Destinos

Os 8 melhores restaurantes em Tokyo: guia gastronômico

Avalie esta matéria

A capital japonesa é a cidade com mais restaurantes laureados pelo Guia Michelin do mundo, fazendo com que esse seja um dos principais destinos gastronômicos do planeta. Portanto, se você aprecia a alta gastronomia, precisa conhecer os melhores restaurantes em Tokyo. 

Além de restaurantes famosos pelos seus pratos impecáveis e deliciosos, em Tokyo você também vai encontrar estabelecimentos que combinam culinária, arte e tecnologia, deixando a experiência dos visitantes ainda mais imersiva. Sendo assim, continue a leitura para conferir a nossa seleção de restaurantes nessa cidade. 

Por que estes são os melhores restaurantes em Tokyo?

Prat do Restaurante Sazenka I Foto: Restaurante Sazenka (reprodução)

Para criar essa lista com os oito melhores restaurantes em Tokyo, priorizamos estabelecimentos que unem alta gastronomia, com ambientes sofisticados e design excepcional, para que você possa ter uma vivência memorável, que vai muito além do paladar.

Além disso, como o Japão é conhecido por ser um polo de inovações tecnológicas, selecionamos também alguns lugares que unem boa cozinha com tecnologia, ideais para quem busca vivências diferentes e imersivas.

Também buscamos escolher restaurantes que vão além da culinária japonesa tradicional e trazem influências de outras tradições gastronômicas, para que você possa experimentar pratos que unem o melhor da gastronomia de diferentes países. 

Restaurantes de alta gastronomia com conceito artístico

Para iniciar a nossa lista de melhores restaurantes em Tokyo, escolhemos estabelecimentos sofisticados e agraciados com estrelas Michelin, que unem boa cozinha com ambientes requintados.

Nessa seleção você vai encontrar locais que trazem a união das cozinhas japonesa e francesa, estabelecimentos que combinam as técnicas chinesas com a alma do Japão e também casas que trazem o melhor da culinária plant-based. Saiba agora quais são os melhores restaurantes em Tokyo que oferecem experiências luxuosas. 

Takazawa – Inovação Francesa-Japonesa

Espaço de jantar Takazawa I Foto: Restaurante Takazawa (reprodução)

O Takazawa é o lugar ideal para quem procura uma experiência gastronômica privativa. O local tem apenas 10 lugares, por isso, é necessário reservar uma mesa com antecedência para experimentar os pratos deste estabelecimento, que já figurou na lista The World’s 50 Best, um ranking dos melhores restaurantes do mundo. 

A casa é comandada pelo chef Yoshiaki Takazawa, que também é o dono do lugar. O menu é composto por pratos com influências das culinárias francesa e japonesa, e o preparo das refeições é feito com base na gastronomia molecular.

O ambiente do Takazawa é bastante intimista e elegante. A cozinha é aberta, o que permite aos visitantes visualizarem o preparo dos pratos enquanto aguardam seus pedidos. 

Onde fica: Akasaka, nº 3 – Minato.
Site: www.takazawa-y.co.jp 
Faixa de preço: $$$  

Sazenka – Fusão China-Japonesa Contemporânea

Espaço de jantar do Restaurante Sazenka I Foto: Restaurante Sazenka (reprodução)

Outro restaurante que já figurou na lista The World’s 50 Best é o Sazenka, que ainda conta com três estrelas Michelin. Portanto, se você procura um restaurante de Tokyo de alta gastronomia  e com qualidade inquestionável, esse é o lugar certo para você.

O Sazenka fica em um bairro residencial e está situado em uma antiga casa que já serviu de residência para embaixadores. O espaço foi completamente reformado pelo escritório de arquitetura Crow, que o transformou em um estabelecimento sofisticado, sóbrio e com uma decoração que traz vários elementos da cultura chinesa.

A inclusão de artigos da China não foi por acaso. A proposta do Sazenka é justamente combinar as técnicas da culinária chinesa com os aspectos espirituais do Japão. 

Essa miscelânea deu origem à criação de pratos típicos da China, como o rolinho primavera, recheados com ingredientes sazonais japoneses, conferindo uma nova dimensão sensorial para os pratos.

Onde fica: Minami Azabu, nº 4 – Minato.
Site: sazenka.com
Faixa de preço: $$$ 

Florilège no Azabudai Hills –  Poesia Gastronômica Japonesa

Entrada do restaurante Florilège I Foto: Restaurante Florilège (reprodução)

Quem é adepto de uma alimentação livre de ingredientes de origem animal vai amar conhecer o Florilège, um restaurante de Tokyo focado em alimentos plant based. O local tem duas estrelas Michelin e sua proposta é reinventar a forma como comemos legumes comuns. 

