Índice desta matéria
The Social Space
Endereço: Kreta Ayer, nº 01 — Chinatown — Singapura.
Perfil do instagram: @thesocialspace.sg
The Social Space – O Design de produtos e serviços sustentáveis é a solução para criar negócios que possam ser lucrativos e ao mesmo causar impacto na comunidade. Essa é a convicção deste casal de Singapura. Os dois estão criando ambientes que combinam cafeterias de comida saudável e loja para quem busca um consumo consciente.
UM CONCEITO NECESSÁRIO
Acúmulo de lixo é uma preocupação em Singapura. Em 2021, A Agência Nacional de Meio Ambiente (NEA) registrou 1.82 milhões de toneladas de resíduos gerados nos lares da ilha. Cerca de um terço disso tem como origem os descartáveis e embalagens de delivery. A reciclagem de plásticos, uma grande prioridade da agência, chegou a apenas 6% do total. Tal geração de resíduos é resultado de um estilo de vida baseado no consumo negligente com o meio ambiente.
Essa preocupação que levou a The Social a propor – através de suas duas lojas – um consumo ético e consciente. A primeira unidade foi aberta na Kreta Ayer, dentro da China Town de Singapura. A segunda está no térreo da majestosa torre Marina One, projeto sustentável conduzido pela equipe do arquiteto Christoph Ingenhoven.
A The Social combina um ambiente de cafeteria descontraída, uma boutique ecológica e um modelo de negócio que vai além da simples venda de produtos sustentáveis: da seleção de produtos à contratação, é um empreendimento com foco em causar impacto social.
Os donos a definem como uma loja de estilo de vida multi conceitual.
THE SOCIAL SPACE
Comida saudável, produtos produzidos de maneira ética e a certeza de estar fazendo a diferença quando preferir a The Social ao invés de outras cafeterias. Parece exagero dizer, mas essa é a lógica por trás da marca fundada pelo casal Cheryl Ou e Daniel Yeow.
A ideia nasceu em uma viagem. O emprego como gestor na Singapore Airlines levou Daniel e Cheryl para Bali, na Indonésia. Isso era 2017 e retornaram apenas dois anos depois, com uma nova visão de como negócios socialmente conscientes podiam fazer parte do mainstream e causar impacto real na comunidade. Ao mesmo tempo, a vivência em Bali abriu os olhos dos dois a respeito de como a negligência é capaz de causar sérios danos ao meio ambiente.
Cheryl já tinha experiência com empreendedorismo social. Em 2015 ela havia fundado a The Nail Social, um premiado salão de manicures em Haji Lane que treina e contrata mulheres em situação de pobreza. Desde então, se dedica a mudar a percepção das pessoas de que projetos sociais produzem apenas produtos e serviços de baixa qualidade.
No The Social Space, os dois querem ir além. A nova iniciativa abre o programa de oportunidades de carreira e treinamento para os espaços de uma cafeteria e varejo. Cheryl e Daniel realmente acreditam que é possível construir um negócio que seja lucrativo, escalável e que genuinamente possa fazer diferença na vidas das pessoas e ao planeta.
O QUE ENCONTRAR NO THE SOCIAL SPACE?
O ambiente desperta boas vibrações em cada detalhe. Uma longa mesa de madeira rústica, móveis de vime e tigelas de frutas que remetem à Bali. As canecas de cerâmica feita à mão, propositalmente imperfeitas, servem com perfeição o propósito de manter quente o chá de ervas especiais. Se você adorou qualquer uma dessas coisas, por que não levar para casa? Aqui você pode.
The Social Space oferece produtos sustentáveis de maneira sustentável. Todos os produtos são atóxicos e produzidos por fornecedores que não realizam testes em animais (cruelty-free). Os cosméticos e produtos de limpeza são vendidos em refis. Você paga menos a cada recarga e não gera resíduo desnecessário para o meio ambiente. São recipientes BYO para armazenar sabão, xampu, limpadores de superfície e detergente líquido.
“Os itens precisam falar por si mesmos”
Cheryl Ou
Cada peça tem uma história para contar e alguém para ajudar:
- Bolsas de tecido Ikat e brincos feitos por refugiados e talentosas mulheres de comunidades marginalizadas na Malásia;
- Copos de café feitos com fibra de bambu e canudos de aço inox ou vidro que, reutilizáveis, garantem que o The Social Space rompa com o consumo desnecessário de plásticos;
- Porta-copos coloridos, produzidos a partir de plástico reciclado
Os copos e xícaras de cerâmica (que você viu segundos antes) foram produzidos pela Ketumu Project. A organização oferece programas de arte terapêutica para pessoas que vivem com esquizofrenia.
O QUE COMER NO THE SOCIAL SPACE DE SINGAPURA?
O cardápio do The Social Space é enxuto e honesto. E é bem parecido nas duas unidades. Basicamente as preparações se dividem entre as bebidas (frias e quentes), torradas com coberturas incríveis, tigelas de Smoothie e guloseimas. Nesta última categoria aparece um pouco de cada coisa: cookies, pães, doces e bolos (sempre frescos).
Os bolos são produzidos pela Flour Power, uma padaria local que capacita pessoas com necessidades especiais, para que desenvolvam habilidades que os levem ao emprego e independência.
A IMPORTÂNCIA DO THE SOCIAL SPAC
O modelo de negócio criado por Cheryl e Daniel escala tanto em lucro quanto em impacto conforme cresce. O The Social Space propõe a união entre uma curadoria de produtos éticos e design sustentável. Conforme mais filiais são abertas, mais pessoas podem ser impactadas tanto na contratação das equipes quanto na valorização dos pequenos produtores que atendem as lojas.
É um modelo que precisa ser replicado não apenas em Singapura, mas no mundo todo – inclusive no brasil.
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Site oficial do hotel
Architonic
Surface Mag
Dezeen
Design Hotels
Guia Michelin