Índice desta matéria
Veja nosso roteiro de 3 dias em Dublin pensado para os amantes da história e cultura irlandesa
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.
Se você está planejando visitar a capital irlandesa, é preciso ter em mente que as opções de passeios e restaurantes são diversas e muito tentadoras. Por isso, nossa equipe preparou este post com um roteiro de 3 dias em Dublin para você ter tudo programado assim que chegar na cidade.
Dublin é uma cidade animada, com muitas cores e principalmente, carrega um rico patrimônio cultural, além de ter uma cena gastronômica dinâmica. Não importa se você está passeando pelas suas ruas antigas, repletas de histórias, ou até mesmo em um dos seus famosos pubs, Dublin com certeza irá te proporcionar muitas experiências inesquecíveis.
Dublin, historicamente, é ligada aos Vikings. Eles ajudaram a estruturar a cidade, com a venda de artefatos passaram a tornar Dublin um centro urbano e comercial. Após muitas guerras, a Irlanda conseguiu sua Independência em meados de 1911.
Culinária em Dublin
Um ponto muito importante no planejamento do roteiro é a alimentação. A culinária irlandesa pode ser simples e de fácil adaptação. Em Dublin você encontrará muitos restaurantes com menus sazonais, pois é cultural usar ingredientes frescos e específicos das estações.
Você irá se deparar também com pratos típicos como Irish Stew, um ensopado com carne de cordeiro e legumes, ou o Coddle, um cozido com salsicha, bacon e batata. Planejar bem sua estadia de três dias é essencial para aproveitar ao máximo tudo o que esta encantadora cidade tem a oferecer.
Roteiro de 3 dias em Dublin
Dia 1 do roteiro de viagem para Dublin: História e Patrimônio
Para o nosso primeiro dia do roteiro de 3 dias em Dublin, nada melhor do que separar um tempo para conhecer e visitar o lado histórico da cidade.
Trinity College
Trinity College, traduzido como Colégio da Trindade, em português, é uma universidade em Dublin, que foi fundada pela rainha Isabel I, da Inglaterra, em 1592. O prédio que hoje abriga a universidade já foi um mosteiro agostiniano. O campus da universidade é muito atrativo para os turistas, principalmente por seus edifícios que se alternam entre antigos e modernos. Trinity College é a universidade mais antiga do país e também a que tem o melhor conceito e maior prestígio.
Leia também:
Biblioteca Antiga e Livro de Kells
Além de conhecer a história e a arquitetura da Trinity College, nós recomendamos que você explore a Biblioteca Antiga da universidade. Ela contém em seu acervo o Livro de Kells, um famoso manuscrito medieval, escrito por monges irlandeses, com 680 páginas. O livro é uma obra do cristinianismo celta muito valiosa, tanto que inicialmente foi enterrada para que os Vikings não descobrissem. Apenas em 1653 o Livro de Kells passou a entregar a biblioteca de Trinity College.
The Brazen Head
Depois de uma manhã repleta de história, uma pausa para o almoço é essencial, né?! Nossa dica é que você conheça o The Brazen Head, o pub irlandês mais antigo do país, fundado em 1198. Mas não é só isso, Brazen Head também é o quinto pub mais antigo do mundo. Como tudo em Dublin tem algo histórico, este pub não seria diferente, pois nomes como Brendam Behan e James Joyce já marcaram presença no Brazen.
Castelo de Dublin
À tarde, explore o Castelo de Dublin, que foi construído a mando do Rei João por conta de uma invasão que o país sofreu, em 1204. O Castelo foi criado para servir como uma muralha para proteger o país e hoje é um complexo do governo irlandês. Você pode realizar uma visita guiada pelo castelo, que dura em média 45 minutos, ou pode fazer o passeio sozinho. Se quiser conhecer toda a história do Castelo, nós recomendamos que faça uma visita guiada.
The Chelsea Drugstore
Após um dia de imersão no passado de Dublin, jante no The Chelsea Drugstore, um pub que fica reside em um antigo prédio de farmácia, em 1900. O Chelsea Drugstore, apesar de servir ótimos pratos para você fazer sua refeição, é especialista em coquetéis. São 22 coquetéis diferentes, 20 drinks e 27 rótulos de cervejas internacionais. São muitas opções, né?! Mas uma dica: tome cuidado com o álcool, ainda é o primeiro dia do seu roteiro. Beba muita água e evite abusar dos drinks.
Dia 2 do roteiro de viagem para Dublin: Arte e natureza
Para o segundo dia do nosso roteiro de viagem em Dublin, dedique sua manhã à arte e à natureza.
