Loading...
Dicas de Restaurantes: Copenhague
Noma, copenhage

Noma

Refshalevej 96, 1432 Copenhage K, Dinamarca.
+45 3296 3297
$$$$ – Contemporânea
Seg a Sab – 5:00 pm as 12:00 am

O Noma não é tido como um dos melhores restaurantes do mundo, apenas por sua culinária. Não que isso fosse pouco, mas a execelência é que leva este lastro ao tão famoso restaurante.

No início deste ano, o restaurante, abriu as portas de seu novo endereço e visando seu primor, não poderia deixar de ter um time de peso onde cada detalhe foi pensado com tanto esmero.

Noma, copenhage
Foto Rasmus Hjortshoj.

Seguindo este conceito, ninguém melhor do que BIG, Bjarke Ingles Group, para assinar este projeto. Os arquitetos mostraram mais uma vez que transitam com naturalidade em projetos de diferentes escalas. Para quem está acostumado a ver seus projetos de arranha céus, ficará admirado com a desenvoltura e aconchego que imprimiram no novo Noma.

Noma, copenhage
Foto Rasmus Hjortshoj.
Noma, copenhage
Foto Rasmus Hjortshoj.

Situado entre dois lagos e dentro da comunidade de Christiania, o novo Noma é construído no local de um antigo armazém militar antes utilizado para armazenar minas para a Marinha Real Dinamarquesa.

O projeto foi concebido transformando o espaço em uma vila de jardim de culinária, mais intimista onde os hóspedes são bem-vindos para experimentar um novo cardápio e filosofia que irão redefinir o Noma nos próximos anos.

Noma, copenhage
Foto Rasmus Hjortshoj.

A ideia central do projeto foi dissolver as funções individuais do restaurante e organizá-las em uma coleção de edifícios separados, mas conectados. Um total de 11 espaços, cada um adaptado às suas necessidades específicas e construído com os melhores materiais mais adequados para as suas funções, são densamente agrupados em torno do coração do restaurante, colocando os chefs “à escuta de tudo”.

Noma, copenhage
Foto Rasmus Hjortshoj.

Cada parte da experiência do restaurante – a entrada, o lounge, a churrasqueira, a seleção de vinhos – estão coligados em torno dos chefs. A partir de sua posição central, eles têm uma visão perfeita de todos os cantos do restaurante, permitindo que cada convidado acompanhe o que tradicionalmente acontece nos bastidores.

Noma, copenhage
Foto Rasmus Hjortshoj.
Noma, copenhage
Foto Rasmus Hjortshoj.

Uma clarabóia grande e um conjunto de janelas deslizantes revelam o jardim e permitem que os hóspedes sintam verdadeiramente todas as estações e o ambiente natural do restaurante. Lá fora, as três estufas do restaurante são usadas como jardim, cozinha de teste e padaria.

Noma, copenhage
Foto Rasmus Hjortshoj.

Outros grandes nomes foram responsáveis pelo desenvolvimento dos produtos minunciosamente escolhidos para Noma:

Noma, copenhage
Foto Rasmus Hjortshoj. Forneceu madeira para as paredes, revestimentos e pisos. Piso da sala principal em Dinesen HeartOak.
Noma, copenhage
Foto cortesia Brdr. Krüger. ARV Chair.
Noma, copenhage
Foto cortesia Nina Nørgaard. Taças desenvolvidas para o restaurante.
Noma, copenhage
Foto cortesia Brdr. Krüger. Luminárias de calcário e algas prensadas.
Noma, copenhage
Foto cortesia Christine Rudolph, imagem livro receitas e cerâmicas exclusivas para Noma.

Dinesen – Madeira – Dinesen é atualmente gerido pela quarta geração. Desde 1898, a empresa é movida pela paixão pela madeira e pelo respeito à natureza. Oferecemos tábuas exclusivas para clientes únicos.

Brdr. Krüger – Desde 1886 esta empresa familiar, trabalha com madeira desenvolvendo móveis com masestria. Fizeram a ARV Chair, cadeira desenvolvida pelo Studio David Thulstrup.

Nina Nørgaard – artista de vidro baseada em Copenhague desenvolve projetos especiais para clientes finais e corporativos, foi responsável pelo desenvolvimento das taças e copos do restuaaurante.Todos os produtos são feitos à mão e produzidos na Escandinávia.

Jonas Edvard e Michael Anker – desenvolveram as luminárias para o novo Noma, exibidos no estúdio do designer Jonas Edvard, foram feitos de calcário e algas marinhas compactadas.

Christine Rudolph orquestrou cinco cerâmistas no desenvolvimento das linhas de serviço que variam de acordo com a estação do ano e a produção do livro de receitas do restaurante.

Gostou do novo Noma? Então conheça o restaurante Barr, também em Copenhage onde era o antigo Noma, reformulado por Snøhetta.

Referências
Gostaríamos de agradecer ao  BIG e principalmente à Jesslyn Guntur pelo material incrível.
Site restaurante Noma
Wallpaper

Claudia Vianna Birolini

O mercado da arquitetura, Clau conhece como a palma da mão (ou como a planta de um ambiente planejado) afinal, há 20 anos coordena a área de decoração do escritório do Roberto Migotto. Como mentora do Dona Arquiteta, trouxe toda sua experiência para tornar o site mais que uma fonte de conteúdo – e sim um material único, com a curadoria de quem já viu, desenhou, produziu e construiu de tudo na profissão.

Mais posts