Não há dúvidas de que Madrid é um destino clássico Europeu graças ao turismo cultural, que atrai milhares de visitantes para suas dezenas de galerias e museus. De de mãos dadas com a com arte, a gastronomia conquista fácil quem chega. A capital espanhola também se destaca em quase todo tipo de empreendimento do tipo: dos restaurantes modernos de Madrid aos seus bares mais tradicionais.
Foi pensando nisso que preparamos uma uma curadoria com os melhores restaurantes da cidade e muitas dicas de como aproveitar os sabores da cidade:
Sabia que Madrid abriga o restaurante mais antigo do mundo?
O Sobrino de Botín, fundado em 1725, conquistou seu Guinness World Records e também o coração de Ernest Hemingway, conhecido escritor americano que viveu muitos anos na Europa no fim da belle époque. O restaurante ganhou até mesmo participação especial em “O Sol Também se Levanta”, onde o personagem Jake Barkes o define como um dos melhores do mundo por seu cochinillo assado (leitão) e pelo Rioja Alta.
É um restaurante com interiores simples e que, apesar da comida ser incrível, é um dos mais turísticos também (vive lotado). Não está na nossa seleção dos melhores da cidade, mas pode valer a pena se você está buscando lugares históricos para almoçar.
O Sobrino de Botín fica na Calle de Cuchilleros, no formoso bairro de La Latina (bem perto da Plaza Mayor). Nossa dica aqui é fazer uma reserva pelo site oficial e tentar uma mesa no subsolo (o andar mais antigo do restaurante).
Disrupção e inovação! Se você curte comer bem, mas também se importa com o “de onde vem”, o primeiro restaurante da nossa curadoria não pode ficar de fora de seu roteiro. O “MO de Movimiento” une a experiência de ajudar o planeta e a alta gastronomia.
Um dos restaurantes em Madrid mais falados do momento, ocupa o antigo Teatro Espronceda e sua restauração teve como propósito focar no essnecial, ainda que contando a própria história através do ambiente.
O projeto arquitetônico reuniu engenheiros da construtora Zimenta, vários designers e curadores especializados em sustentabilidade. O mobiliário, por exemplo, foi construído com material de demolição da própria obra pelo designer premiado Lucas Muñoz.
A culinária é totalmente artesanal: ingredientes orgânicos, farinha moída no pilão e fermentação lenta. O “MO de Movimiento”, se propôs (e cumpre) a gerar impacto real na comunidade: além de recuperar materiais e locais e honrar tecnologias tradicionais com mão de obra local.
Onde fica: rua, número — bairro ou distrito
Site: www.modemovimiento.com
Faixa de preço: $$$.
Acessibilidade:
Alta gastronomia, arte e música: essa é a vibe do Nubel, um dos melhores restaurantes em Madrid. Dentro do Museu Reina Sofía, é aquele tipo de lugar que você entra depois de ver uma exposição e acaba ficando mais do que planejou.
A cozinha do Nubel é jovem, mas conversa com a tradição culinária espanhola. Sem grandes invenções, incorpora novas técnicas à ingredientes clássicos. O prato chega à mesa colorido e rico em sabores. Esse colorido não fica só no prato: no design de interiores, pensado por More-co, tudo gira em torno de um círculo central, quente e vermelho, criando o espaço mais intimista do NuBel.
Além da área principal do restaurante e dessa sala de estar, há também o terraço que oferece vista para escultura “La Pincelada” de Roy Lichtenstein. Além disso, no NuBel sempre estão rolando apresentações de música — todas preparadas pela direção criativa do restaurante.
Onde fica: C. de Argumosa, 43, Centro, 28012.
Site: www.nubel.es/
Faixa de preço: $$$
Acessibilidade: É acessível a cadeirantes.
O Lobito de Mar é um pedaço de mar na região metropolitana. No bairro de Salamanca e sob o comando do chef Dani Garcia, o restaurante oferece dois ambientes: bar e o salão.
