Museu do amanhã por Santiago Calatrava no Rio de Janeiro.
Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20081-240, Brasil.
+55 21 3812-1815
[email protected]
Ingresso
Inteira: R$ 20
Meia-entrada: R$ 10

foto Museu do Amanhã, Cortesia Santiago Calatrava
A ispiração para o projeto de Santiago Calatrava do Museu do Amanhã localizado no Rio de Janeiro, foi a cultura carioca. Por meio da arquitetura ele explora a relação entre a cidade e o meio ambiente natural.
A altura do edificio foi limitada a 18 metros para proteger a vista da baia para o Mosteiro de Sao Bento, Patrimonio Mundial da UNESCO.

foto Cortesia site oficial
São 5000m² que contam com exposições temporárias e permanentes. O Museu possui grandes balanços como os 75m de comprimento no lado voltado para a praça, e os 45m de comprimento para o lado do mar. Esses recursos destacam a extensão do Museu.

foto Cortesia Santiago Calatrava
Foi construido um espelho d’água em torno do edifício. Ele foi usado para filtrar a água que está sendo bombeada a partir da baía e liberada de volta a partir do final do pier – dá aos visitantes a impressão de que o Museu é flutuante.
Receba nossos posts em seu e-mail

foto Cortesia site oficial
A ideia é que o edifício se sinta etéreo, quase flutuando sobre o mar, como um navio, um pássaro ou uma planta. Devido à natureza em mudança das exposições, nós introduzimos uma estrutura arquetípica dentro do edifício. Esta simplicidade permite a versatilidade funcional do Museu, capaz de acomodar conferências ou agir como um espaço de pesquisa”, disse Calatrava.

foto Cortesia site oficial
O Projeto possui um design sustentável, baseado na energia natural e fontes de luz. A água da baía foi utilizada para regular a temperatura do interior do edifício, além de que esta fonte também fornece a água para os espelhos d’água.
O Museu conta com painéis solares fotovoltaicos, que podem ser ajustados para otimizar o ângulo dos raios solares ao longo do dia e gerar bastante energia solar para o edifício.

foto Cortesia site oficial
O edifício “é o resultado de um diálogo consistente. O edifício foi construído para ser um museu para o futuro, e uma unidade educacional”, disse Calatrava.

foto Cortesia site oficial
A exposição permanente está alojada no pavimento superior, e possui um pé direito de 10 metros de altura, com vista panorâmica da Baía de Guanabara.

Museu, foto Gustavo Xavier
O museu visionário está focado em responder cinco questões fundamentais:
De onde viemos?
Quem nós somos?
Onde estamos?
Para onde vamos?
E como queremos viver juntos durante os próximos 50 anos?

Museu do amanhã, foto midia Bernard Lessa
As exposições abordarão questões como o crescimento da população e o aumento da expectativa de vida, padrões de consumo, as alterações climáticas, a engenharia genética e bioética, a distribuição da riqueza, os avanços tecnológicos e as mudanças na biodiversidade.

Museu do amanhã, foto Raquel Cunha
Além das exposições o museu conta com um auditório de 400 lugares, um café, um restaurante e uma loja de presentes. O Museu também vai sediar o Laboratório de Atividades do Amanhã, um espaço para atividades educacionais e projetos de amostras e protótipos, e o Observatório do Amanhã que proporcionará um espaço de pesquisas científicas e tecnológicas, que podem ser integradas nas exposições do Museu.(IDG), organização social de cultura sem fins lucrativos.

foto Cortesia site oficial
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Fundação Roberto Marinho. Tem o Banco Santander como patrocinador máster, a BG Brasil como mantenedora e o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Ambiente, e do Governo Federal, por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O responsável pela gestão do Museu é o Instituto de Desenvolvimento de Gestão (IDG), organização social de cultura sem fins lucrativos.

Museu, foto Amanda Marton
Veja agora onde se hospedar no Rio – Hotel Emiliano.
Referências
DICAS IMPORTANTES PARA PLANEJAR SUA VIAGEM

Claudia Vianna Birolini
O mercado da arquitetura, Clau conhece como a palma da mão (ou como a planta de um ambiente planejado) afinal, há 20 anos coordena a área de decoração do escritório do Roberto Migotto. Como mentora do Dona Arquiteta, trouxe toda sua experiência para tornar o site mais que uma fonte de conteúdo – e sim um material único, com a curadoria de quem já viu, desenhou, produziu e construiu de tudo na profissão.
Veja também