Além de inovar nos ingredientes e na forma de preparo dos pratos, o Florilège também convida os clientes a desfrutarem dessa experiência gastronômica de uma maneira diferente, em uma mesa de 13 metros, na qual pessoas que não se conhecem saboreiam pratos sofisticados lado a lado.

Onde fica: 2F Garden Plaza D Azabudai Hills, 5-10-7, Toranomon, Minato-ku.
Site: www.aoyama-florilege.jp/en/
Faixa de preço: $$$ 

Experiências gastronômicas imersivas com alta tecnologia

Alguns dos melhores restaurantes em Tokyo unem alta gastronomia e tecnologia, oferecendo, assim, uma experiência sem igual no mundo. Saiba agora quais são esses estabelecimentos.

MoonFlower Sagaya Ginza – Art by teamLab

Espaço de jantar do MoonFlower I Foto: Restaurante MoonFlower (reprodução)

Se além de uma excelente refeição você também busca uma experiência visual única, conheça o MoonFlower Sagaya, um restaurante de Tokyo idealizado pelo teamLab, um grupo de artistas que acreditam na união entre arte, ciência e tecnologia. Esse coletivo também está por trás de dois museus imersivos na capital japonesa. 

O MoonFlower é um restaurante pequeno, com apenas oito lugares, e todos os clientes comem na mesma mesa. O ambiente tem uma instalação permanente de arte digital desenvolvida pelos artistas do teamLab, baseada no tema “Mundos Desencadeados e Conectados”.

Nas paredes e nas mesas você verá projeções de flores, plantas e florestas. As imagens mudam a cada estação. As louças usadas nas refeições são feitas exclusivamente para esse restaurante e apresentam desenhos intrincados, que também mudam de acordo com a estação do ano.

Os ingredientes usados no preparo são sazonais e locais, e entre os pratos se destaca o bife de Wagyu Saga. Esse estabelecimento certamente vai agradar bastante quem ama arte, tecnologia e alta gastronomia. 

Onde fica: Puzzle Ginza, 6º andar.2-5-19 Ginza – Chuo-ku.
Site: moonflower-sagaya.com/en/ 
Faixa de preço: $$$ 

TREE by NAKED Yoyogi Park – Natureza e Projeções

Pratos do TREE by NAKED I Foto: TREE by NAKED (reprodução)

O TREE by NAKED é outro restaurante de Tokyo que une arte, tecnologia e gastronomia. O local oferece uma experiência imersiva para os visitantes, que podem apreciar projeções artísticas nas paredes, nas mesas e ainda utilizar um óculos de realidade virtual para entrar dentro das obras de arte.

No TREE by NAKED você poderá participar de um jantar temático, cujo tema é “Caleidoscópio da Vida”. A experiência, limitada a 8 convidados, consiste em sete pratos e uma sobremesa, elaborados seguindo a lógica dos quatro elementos naturais: terra, fogo, água e ar.

A vivência imersiva começa logo na entrada do restaurante, quando a pessoa é convidada a experimentar o drink de boas-vindas e a admirar as instalações artísticas. Se você ama experiências imersivas, precisa conhecer esse lugar. 

Onde fica: yoyogi park 1-10-2, Tomigaya – Shibuya-ku.
Site:tree.naked.works/yoyogi
Faixa de preço: $$$ 

Experiências autênticas e culturais

O objetivo da sua viagem ao Japão é viver experiências locais autênticas? Então, confira a seguir dois restaurantes em Tokyo que podem lhe proporcionar uma vivência japonesa típica. 

Nikunotoriko – Templo da carne japonesa

Segundo andar do Nikunotoriko que simula uma floresta I Foto: Restaurante Nikunotoriko (reprodução)

Você vai encontrar vários restaurantes especializados em carne na capital do Japão, contudo, nenhum deles é igual ao Nikunotoriko, que utilizou a arquitetura e o design para criar um ambiente nada convencional, imersivo e que mexe com todos os sentidos.

O Nikunotoriko tem dois andares. O primeiro se assemelha a uma caverna. As paredes apresentam uma textura em estuque e tem uma  superfície irregular e áspera. A mesa para 20 pessoas, tem um aspecto rústico e dá a impressão que o vidro que a compõem se mesclou com uma fumaça permanente.

Já o segundo andar transmite os visitantes para o ambiente da selva. O piso é irregular, as paredes são revestidas com plantas e há tubos de aço imitando árvores por toda a parte. Quem gosta de explorar as possibilidades do design precisa visitar esse lugar. 

Onde fica: Roppongi, nº 4 – Minato. 
Site: www.nikunotoriko.com
Faixa de preço: $$$ 

Ukai Toriyama – Experiência rural no coração de tóquio

Uma das salas de jantar do Ukai Toriyama I Foto: Ukai Toriyama (reprodução)

O Ukai Toriyama é o lugar ideal para quem deseja viver uma autêntica experiência japonesa. Localizado em uma ampla área verde e seguindo um estilo tradicional da arquitetura japonesa, o Sukiya-zukuri, esse estabelecimento é perfeito para quem quer relaxar em meio à metrópole. 