No bar, a atmosfera é mais descontraída e informal. É para aproveitar os espetinhos de peixe grelhado, as tradicionais tapas e os drinks refrescantes da casa. Já no salão, a experiência é mais refinada, com menus autorais baseados nas memórias e inspirações do chef Garcia.
O destaque, claro, são os frutos do mar. Mesmo longe do litoral, o sabor marinho é intenso e reforçado pela decoração: móveis de madeira clara, areia e muito azul e branco. Cada parte do restaurante tem seu charme e sofisticação.
Onde fica: C. de Jorge Juan, 10, Salamanca, 28001.
Site: www.grupodanigarcia.com/lobito-de-mar/madrid/
Faixa de preço: $$$$
Acessibilidade: É acessível a cadeirantes.
O La Primera é, sem dúvida, um dos melhores restaurantes em Madrid. Localizado em um imóvel tombado, o Edifício Grassy (que, inclusive, sediou outros restaurantes de renome), é um exemplo de como o design pode harmonizar história e contemporaneidade.
O projeto arquitetônico, que ficou por conta do escritório Sandra Tarruella Interioristas, respeita a estrutura e detalhes específicos da construção original (como as molduras de madeira das janelas ou o piso de pedra natural), sem deixar abandonar seu conceito central. O La primera oferece uma experiência elegante, ainda que descontraída, que se adapta desde o café da manhã até os coquetéis noturnos.
O bar central representa bem o conceito: o espaço utiliza materiais como couro, madeira e pedras, com ambientes que se conectam com transições suaves.
O La Primera serve pratos tradicionais espanhóis feitos com ingredientes de alta qualidade. A apresentação impecável é um dos pontos mais elogiados aqui. Alguns dos mais famosos são: a ensaladilla, os buñuelos crocantes e as croquetas cremosas. O menu também oferece opções para vegetarianos e celíacos.
Onde fica: Gran Vía, 1, Centro, 28013.
Site: www.restaurantelaprimera.com/
Faixa de preço: $$$
Acessibilidade: É acessível a cadeirantes.
Comida tradicional e em uma ambientação que conta histórias, essa é a Taberna Antonio Sánchez. Ela é reconhecida como uma das mais antigas da cidade e foi inaugurada em 1787. E o estabelecimento é bem sucedido em manter viva a tradição gastronômica e cultural madrilenha ao longo desses séculos.
A decoração tradicional, rústica, reflete essa herança. Tudo lá é autêntico: as paredes exibem elementos da tauromaquia (toureiros), como fotografias e uma impressionante cabeça de cavalo embalsamada de presença questionável — ainda que seu valor histórico não seja.
A especialidade da casa é o rabo de toro, parte da gastronomia local. Além disso, a Taberna Antonio Sánchez oferece outros pratos tradicionais como as cazuelitas de cocido madrileño (um cozido tradicional semelhante ao português) e os callos a la madrileña, pratos que refletem a culinária de Madrid. A taberna também serve as famosas, e muito procuradas, tapas.
A Taberna Antonio Sánchez é um marco histórico vivo da cidade que une locais e turistas.
Onde fica: C. del Mesón de Paredes, 13, Centro, 28012.
Site: www.instagram.com/taberna.antonio.sanchez
Faixa de preço: $$$
Acessibilidade: Toda unidade está localizada no térreo, então há alguma acessibilidade.
O El Olivar Caluana é um restaurante dentro de uma igreja de Madrid. Se você não conseguiu imaginar, te conto: bar e salões abaixo de uma abóbada barroca.
Nos sabores A proposta italo-castiza do El Olivar Caluana entrega pratos criativos que fundem as heranças culturais italianas e espanholas com inovação. Alguns dos pratos mais pedidos são a crocchetta di patate, além de pastas marcantes, como a lasanha de rabo de toro e o ravioli de calabaza. A carta de vinhos também é elogiada e contempla rótulos espanhóis e italianos. A coquetelaria é de autor, assinada pelo bartender Daniel Álvarez e inspirada na música.
