La Casa de La Arquitectura, um novo museu em Madrid
Espanha | Madri

La Casa de La Arquitectura, um novo museu em Madrid

Escrito por Carolina Martins | Atualizado em:
Avalie esta matéria

La Casa de La Arquitectura — Museu em Madrid

Endereço: Paseo de la Castellana, 67. — Madrid, Espanha
Perfil do instagram: @casadelaarquitectura
Horários: de terça a sábado das 11h às 20h e domingos e feriados das 11h às 15h.

A arquitetura é capaz de contar a história de um povo, manifestando suas crenças e costumes, e impactar a população de forma positiva, criando espaços mais agradáveis e belos. Por causa da importância das obras arquitetônicas, um novo museu em Madrid chegou para celebrar a arquitetura.

O museu La Casa de La Arquitectura é um espaço pensado para divulgar a arquitetura espanhola e também para mostrar às pessoas do mundo todo a importância da arquitetura na nossa sociedade.

Além disso, esse museu em Madrid também tem como objetivo ajudar a preservar a arquitetura espanhola, trazendo-a para o centro do debate público. Continue lendo este texto para conhecer melhor La Casa de La Arquitectura, para entender qual é o papel da arquitetura na nossa sociedade e também para conhecer outros museus imperdíveis de Madrid. 

Museu em Madrid

Proposta do museu La Casa de La Arquitectura

área interna do museu em Madrid La Casa de La Arquitectura
La Casa de La Arquitectura I Foto: Filippo Poli (reprodução)

O objetivo do museu La Casa de La Arquitectura é preservar o patrimônio arquitetônico espanhol e promover a divulgação da arquitetura espanhola para o mundo. Além disso, esse local também busca ser um espaço de reflexão e de investigação das inovações arquitetônicas

Outro intuito desse museu em Madrid é promover discussões sobre a relação entre a arquitetura e sustentabilidade, qualidade de vida e acessibilidade. O local vai receber exposições itinerantes, que vão ter como foco principal a importância de se preservar o patrimônio arquitetônico. 

Área interna de La casa de La Arquitectura
La Casa de La Arquitectura I Foto: Filippo Poli (reprodução)

O museu La Casa de La Arquitectura está vinculado ao Ministério de Vivenda e Agenda Urbana da Espanha. Além de abrigar exposições com foco na arquitetura, o local também vai ser palco de outras atividades culturais relacionadas seu estudo.

Esse museu fica na avenida do Paseo La Castellana, que é um dos pontos de entrada para o centro histórico da cidade. Portanto, você já pode imaginar que La Casa de La Arquitectura fica perto de construções importantes de Madrid, como o Museu Nacional de Ciências Naturais e o monumento a Largo Cabarello.

Espaço online

espaço interno do La casa de la arquitectura
La Casa de La Arquitectura I Foto: Filippo Poli (reprodução)

Além da sede física, esse museu em Madrid também vai ter uma presença digital forte. Para isso, serão digitalizados vários documentos relevantes sobre a arquitetura espanhola dos séculos XX e XXI. Também será possível visualizar pela internet os espaços disponíveis para as exposições.

Além disso, o local também pretende criar uma plataforma digital colaborativa na qual arquitetos vão poder trocar experiências e documentar informações relativas aos seus próprios projetos. 

Por dentro do La Casa de La Arquitectura

espaço do la casa de la arquitectura
La Casa de La Arquitectura I Foto: Filippo Poli (reprodução)

A sede do La Casa de La Arquitectura é um espaço amplo e limpo, sendo ideal para receber diferentes exposições e eventos. O objetivo é que o ambiente do dispute visualmente a atenção do visitante com as exposições em cartaz.

A fachada do local é simples e discreta. Já os espaços interiores variam um pouco. Alguns ambientes apresentam um estilo industrial marcante, com paredes com acabamento em concreto e tubulações aparentes.

Já outros espaços apresentam um estilo mais minimalista com cores claras predominando no ambiente e grandes janelas que permitem o maior aproveitamento da luz natural. 

Museu em Madrid

Por que é importante preservar a nossa arquitetura

Parthenon, construção da Grécia Antiga
Parthenon, construção da Grécia Antiga I Foto: Patrick (reprodução)

A arquitetura ajuda a contar a história de um povo. Afinal, cada época apresentou construções e obras arquitetônicas com características antigas. Ao ver uma construção clássica, por exemplo, você já será remetido à Grécia Antiga. Já ao se deparar com o estilo Art déco, você será transportado para a Europa na década de 1920.

Além disso, a arquitetura mostra como as pessoas viviam e como elas usavam os espaços públicos. Prova disso é que graças à preservação de construções antigas, conseguimos perceber como a nossa sociedade evoluiu e passou a usar os espaços públicos e privados de maneira diferente.

Portanto, ao preservar a arquitetura, estamos preservando a nossa própria história e o nosso patrimônio, e mostrando para as frutas gerações o caminho que percorremos para chegar onde estamos hoje. 

Chip de internet na Europa recomendado

Outros museus em Madrid

fachada do Museu Nacional de Arte Reina Sofía
Museu Nacional de Arte Reina Sofía I Foto: Get Your Guide (reprodução)

Além do La Casa de La Arquitectura, existem muitos outros museus em Madrid que merecem ser visitados por quem vai passar uma temporada na cidade, um deles é o Museu Nacional de Arte Reina Sofía, que é um dos museus mais importantes da Espanha.

Esse museu em Madrid reúne importantes obras de arte espanholas, tendo quadros de pintores como Picasso e Joan Miró. Aliás, nesse local se encontra o famoso quadro Guernica de Picasso, uma obra impactante que retrata um bombardeio ocorrido durante a Guerra Civil Espanhola. Garanta agora o seu ingresso.

Outro museu importante dessa cidade é o Museu de História de Madrid, que está localizado em um prédio histórico onde, anteriormente, funcionava um hospício. Esse museu mostra a evolução de Madrid ao longo do tempo por meio de pinturas, fotografias, moedas e outros elementos históricos e decorativos. 

Quando você estiver em Madrid, aproveite para conhecer também o Museu do Prado, que é um dos locais mais visitados da cidade. Esse museu abriga obras de grandes artistas como Caravaggio, Botticelli e Goya.  Garanta o seu ingresso.

PUBLICIDADE

FIM DA PUBLICIDADE

O que fazer em Madrid 

plaza mayor em Madrid
Plaza Mayor em Madrid I Foto: Matt Dany (reprodução)

Além dos incríveis museus em Madrid, essa cidade espanhola ainda conta com outras atrações imperdíveis para os turistas. Uma delas é a visita à Plaza Mayor, que foi construída no século XV, além de construções com uma arquitetura antiga belíssima, esse local ainda conta com muitos bares, restaurantes e cafés, e também é um bom cenário para fotos. 

Outro lugar que merece uma visita é a Catedral de La Almudena, que foi consagrada pelo Papa João Paulo II. Essa é a igreja mais importante da cidade. A construção dela é muito imponente e tem um estilo neoclássico marcante.

A Espanha é uma monarquia, por isso, quando você for nesse país, vale a pena visitar um palácio que é usado pela realeza, como é o caso do Palácio Real localizado em Madrid, que é uma das residências oficiais do rei espanhol.

Gostou de conhecer o museu em Madrid La Casa de La Arquitectura? Então confira o nosso artigo Onde ficar em Madrid, para se hospedar em um hotel luxuoso e aproveitar da melhor maneira possível a sua estadia nessa cidade espanhola. 

Leia mais

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top