As refeições são servidas em salas individuais, algumas delas têm um estilo típico das casas do Japão, com mesas baixas e assentos compostos apenas por almofadas. Contudo, se você não se sentir confortável em comer dessa forma, saiba que o espaço também conta com salas de jantar com mesas mais altas e cadeiras. 

Além de desfrutar dos pratos típicos da mesma forma que um japonês, você também pode fazer um tour pelo jardim e observar as mais variadas espécies de plantas existentes nesse local. 

Onde fica: Minamiasakawamachi, 3426 – Hachioji.

Site: www.ukai.co.jp/english/toriyama 
Faixa de preço: $$$ 

Gastronomia internacional de luxo

Se você não abre mão do luxo e do requinte, e ainda ama a culinária italiana, conheça um restaurante que traz um pedaço da Itália para a capital japonesa.

Gucci Osteria de Massimo Bottura – Luxo italiano em Tokyo

Área externa do Gucci Osteria de Massimo Bottura I Foto: Gucci Osteria de Massimo Bottura (reprodução)

O Gucci Osteria de Massimo Bottura combina a experiência no mercado de luxo da marca de moda italiana com a expertise gastronômica do chef laureado com três estrelas Michelin, Massimo Bottura.

Nesse restaurante você vai se sentir como se estivesse na Itália no século XVI. A decoração dos ambientes é inspirada no período renascentista, por isso, os espaços contam com muitos móveis e objetos decorativos com design vintage.

O restaurante conta com 48 lugares no salão principal e mais 12 no terraço. O menu traz alguns pratos típicos da culinária italiana, como o rigatoni com ervas e batatas, e também criações que mesclam receitas típicas da Itália com ingredientes japoneses, como a tagliata de wagyu. Esse estabelecimento é ideal para quem preza por luxo e alta gastronomia.

Onde fica: Ginza, 6-6-12 – Chuo-ku. 
Site:www.gucciosteria.com/en/tokyo
Faixa de preço: $$$ 

Como escolher o restaurante ideal em Tóquio para você?

O primeiro passo para escolher o restaurante em Tokyo ideal é procurar estabelecimentos especializados no tipo de cozinha que você mais aprecia. Por exemplo, quem gosta da culinária chinesa vai gostar de conhecer o Sazenka, já aqueles que preferem a gastronomia italiana podem optar pelo Gucci Osteria.

Contudo, se o seu objetivo é experimentar o melhor da culinária japonesa, reserve uma mesa para jantar no Takazawa ou no Ukai Toriyama.

Outro ponto que você deve levar em consideração é o ambiente. Se você preza por espaços mais intimistas, considere escolher um lugar como Takazawa e o Sazenka. Já se você quiser ter uma vivência japonesa autêntica, aposte no Ukai Toriyama.

No entanto, se o seu objetivo é conhecer o lado tecnológico do Japão, reserve um dia para ir no MoonFlower ou no TREE by NAKED.

Agora que você já sabe quais são os melhores restaurantes em Tokyo, escolha os estabelecimentos que mais chamaram a sua atenção para visitar na sua próxima viagem à capital japonesa. Para mais dicas de restaurantes e destinos, continue no site da Dona Arquiteta e nos siga no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades.

Leia mais

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Carolina Martins

Carolina Martins é jornalista apaixonada por livros, cultura, viagens e gastronomia. Adora conhecer pessoas e visitar lugares históricos. Ama escrever e se dedica a esse ofício com paixão.

Postagens recentes

San Sebastián na Espanha: destino pouco conhecido e exclusivo

San Sebastián, na Espanha, é o lugar perfeito para quem busca experiências exclusivas e dignas…

2 dias atrás

Art Paris 2026: um guia sobre um dos maiores eventos de arte da Europa

A Art Paris é uma das principais feiras de arte moderna e contemporânea da Europa.…

4 dias atrás

Hotéis em Genebra: design, história e experiência

O que vem à sua mente ao pensar em Genebra? Suponho que apareçam pelo menos…

1 semana atrás

Livro sobre decoração: dicas para programar suas leituras de 2026

Janeiro chegou e com ele aquele ritual que você conhece bem: pegar papel e caneta…

2 semanas atrás

Confira os principais eventos de Design no Brasil em 2026

Se você é arquiteto ou designer, precisa conhecer os eventos de design no Brasil em…

2 semanas atrás

Cidades da Sicília: um roteiro pela maior ilha da Itália

As cidades da Sicília, a maior ilha da Itália, contam grandes histórias. Gregos, romanos, árabes,…

2 semanas atrás