Índice desta matéria
O que fazer em Varsóvia
Endereço: Krakowskie Przedmieście, nº4 — Varsóvia — Polônia.
Perfil do instagram: @syrena.irena
Horários: de segunda à domingo, das 09h às 20h
Se você está com uma viagem marcada para a capital Polonesa e quer dicas de o que fazer em Varsóvia, aproveite para conhecer o Syrena Irena, um restaurante especializado na culinária polonesa tradicional, e que possui um ambiente incrível e cheio de referências dos anos 50 e 60.
O nome Syrena Irena faz referência a sereia Irena, que é um dos símbolos de Varsóvia, tanto que é possível encontrar alguns desenhos dessa personagem em diferentes pontos da cidade. A escolha desse nome mostra como os idealizadores do restaurante quiseram criar um ambiente que realmente remetesse às tradições polonesas.
O Syrena Irena traduz muito bem a união entre o novo e o antigo. Apesar da arquitetura desse estabelecimento ter sido inspirada na Polônia das décadas passadas, alguns elementos contemporâneos, como o minimalismo, podem ser vistos nesse restaurante.
Sendo assim, se você quer uma boa sugestão de o que fazer em Varsóvia, continue lendo este texto para conhecer melhor o Syrena Irena.
PROJETO
O projeto desse restaurante ficou sob responsabilidade de duas equipes, os arquitetos do escritório de arquitetura Projekt Praga e os designers da agência de design gráfico Mamastudio.
O prédio no qual está localizado o Syrena Irena foi construído na década de 50. Durante muitos anos, essa construção abrigou uma cafeteria e um hotel.
Para deixar a construção adequada para receber o restaurante, o escritório de arquitetura realizou algumas intervenções no local, mas sem descaracterizar a construção. Além disso, muitos elementos decorativos e arquitetônicos característicos das décadas de 50 e 60 foram utilizados na composição do ambiente do Syrena Irena.
Contudo, ao mesmo tempo, esse restaurante possui muitos elementos contemporâneos. Um deles é o minimalismo. Muitas paredes desse estabelecimento possuem cores claras e neutras. Além disso, o local conta com grandes janelas, que ajudam a valorizar a iluminação natural. Já os móveis têm linhas simples e discretas.
No entanto, também é possível encontrar alguns pontos que trazem cores bem vivas nesse restaurante, como o balcão da cozinha, que é pintado de azul, e a entrada do estabelecimento, que traz tons de rosa e azul.
O Syrena Irena também possui alguns traços da arquitetura industrial, com vigas e trilhos aparentes. Essa composição mostra que passado e presente podem coexistir de uma maneira harmônica e bela.
DECORAÇÃO
A decoração desse restaurante é simples, mas bem marcante. Um dos elementos que mais chamam a atenção de quem entra nesse estabelecimento são as pinturas nas paredes, sendo que todas elas fazem referência à temática das sereias.
Além disso, outro ponto em comum entre essas artes é que elas apresentam a mesma paleta de cores, que é composta por tons de azul e rosa.
Uma das pinturas que mais chama a atenção é a da sereia, que fica bem acima da entrada da cozinha. Esse desenho faz referência ao nome do estabelecimento, e também ajuda os visitantes a conhecerem melhor uma personagem importante das tradições polonesas.
Outra pintura que se destaca no ambiente é a reprodução do quadro Ulysses e as sereias, do pintor inglês Herbert James Draper. Essa pintura foi inspirada em uma passagem do livro A Odisseia de Homero.
Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:
CULINÁRIA
Se você quer conhecer bem as tradições polonesas e se pergunta o que fazer em Varsóvia, saiba que o Syrena Irena é o local ideal para experimentar a autêntica culinária polonesa, além de conhecer algumas releituras dos pratos tradicionais da Polônia.
A especialidade desse restaurante é o Pierogi, um prato tradicional polonês, que se assemelha a um pastel cozido, e que pode ser recheado com os mais diversos ingredientes, como carnes e vegetais.
Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.
VARSÓVIA
A capital polonesa também é conhecida como a cidade Fênix. Isso porque Varsóvia foi quase totalmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Posteriormente a cidade foi reconstruída, respeitando as características das construções destruídas pelos bombardeios.
Atualmente, a cidade velha de Varsóvia é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO. A capital da Polônia possui uma herança cultural muito rica e interessante, além de oferecer atrações que certamente vão agradar a todos os públicos.
A Polônia fez parte da antiga União Soviética, por isso, sua capital traz muitos marcos da ocupação soviética no país. Um deles é o Palácio da Cultura e da Ciência, que é um dos principais pontos turísticos da cidade. Esse palácio, que foi construído por ordem de Stalin, é o prédio mais alto da cidade, com 237 metros de altura.
Quem está em busca de o que fazer em Varsóvia não pode deixar de visitar o Museu da História dos Judeus Poloneses POLIN, que ganhou o prêmio de Melhor Museu Europeu em 2016.
Uma curiosidade sobre a capital polonesa é que ela é a cidade natal de Fryderyk Chopin, um dos compositores mais importantes do mundo. Em alguns bancos espalhados pelas ruas de Varsóvia, é possível ouvir algumas das composições mais famosas de Chopin.
Além de ter uma história muito rica, Varsóvia também possui construções e monumentos belíssimos, muitas áreas verdes, restaurantes e cafeterias, e também bares que vão agradar muito aqueles que gostam de aproveitar a vida noturna.
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Autora – Carolina Martins
Jornalista apaixonada por livros, cultura, viagens e gastronomia. Adora conhecer pessoas e visitar lugares históricos. Ama escrever e se dedica a esse ofício com paixão.