Avalie esta matéria

Museu do amanhã
Endereço: Praça Mauá, nº 1. Centro – Rio de Janeiro, RJ – Brasil.
Perfil do instagram: @museudoamanha
Horários: de terça à domingo, das 10h às 18h

foto Museu do Amanhã, Cortesia Santiago Calatrava

A ispiração para o projeto de Santiago Calatrava do Museu do Amanhã localizado no Rio de Janeiro, foi a cultura carioca. Por meio da arquitetura ele explora a relação entre a cidade e o meio ambiente natural.
A altura do edificio foi limitada a 18 metros para proteger a vista da baia para o Mosteiro de Sao Bento, Patrimonio Mundial da UNESCO.

foto Cortesia site oficial

São 5000m² que contam com exposições temporárias e permanentes. O Museu possui grandes balanços como os 75m de comprimento no lado voltado para a praça, e os 45m de comprimento para o lado do mar. Esses recursos destacam a extensão do Museu.

foto Cortesia Santiago Calatrava

Foi construido um espelho d’água em torno do edifício. Ele foi usado para filtrar a água que está sendo bombeada a partir da baía e liberada de volta a partir do final do pier – dá aos visitantes a impressão de que o Museu é flutuante.

Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:

foto Cortesia site oficial

A ideia é que o edifício se sinta etéreo, quase flutuando sobre o mar, como um navio, um pássaro ou uma planta. Devido à natureza em mudança das exposições, nós introduzimos uma estrutura arquetípica dentro do edifício. Esta simplicidade permite a versatilidade funcional do Museu, capaz de acomodar conferências ou agir como um espaço de pesquisa

calatrava

Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.

foto Cortesia site oficial

O Projeto possui um design sustentável, baseado na energia natural e fontes de luz. A água da baía foi utilizada para regular a temperatura do interior do edifício, além de que esta fonte também fornece a água para os espelhos d’água.
O Museu conta com painéis solares fotovoltaicos, que podem ser ajustados para otimizar o ângulo dos raios solares ao longo do dia e gerar bastante energia solar para o edifício.

foto Cortesia site oficial

O edifício “é o resultado de um diálogo consistente. O edifício foi construído para ser um museu para o futuro, e uma unidade educaciona

calatrava
foto Cortesia site oficial

A exposição permanente está alojada no pavimento superior, e possui um pé direito de 10 metros de altura, com vista panorâmica da Baía de Guanabara.

Museu, foto Gustavo Xavier

O museu visionário está focado em responder cinco questões fundamentais:

De onde viemos?
Quem nós somos?
Onde estamos?
Para onde vamos?
E como queremos viver juntos durante os próximos 50 anos?

Museu do amanhã, foto midia Bernard Lessa

As exposições abordarão questões como o crescimento da população e o aumento da expectativa de vida, padrões de consumo, as alterações climáticas, a engenharia genética e bioética, a distribuição da riqueza, os avanços tecnológicos e as mudanças na biodiversidade.

Museu do amanhã, foto Raquel Cunha

Além das exposições o museu conta com um auditório de 400 lugares, um café, um restaurante e uma loja de presentes. O Museu também vai sediar o Laboratório de Atividades do Amanhã, um espaço para atividades educacionais e projetos de amostras e protótipos, e o Observatório do Amanhã que proporcionará um espaço de pesquisas científicas e tecnológicas, que podem ser integradas nas exposições do Museu.(IDG), organização social de cultura sem fins lucrativos.

foto Cortesia site oficial

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Fundação Roberto Marinho. Tem o Banco Santander como patrocinador máster, a BG Brasil como mantenedora e o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Ambiente, e do Governo Federal, por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O responsável pela gestão do Museu é o Instituto de Desenvolvimento de Gestão (IDG), organização social de cultura sem fins lucrativos.

Museu, foto Amanda Marton

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Claudia Vianna Birolini

Viajar refina seus gostos, seu olhar e sua alma. Na busca pelo meu repertório pessoal, decidi compartilhar aqueles destinos que mais me encantaram pelo mundo: que combinam alto padrão e design memorável.

Postagens recentes

Descobrindo as lojas de design em Buenos Aires

Se você for para Argentina veja antes nossa seleção de lojas de design em Buenos…

3 dias atrás

10 lojas de Paris que valem a pena conhecer

Veja as 10 lojas de Paris que são lojas conceito com curadoria e propostas para…

4 dias atrás

Arquitetura na Grécia: um guia de viagem para estudantes e entusiastas

Confira os principais traços da arquitetura da Grécia, da antiguidade à modernidade e para onde…

5 dias atrás

Um guia sobre o melhor da arquitetura em Salvador

Salvador, a incrível capital do estado da Bahia, no Brasil, é uma cidade rica em…

3 semanas atrás

Viagem de arquitetura pela França: guia pelas cidades francesas

Confira nosso guia com dicas de arquitetura antiga contemporânea na França, passeios, as melhores hospedagens…

3 semanas atrás

La Casa de La Arquitectura, um novo museu em Madrid

Conheça o La Casa de La Arquitectura, um museu em Madrid criado para promover a…

4 semanas atrás