Loading...
Viajar: Atenas

Centro Cultural Onassis em Atenas.

 Syggrou Avenue 107, Atenas 117 45, Grécia.
+30 21 3017 8000
Seg- Dom – 9:00hs – 24:00hs

O Centro Cultural Onassis foi projetado para sediar eventos e ações em todo o espectro das artes, do teatro, dança, música, cinema e artes visuais à arte digital.

centro cultural Onassis
Cortesia Architonic, foto Nikos Daniilidis.

Os teatros são de última geração, com excelente acústica. Possui  teatro de ópera de 900 lugares, um auditório multifuncional de 200 lugares, um anfiteatro ao ar livre com 200 lugares, um espaço para exposições e um centro de conferências.

centro cultural Onassis
Cortesia Architonic, foto Nikos Daniilidis.

Há também um café no térreo e um restaurante no último andar com estrela Michelin, o Hytra. O restaurante tem vista deslumbrante da Acrópole ao Golfo Sarónico.

centro cultural Onassis, restaurante Hytra
Cortesia restaurante Hytra.

Projeto foi executado por Architecture Studio após vencerem um concurso. A configuração única da fachada serve como um cenário que imbui ao edifício uma sensação de mistério. Durante o dia, as bandas de mármore servem para refletir a intensa luz e criar a impressão de uma onda suave ao longe, e à noite quando, artificialmente iluminadas, elas trazem as imagens de dentro para fora permitindo que o interior do prédio brilhe e revele a concha acolhedora que envolve as salas de exposição e auditório do museu.

centro cultural Onassis
Cortesia Architonic, foto Nikos Daniilidis.

O edifício é projetado como um volume translúcido muito puro, feito de mármore Thassos, e elevado acima de uma base de vidro. Quando os visitantes se aproximam do edifício, a fachada opaca torna-se cada vez mais transparente. A opacidade da pedra é equilibrada por um trabalho de transparência, ritmo e materiais.

centro cultural Onassis
Cortesia Architonic, foto Nikos Daniilidis.

Essa cenografia urbana se baseia no design particular das fachadas, imaginado como uma membrana viva, expressando assim o espírito de abertura da Fundação Onassis à cidade e ao mundo. A simplicidade do volume e a abstração da expressão arquitetônica criam uma qualidade monumental em um enredo desafiador.

centro cultural Onassis
Cortesia Architonic, foto Nikos Daniilidis.

No interior, um objeto precioso e surpreendente reúne os três auditórios, preenche todo o edifício e atua como o coração do projeto. Enfatizada pelo espaço vazio circundante, sua concha representa a cenografia definitiva dos eventos da Fundação, cuja presença é destacada na escala da cidade.

Conheça também o Centro Cultural da Fundação Stravos Niarchos, em Atenas projetado por RPBW.

Referências
Dragonfly Rubber Stamp paper source
$6,50
Fruteira Garimpo boobam
R$3.678,00
Candelabro boobam
R$1.089,00

Claudia Vianna Birolini

O mercado da arquitetura, Clau conhece como a palma da mão (ou como a planta de um ambiente planejado) afinal, há 20 anos coordena a área de decoração do escritório do Roberto Migotto. Como mentora do Dona Arquiteta, trouxe toda sua experiência para tornar o site mais que uma fonte de conteúdo – e sim um material único, com a curadoria de quem já viu, desenhou, produziu e construiu de tudo na profissão.

Mais posts

Comentários(0)

Publique um Comentário