O Caluana oferece vários ambientes. O El Olivar é o salão de coquetelaria no andar inferior, com paredes históricas e móveis modernos. Mas ainda há o Invernadero e o salão central, a Capilla, cada qual com sua própria atmosfera.
Onde fica: Calle de la Bolsa, 12, Centro, 28012.
Site: www.caluana.com/
Faixa de preço: $$
Esse é um dos melhores restaurantes em Madrid para quem ama queijos artesanais. O La Carbonera Bar de Quesos oferece, além dos queijos espanhóis, uma curadoria refinada de vinhos locais. Quanto à decoração, La Carbonera é um ambiente que sugere um wine bar clássico que convida para a confraternização, refinado e intimista.
O estabelecimento foi fundado por Marcelo Álvarez Borderre, um especialista apaixonado e responsável pela curadoria semanal. A cozinha, assim como a assinatura dos pratos, é da Marité Madrid Baeza. A chef chilena criou um menu que integra queijos artesanais a pratos frios, pratos quentes e sobremesas, todos elaborados para realçar a qualidade deles.
Onde fica: C. de Bernardo López García, 11, Centro, 28015.
Site: www.lacarboneramadrid.com
Faixa de preço: $$
Está em Madrid e está procurando um restaurante tranquilo para deixar para trás o ruído da cidade por algumas horas? O La Terraza del Santo Domingo (agora chamado de Inhala Terraza) fica num terraço com vista panorâmica à Plaza de Santo Domingo.
Situado na cobertura do Inhala Hotel Garden, o restaurante fica literalmente num cubo de vidro, climatizado, que permite aproveitar a luz do dia ou o céu estrelado independente da temperatura.
O ambiente é distribuído em três zonas principais:
Todo conceito gira em torno do hedonismo urbano. Especializado em comida tradicional espanhola, a proposta gastronômica prioriza a sustentabilidade e uma abordagem consciente na alimentação. É a opção ideal para quem quer fazer uma pausa do caos da metrópole, sem sair de Madrid.
Onde fica: C. de San Bernardo, 1, 7ª Planta, Centro, 28013.
Site: www.inhalaterraza.com/
Faixa de preço: $$$$
Acessibilidade: Oferece instalações para pessoas com mobilidade reduzida.
Localizado dentro do hotel Casa de Las Artes, em pleno Barrio de las Letras, coração literário da cidade, está o Maché. O cardápio deste restaurante em Madrid propõe uma fusão entre a tradição espanhola e influências internacionais. Sob o comando do chef José Luís Costa, que foge do tom “museu gastronômico”, serve alta gastronomia em pratos refinados e arrojados.
Agora, o que vai te interessar especialmente: o espaço. O Maché ocupa um edifício histórico que já foi sede da Associação Geral de Ferroviários da Espanha. O projeto de design do hotel, que foi pensado pelos arquitetos Álvaro e Adriana Sans, junto à programação de música ao vivo, transforma toda a experiência gastronômica.
Além das opções mediterrâneas, o Maché serve brunches especiais, burgers, pão tipo brioche e outros. O bar oferece coquetéis de autor, como o Maumejean (limoncello, vodca, gengibre, clara de ovo), Rosalía (Martini Dry, licor de flor de sabugueiro, champanhe) e Un, Deux, Trois (whisky de centeio, campari, tangerina).
Onde fica: C. de Atocha, 83, Centro, 28012.
Site: www.melia.com
Faixa de preço: $$$$
Acessibilidade: Oferece instalações para pessoas com mobilidade reduzida.
Sofisticado e sereno, o Amós fica localizado no luxuoso hotel Rosewood Villa. Comandado pelo chef premiado Jesús Sánchez, o restaurante faz uma gastronomia fortemente inspirada nos sabores do norte da Espanha (especialmente na tradição cantábrica, costa norte do país). Os pratos, que destacam ingredientes locais, são preparados pelo chef com as técnicas culinárias mais atualizadas.
