Viena é uma cidade que respira história, arte e música. A antiga capital do Império Austro-Húngaro teve um papel político e cultural extremamente relevante ao longo dos séculos, e até hoje exerce um enorme fascínio em seus moradores e visitantes. Por isso, se você quer aproveitar ao máximo esse destino, precisa saber o que fazer em Viena.
O território onde hoje se encontra a capital austríaca começou a ser ocupado ainda na época dos Celtas e do Império Romano. Com a ascensão dos Habsburgos, a cidade vivenciou a intensificação de construções grandiosas no estilo barroco, como o Palácio de Belvedere.
O destino também se destaca pela arquitetura e arte modernas, além de ser uma das melhores cidades da Europa para quem gosta de conhecer belos jardins e ficar em contato com a natureza. Sendo assim, continue a leitura para saber o que fazer em Viena.
O que fazer em dias chuvosos

Está passeando na capital austríaca e começou a chover? Não precisa ficar chateado. É possível encontrar muitas opções de o que fazer em Viena em dias chuvosos. Nossa sugestão é começar o seu passeio pelo complexo imperial de Hofburg, que abrigava o centro de poder do Império Austro-Húngaro.
Hofburg não é um palácio independente, mas sim um conjunto de edifícios imponentes que serviam como sede do governo e também como uma das residências dos monarcas. Um dos locais mais visitados deste complexo é o Museu Sissi, em homenagem à famosa Imperatriz Elizabeth, que dominou o imaginário dos austríacos por muitos anos, e até ganhou uma série própria na Netflix.
Outro ponto de parada obrigatório é o Neue Burg, o maior prédio do complexo onde estão localizados espaços como:
- A Biblioteca Nacional;
- O Museu de Éfeso;
- O Weltmuseum, voltado para a história da arte;
- A Casa da História Austríaca.
Dentro do Hofburg você também vai encontrar o Museu do Tesouro Imperial, cujo acervo é composto por joias da coroa, relíquias religiosas e itens colecionados pelos Habsburgos, a família imperial que controlava o país.
Outra sugestão de o que fazer em Viena em dias chuvosos é visitar o Museu de Artes Aplicadas (MAK), que está situado em um edifício imponente com estilo neorenascentista. O MAK conta com uma coleção extensa de móveis, porcelanas e pratarias datadas de diferentes épocas e lugares.
Além de explorar museus incríveis, aproveite os dias de chuva para conhecer as cafeterias e restaurantes em Viena que combinam alta gastronomia com design impecável.
O que fazer em Viena à noite

Uma excelente sugestão para quem procura o que fazer em Viena à noite e gosta de música é visitar e assistir a um espetáculo na Ópera de Viena, localizada em um prédio com arquitetura renascentista, datado de 1869, onde já se apresentaram grandes nomes da música, como Richard Strauss.
A Ópera de Viena sempre tem uma programação extensa e interessante, com peças de compositores consagrados. Por isso, vale a pena conferir quais shows estarão em cartaz na época da sua visita e garantir o seu ingresso para conhecer esse lugar incrível.
Outro excelente passeio para se fazer após o pôr do sol é andar na Roda Gigante de Viena para observar a capital austríaca toda iluminada de um ponto privilegiado.
Além disso, você pode explorar a vida noturna de Viena e conhecer os bares, restaurantes e baladas da cidade.
O que fazer em Viena gastando pouco ou de graça

Também é possível encontrar opções de o que fazer em Viena gastando pouco. Um passeio desse tipo que certamente vai agradar quem gosta de arquitetura e de conhecer construções históricas é uma visita à Catedral de São Estevão, cuja entrada na nave principal é gratuita.
A Catedral de São Estevão tem um estilo gótico marcante e uma arquitetura suntuosa que impressiona tanto do lado de fora quanto de dentro. A nave com pé direito alto é cheia de imagens pintadas e esculpidas nas suas paredes, além de grandes vitrais e luminárias.
Nessa igreja estão as catacumbas de vários dos membros da família Habsburgo. Contudo, o acesso a esse espaço só pode ser feito com um guia local. Outras opções para quem quer passear pela capital austríaca gastando pouco são:
- Andar pelos jardins dos palácios Schönbrunn e Belvedere;
- Contemplar a arquitetura da parte externa da Prefeitura de Viena;
- Caminhar pelos bairros históricos e admirar as construções centenárias.
Viena com crianças: o que fazer com os pequenos