Museu Nacional da Irlanda
Vamos começar esse dia fazendo uma visita ao Museu Nacional da Irlanda, fundado em 1890. O museu conta com exposições que detalham para os turistas como ocorreu a evolução da civilização irlandesa, você pode descobrir a rica herança cultural e histórica do país.
O museu tem algumas divisões, por exemplo: no primeiro andar você terá contato com a época pré-histórica da Irlanda, então com certeza encontrará objetos que foram feitos com pedra e bronze. No segundo andar você terá contato com a época do Vikings, com objetos que eles usavam e/ou vendiam.
St. Stephen’s Green
Depois de conhecer o museu, você pode fazer uma caminhada relaxante pelo St. Stephen’s Green, um dos parques mais bonitos de Dublin. É um parque bastante eclético, então você verá famílias fazendo almoço, pessoas realizando alguma atividade física, outras apenas lendo um livro e aproveitando a paisagem. É um ótimo lugar para relaxar.
Restaurante Avoca
Para o almoço, experimente o Avoca, conhecido por seus pratos locais e produtos artesanais. O local possui 13 lojas espalhadas pela Irlanda, hoje além de restaurante, também funciona como uma loja de varejo. Então é um bom local para você fazer uma refeição e comprar lembranças de Dublin.
Galeria Nacional da Irlanda
À tarde, você pode conhecer a Galeria Nacional da Irlanda, que também é um dos museus de Dublin, e possui uma vasta coleção que abrange os diferentes períodos históricos da Irlanda. A Galeria também realiza exposições temporárias e eventos culturais, então se quiser, pode reservar sua tarde para assistir a algumas exposições.
Se você está gostando desse post, talvez se interesse por:
Liath
Para terminar o dia, um jantar no Liath é uma ótima opção para quem deseja experimentar sabores diferentes, pois o restaurante possui um menu de degustação sazonal. Esta dica é para quem quer aproveitar o restaurante, pois o recomendável é que você reserve, pelo menos, 3 horas para provar tudo.
Dia 3 do roteiro de viagem para Dublin: Compras e despedidas
Grafton Street
Que tal começar seu último dia com compras na famosa Grafton Street? A Grafton é a rua mais comercial de Dublin, com uma variedade de lojas de moda e boutiques, além de opções para artigos eletrônicos, cafés, etc.
Loja Avoca
Avoca é uma loja perfeita para você comprar algumas lembranças e produtos artesanais irlandeses para amigos e parentes. O legal da loja é que ela tem muitas filiais espalhadas pela Irlanda, então não vai ser difícil encontrar uma Avoca para fazer suas compras. A loja também é muito antiga, sua história começa em 1723 e apesar de ter tantos anos de histórias, Avoca mescla o histórico com o contemporâneo.
Uno Mas
Para o seu último almoço em Dublin, o charmoso Uno Mas, onde você pode experimentar uma fusão de sabores espanhóis e irlandeses é ideal para quem quer se despedir da cidade fazendo uma refeição em um ambiente acolhedor. O menu do restaurante é à la carte, tanto no almoço quanto no jantar.
Temple Bar
O Temple Bar é um dos bairros mais conhecidos de todo o país, muito conhecido por suas lojas de design, galerias de arte e vida noturna vibrante. O bairro conta com os pubs mais antigos de Dublin, então pode aproveitar a tarde em algum pub antes de jantar pode ser uma boa opção.
Rio Liffey
À noite, você pode realizar um passeio pelo rio Liffey e admirar a paisagem urbana, além é claro de ver as pontes históricas da cidade. Uma coisa interessante do Liffey é que ele divide Dublin entre Norte e Sul.
The Winding Stair
A última refeição em Dublin merece ser especial, né?! The Winding Stair tem uma vista para o rio Liffey espetacular, lá você pode desfrutar de pratos deliciosos enquanto aprecia a vista panorâmica da cidade. O restaurante também é um ponto de encontro famoso entre escritores, músicos e artistas.
Dublin em três dias pode oferecer uma experiência muito rica e diversificada, combinando história, cultura, arte e gastronomia. A dica do Dona Arquiteta é que você use este roteiro como base e personalize de acordo com seus interesses.
Você gostou do nosso conteúdo de hoje?
Constantemente temos publicados dicas e informações sobre roteiros e viagens.
São centenas de destinos e dicas para quem tem paixão tanto para conhecer o mundo, quanto para conhecer os melhores designs. Você pode conferir todos os nossos conteúdos aqui no Blog e acompanhar as novidades pelas nossas redes sociais: Instagram | Twitter | Facebook
Conheça alguns dos nossos conteúdos de Dublin.
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Foto destacada – Gregory DALLEAU na Unsplash