajou para Atenas. Podemos encontrar aqui os melhores exemplos do design ateniense, já que a loja trabalha diretamente com jovens designers gregos.

Os produtos da Forget Me Not são autênticos, ficando longe dos clichês e estereótipos.

CENTRO DA FUNDAÇÃO CULTURAL STRAVOS NIARCHOS

Centro Cultural da Fundação Stravos Niarchos foi projetado pela renomada firma de arquitetura Renzo Piano. É lar da Biblioteca Nacional da Grécia, a Ópera Nacional Grega e o Parque Stavros Niarchos.

A biblioteca do centro abriga mais de um milhão de volumes. O centro de leitura da biblioteca tem paredes de vidro e fica no topo da estrutura. Trata-se de uma caixa transparente, de onde é possível ver Atenas e o mar em 360 graus.

CENTRO CULTURAL ONASSIS

É a morada do restaurante Hytra, o qual comentamos mais cedo. O Centro Cultural Onassis é uma parada obrigatória ao viajar para Atenas. É para quem tem paixão pelas artes. Foi projetado para sediar eventos e ações em todos os espectros como teatro, dança, música, cinema, artes visuais e até mesmo arte digital.

O edifício se inspira na arquitetura clássica grega. Possui um anfiteatro ao ar livre com 200 lugares. Foi projetado como um volume translúcido. Feito de mármore Thassos, é elevado acima de uma base de vidro. Conforme você se aproxima dele, a fachada opaca vai tornando-se transparente.

DICAS PARA QUEM VAI VIAJAR A ATENAS

Se você planeja viajar para Atenas, saiba que o país participa do Tratado de Schengen. Um pacto europeu que exige que turistas tenham um seguro-viagem para poder transitar dentro do país. O Seguros Promo, parceiro do Dona Arquiteta, ajuda você a comparar muitos desses planos.

Caso queira conhecer o serviço, clique aqui.

É possível conhecer os principais pontos turísticos de Atenas em apenas dois ou três dias. Mas o ideal para aqueles que buscam uma experiência local, é de — ao menos — 7 dias.

Nossa recomendação é optar pela alta temporada de Atenas, que acontece entre junho e setembro. A cidade fica mais vibrante e o clima favorece passeios ao ar livre. Os meses de dezembro a abril, frios e chuvosos, formam a baixa temporada e os preços caem bastante. É a época onde o turismo diminui e muitos hotéis, lojas e restaurantes ficam fechados.
Ainda assim, Atenas oferece sua melhor qualidade  – um museu da história antiga a céu aberto — o ano todo.

ATRAÇÕES

Veja abaixo algumas sugestões de passeios para você realizar em Atenas e proximidades:

De Atenas: viagem particular de um dia a Delphi, Livadia e Lichades

Embarque em uma viagem particular de um dia para Delphi, Livadia e Lichades. Visite o sítio arqueológico de Delphi e sinta a energia do Oráculo, depois desfrute de um cruzeiro nas Seychelles gregas.

De Atenas: Cruzeiro a Hidra, Poros e Egina com Almoço

Conheça as ilhas gregas de Hidra, Poros e Egina em um cruzeiro de um dia saindo de Atenas. Admire vistas da costa a partir do convés aberto da embarcação e conheça Hidra com um guia de áudio disponível por aplicativo.


Para conhecer Atenas: visite a Passagens Promo, uma plataforma incrível que te ajuda a comparar preços de diferentes companhias aéreas encontrando as passagens que cabem no seu bolso e na data que você precisa.


LEIA MAIS

Hotel COCO-MAT Atenas

A escolha de materiais respeitou a filosofia da COCO-MAT, usando materiais naturais e ecológicos, transformando o hotel em um microcosmo de simplicidade natural, que se integra e coexiste em harmonia com seu ambiente.

The Zillers Boutique Hotel

O hotel tem uma bela estrutura, marcada por banheiros em mármore, tetos altos pintados, sacadas finamente trabalhadas, enormes janelas e uma esplêndida escadaria de madeira originais da construção.


Viagem tranquila é sinônimo de seguro viagem. Recomendamos pesquisar o seu pela plataforma Seguros Promo, Por lá você consegue encontrar a melhorar seguradora para seu bolso e destino.


REFERÊNCIAS

* Os preços têm como base a redação deste artigo, podendo mudar a qualquer momento e sem aviso prévio.

Greeking.me
Headout
Loucos por Viagem


Autor Fernando França

Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top