Se você vai fazer uma viagem em família, precisa saber o que fazer em Viena com crianças. Caso os seus filhos ainda sejam pequenos, considere levá-los para passear nos jardins de Belvedere ou de Schönbrunn.
Na parte externa de Schönbrunn há um labirinto, no qual você pode se divertir ao lado dos seus filhos enquanto procuram a saída, e um zoológico, que é o mais antigo em operação do mundo.
Já algumas opções que podem agradar crianças de várias idades são:
- Parque de diversões Wurstelprater, que além dos brinquedos conta com um passeio de trem turístico;
- Museu Mamuz Schools Asparn/Zaya, cuja principal atração são as réplicas de aldeias pré-históricas;
- Haus der Musik: um espaço dedicado à música que tem um laboratório no qual os visitantes podem explorar as ondas sonoras e até brincar de ser maestro.
Experiências imperdíveis: o que fazer em Viena ao menos uma vez

Quem procura dicas de o que fazer em Viena precisa saber que o destino conta com diversas experiências imperdíveis que precisam ser vivenciadas ao menos uma vez pelos visitantes. Entre elas está a visita ao Palácio Belvedere, um dos museus públicos mais antigos da Europa.
O Palácio de Belvedere é composto por duas estruturas, que estão ligadas por um belo jardim, e é conhecido por ter um enorme espelho d’água na frente da entrada que reflete toda a fachada do edifício. Hoje, além de ser um marco da arquitetura barroca, Belvedere ainda abriga obras de artistas renomados, como Klimt e Rodin.
Outro lugar que você precisa conhecer é o Palácio de Schönbrunn, construído para servir de residência de verão para os Habsburgos. O prédio de estilo barroco é hoje considerado um Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Esse complexo tem mais de 1400 quartos, dos quais 45 estão abertos à visitação.
No interior do Palácio Schönbrunn você verá ambientes com estilo rococó marcante, objetos decorativos oriundos da Índia e da Pérsia, além de um majestoso hall de espelhos onde Mozart se apresentou.
Já uma experiência imperdível que combina passado e presente é uma visita ao Naschmarkt, um mercado de rua situado em uma região cheia de prédios no estilo Art Nouveau, que funciona desde o século XVI. Esse mercado conta com cerca de 120 barracas e tem opções gastronômicas de várias partes do mundo.
Viena além dos clássicos: experiências contemporâneas de design e cultura

Se você está em busca de alternativas de o que fazer em Viena além das experiências tradicionais, conheça agora algumas atrações que trazem o melhor do design contemporâneo.
Para iniciar, conheça o Museu de Arte Moderna (mumok), inaugurado em 2001. Seu edifício tem uma arquitetura minimalista que contrasta com as demais construções da vizinhança. O revestimento da fachada foi feito com pedra vulcânica, o que deixou o design do prédio com um aspecto muito moderno.
As exibições do mumok são focadas em arte moderna e contemporânea, contendo obras de artistas como Andy Warhol, Pablo Picasso, Yoko Ono e Claes Oldenburg.
Um dos principais marcos da arquitetura contemporânea de Viena é a DC Tower, projetada pelo arquiteto francês Dominique Perrault e inaugurada em 2014. O edifício tem 60 andares e 259 metros de altura, sendo o mais alto da cidade. A fachada é revestida com vidro e apresenta partes que parecem ter sido cortadas, o que a deixa com um design diferenciado.
Quando ir e como se planejar para aproveitar Viena em qualquer situação
A melhor época para ir à capital da Áustria vai variar de acordo com os tipos de passeios que você deseja realizar. Quem quer explorar a arquitetura e a cultura da cidade, pode preferir viajar na primavera e no outono quando o clima está ameno e mais propício a longas caminhadas.
Já quem deseja ver neve e aproveitar os mercados de Natal, deve viajar no inverno. Contudo, se o seu objetivo é aproveitar as atividades ao ar livre, considere viajar no verão ou na primavera.
Para conseguir ir ao maior número de passeios, adquira o Vienna Pass, que concede descontos nas entradas de alguns museus e cafés.
Agora que você já sabe o que fazer em Viena, precisa saber onde se hospedar. Então, aproveite para conferir nossos artigos sobre o Hotel Motto e o Daniel Hotel, dois estabelecimentos luxuosos e com design impecável.
Leia mais
- Melhor bairro para ficar em Viena: conheça o que cada um oferece
- The Cômodo: refúgio e hotel design nos Alpes Austríacos
- Die Sellerie e o genuino design austríaco
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.






