Veneno
Endereço: Av. de las América, nº 1254 — Country Club — Guadalajara — México.
Perfil do instagram: @veneno.restaurante
Horários: de segunda à sábado, das 13h às 01h; domingo, das 13h às 19h
O restaurante mexicano, Veneno traz a partir de um cenário rústico um contato muito maior com materiais naturais. Ao contrário do que estamos acostumados, todo o cardápio é servido em pratos e cumbucas de madeira.
O cenário do restaurante, todo trabalhado com materiais naturais fazem uma conexão com a cidade de Guadalajara, ainda mais quando o trabalho de marcenaria foi produzido por artesões locais.
Os fornecedores dos materiais utilizados no restaurante também são mexicanos, e o restaurante é uma ótima opção para um contato com país. A comida, simples e acolhedora, é feita para trazer conforto, além de sofisticação ao paladar.
Como é possível visualizar, Veneno possui uma proposta um pouco mais rústica em sua arquitetura. Ainda assim, todo o ambiente apresenta um aspecto de maior elegância em razão do forro trabalhado, um elemento gráfico belíssimo.
O relevo no teto combina 9 módulos exclusivos com traços de linhas baseados em plantas de Paquimé (Chihuahua, 1130 AD), formando um arranjo aleatório de 1.200 peças. Apoiando esse conceito, formas mecânicas foram adicionadas para ocultar quaisquer instalações necessárias, lembrando algumas texturas da Estrela da Morte de Star Wars. Todas as peças foram termo formadas em poliestireno reciclado e pintadas com esmalte à base de água, ecoando os tons dos elementos circundantes.
Por sua vez, a região de Paquimé intriga muitos arqueólogos, uma vez que é completamente feita de barro.
Além disso, no século XIII, ela era extremamente desenvolvida e tinha um complexo sistema hidráulico. A zona arqueológica, sem dúvidas serviu de inspiração para o conceito do projeto.
O projeto é assinado por Pragma Estúdio em parceria com Javier Monteón Espinosa o escritório se inspirou nos tons da terra e do deserto, somado a tradição da culinária mexicana.
O fogão na cozinha é o coração do projeto homenageando o tradicional fogão a lenha, fazendo assim uma alusão da vida quotidiana aos primórdios da vida da caverna onde o fogo era o elemento central.
Os pratos também possuem um objetivo: simplicidade, ao estilo mexicano!
Como é perceptível, a comida remete a um estilo muito mais natural de alimentação. Além disso, o posicionamento da refeição, ao centro do prato é intencional.
Sabendo que, inicialmente o restaurante era um bar, podemos dizer que diferentemente da comida leve, as bebidas possuem sua peculiaridade. Os drinks são um dos principais atrativos do local.
Existem opções um pouco mais comuns, como a tequila. Ainda assim, o que mais chama atenção é o Sotol. Esta opção é muito popular no México, e é composta por veneno de cobra, do Chihuahua.
A presença em um ambiente natural pode deixar o visitante muito mais confortável. Além da comida e decoração, a própria iluminação deixa o local com um clima mais intimista.
Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:
Desde aspectos da construção, até a escolha dos os talheres de madeira, mostram o envolvimento com a artesiana local. Com isso, a humanização da decoração fica ainda mais evidente.
Unindo a inspiração de tempos antigos, com a inspiração no sítio arqueológico com o aspecto contemporâneo do forro, o tempo é destacado na arquitetura.
De maneira a conversar com passado e futuro, a decoração possui um conceito muito interessante para se observar.
Por fim, se vier a dúvida à mente “Por que veneno?”, saiba que existe ainda um significado na escolha do nome. Sabendo que para curarmos um envenenamento precisamos de veneno, o fundador do restaurante simplifica “veneno mata veneno”.
Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.
Sem dúvidas, conhecer o restaurante é um sonho para os amantes de arquitetura e apaixonados por história e arqueologia. Se tiver a oportunidade, visite este ambiente tão conceitual!
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Obrigada à Juan Antonio Ángel Ramírez
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Confira as melhores dicas para realizar sua Lua de mel em Amsterdã Este blogpost foi escrito…