Loading...
Dicas para Passear: Atenas

Museu da Acrópole de Atenas.

Dionysiou Areopagitou 15, Atenas 117 42, Grécia.
+30 21 0900 0900
Seg. 8:00hs – 16:00hs no verão
Ter à Dom. 8:00hs – 20:00hs no verão
Sex – 9:00hs – 22:00hs no verão
Seg à Qui – 9:00hs às 17:00hs – inverno
Sex – 9:00hs – 22:00hs no verão -inverno
Sab e Dom – – 9:00hs às 20:00hs – inverno
Entrada €5
Museu da Acrópole de Atenas
Fachada Museu da Acrópole de Atenas. Foto cortesia Bernard Tschumi Architects.

Localizado na área histórica de Makryianni, o Museu da Acrópole de Atenas fica a cerca de 300m à sudeste do Partenon. O piso superior (Parthenon Gallery) oferece uma vista panorâmica de 360 graus da Acrópole e Atenas moderna.

Museu da Acrópole de Atenas
Vista do Paternon ao fundo. Foto cortesia Bernard Tschumi Architects.

O Museu da Acrópole de Atenas, exibe artefatos antigos do local, é um guardião da herança grega. O cuidado com a luz natural foi um dos pontos chaves do projeto, pois a iluminação para admirar esculturas é totalmente diversa da luz usada em um museu para pinturas por exemplo. A preocupação do museu é proporcionar ao máximo a entrada de luz natural na apresentação de seus objetos e esculturas permitindo uma exposição dinâmica que muda ao longo do dia.

Museu da Acrópole de Atenas
Foto cortesia Bernard Tschumi Architects.

O arquiteto franco-suíço Bernard Tschumi, queria criar um edifício moderno que se encaixasse na paisagem pitoresca usando luz, movimento e precisão matemática inspirados na clareza das estruturas gregas antigas.

Receba nossos posts em seu e-mail



Um piso de vidro permite que os visitantes visualizem as ruínas encontradas durante a fase de construção do museu, enquanto o piso inclinado menciona à subida ascendente em direção ao Parthenon. Os destaques incluem as estátuas cariátides de Erechtheion, falta estátua de Kore removida por Lord Elgin. A galeria do museu, no terceiro andar, é girada a 23 graus do resto do edifício para ser alinhada diretamente com o Parthenon.

Museu da Acrópole de Atenas
Escavações arqueológicas existentes. Foto cortesia Bernard Tschumi Architects.

A base do museu flutua através de pilotis sobre as escavações arqueológicas existentes, protegendo o local com uma rede de colunas colocadas cuidadosamente por especialistas. Neste nível está o saguão de entrada, espaços para exposições temporárias, um auditório e todas as instalações de apoio.

Museu da Acrópole de Atenas
Museu flutua sobre pilotis. Foto cortesia Bernard Tschumi Architects.

Uma rampa de vidro com vista para as escavações arqueológicas leva às galerias no piso intermediário. Um piso de vidro permite que os visitantes visualizem as ruínas encontradas durante a fase de construção do museu, enquanto o piso inclinado menciona à subida ascendente em direção ao Parthenon. Os destaques incluem as estátuas cariátides de Erechtheion, falta estátua de Kore removida por Lord Elgin.

A parte superior é formada pela galeria Partenon ela foi girada à 23 graus do resto do edifício para ser alinhada diretamente com o Partenon.

Conheça nossas dicas de Atenas.
Foto cortesia Bernard Tschumi Architects.

Seu invólucro transparente fornece luz ideal para a exibição de esculturas e tem vista direta  para a Acrópole, usando a mais moderna tecnologia de vidro para proteger a galeria contra calor e luz excessivos.

Museu da Acrópole de Atenas
Cariátides. Foto cortesia Bernard Tschumi Architects.
Museu da Acrópole de Atenas
Iluminação natural valorizam as estátuas. Foto cortesia Bernard Tschumi Architects.

Há também um excelente restaurante no segundo andar, aberto durante as horas de funcionamento do museu, e até meia-noite às sextas-feiras.

Fotos Museu da Acropole, cortesia Bernard Tschumi Architects, fotos:  Christian Richters e Peter Mauss/Esto.

Saiba mais dicas de Atenas.

Referências

Claudia Vianna Birolini

O mercado da arquitetura, Clau conhece como a palma da mão (ou como a planta de um ambiente planejado) afinal, há 20 anos coordena a área de decoração do escritório do Roberto Migotto. Como mentora do Dona Arquiteta, trouxe toda sua experiência para tornar o site mais que uma fonte de conteúdo – e sim um material único, com a curadoria de quem já viu, desenhou, produziu e construiu de tudo na profissão.

Mais posts

Comentários(0)

Publique um Comentário