O cardápio do Amós atende àqueles que buscam os melhores restaurantes de tapas em Madrid: além de entradas como patê de mexilhões e omelete especial da casa, serve também tapas exclusivas e assinadas pelo chef que agradam aos paladares mais sofisticados. A carta de vinhos, elaborada por um sommelier, combina com diversos tipos de pratos.
O foco do Amós certamente são os excelentes pratos de Sánchez, porém, não há como deixar de destacar a sobriedade, aconchego e elegância atemporal do projeto de interiores de Alejandra Pombo.
Onde fica: C. de José Ortega y Gasset, 2, Salamanca, 28006.
Site: www.rosewoodhotels.com
Faixa de preço: $$$$
Acessibilidade: Oferece instalações para pessoas com mobilidade reduzida.
Leia também:
Um representante da culinária asturiana em Madrid, o La Guisandera de Piñera foi fundado pela família Marrón em memória de Marcelina Fuertes de Piñera, grande cozinheira e matriarca.
A homenagem atualiza receitas clássicas da região da Astúria, sem deixar para trás sua essência original. Tradução e modernidade se entrelaçam em pratos leves e sofisticados. Destaque para os guisados com arroz com pitu de caleya (aves criadas soltas), cebolas recheadas com atum, além de uma seleção de outros pratos com frutos-do-mar.
O design de interiores do ambiente combina com a tradição dos pratos: madeiras e vegetações ornamentais remetem à decoração rural asturiana. O ambiente está dividido entre a área do bar, o salão principal, dois salões privados e um terraço.
Onde fica: C. de Rosário Pino, 12, Tetuán, 28020.
Site: www.laguisanderadepineda.com
Faixa de preço: $$$$
Acessibilidade: Oferece instalações para pessoas com mobilidade reduzida.
Quando estamos em um outro país, é comum surgirem dúvidas sobre questões práticas como horários e costumes locais. Como sei que Madrid , e a Espanha como um geral, é um desses destinos onde os costumes não ficam tão claros, separei algumas dicas práticas para você:
Deixo abaixo algumas perguntas mais comuns e respostas também:
Um jantar em um restaurante de bom nível custa entre €40 e €70 por pessoa. Em locais premiados ou mais sofisticados, o valor pode ultrapassar €100.
As gorjetas não são obrigatórias, mas é comum deixar 5% a 10% do valor da conta se o atendimento for bom.
O Sobrino de Botín, fundado em 1725, é o restaurante mais antigo da cidade e também o mais antigo do mundo, segundo o Guinness.
Os mais mensionados são a Taberna Pompeyana, o Bar La Amistad e a Casa Pepe.
Já imaginou sua viagem para Madrid? Você acabou de descobrir os 8 melhores restaurantes da cidade, mas a experiência madrilenha vai muito além de sua gastronomia excepcional. É arte no Museu do Prado, é flamenco para se apaixonar, é história em cada praça, é design exemplar nos hotéis boutique da região, e várias outras coisas.
Por isso, não cometa o erro de chegar em Madrid sem um plano de viagem
Para te ajudar nessa, preparamos um roteiro de 5 dias na cidade que integra:
O melhor de tudo? É gratuito. Para ler, é só clicar aqui embaixo.
[ EXPLORAR ROTEIRO COMPLETO DE MADRID ]
Há também vários outros posts sobre a capital espanhola, recomendados abaixo. Não deixe de acompanhar a Dona Arquiteta, para conhecer destinos incríveis pela Europa e pelo mundo.
Leia mais:
Neste post vamos tirar todas as suas dúvidas quanto a dirigir nos Estado Unidos: que…
Einstein não escolheu Berna por acaso para desenvolver a Teoria da Relatividade. A capital da…
St. Moritz é um dos destinos mais exclusivos e luxuosos da Europa. Localizado nos Alpes…
Decidir onde passar as núpcias é quase tão crucial quanto organizar a cerimônia. Para quem…
Se você é um praticante do ecoturismo e gosta de se hospedar em hotéis que…
A capital chilena costuma aparecer nos guias de viagem como uma opção de turismo diversificado.…