Dicas de Roteiros

Viajar para Itália: 6 lugares para apreciar arquitetura e design

Avalie esta matéria

A Itália é um importante destino para os viajantes apaixonados por cultura. Desde os apaixonados por obras antigas aos caçadores de tendências, este país oferece lugares incríveis para visitar. E selecionamos alguns lugares incríveis para você viajar para Itália, e aproveitar a arquitetura e design italiano.

Milão é uma das cidades referências do design e arquitetura da Itália | Fotografia de Sean Pavone – Reprodução

PORQUE VIAJAR PARA ITÁLIA

De acordo com a UNESCO, mais da metade dos patrimônios históricos e artísticos do planeta estão localizados em solo italiano. São diversos sítios arqueológicos, museus, prédios tombados e paisagens naturais.

O curioso da Itália é que dificilmente você consegue conhecer todas as qualidades numa única viagem. São mais de 20 regiões, onde estão localizadas cercas de 95 províncias. E cada uma delas guarda tradições seculares — algumas com mais de mil anos.

Visão da Baía de Nápoles, em Capri, a partir do hotel JK Place Capri | Foto cortesia do hotel

Itália, você consegue — em um único país — passeios cheios de:

  • história: cheias de museu a céu aberto contando história de gregos antigos, romanos, povos medievais e uma Itália nem tão distante no tempo (mas que poucos conhecem)
  • arte: a Itália é o país que guarda obras de grandes figuras como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Sandro Boticelli e Caravaggio.
  • experiências medievais: são centenas de aldeias e cidades medievais espalhadas em território italiano. Muitas delas construídas no alto de montanhas – permitindo um vislumbre de cenas milenares.
  • paisagens idílicas: engana-se quem pensa que, ao viajar para Itália, haverá apenas passeios urbanos. Estamos falando de montanhas, visitas à vulcões e praias paradisíacas como a costa da Sicília ou a Ilha de Elba.
  • gastronomia: a culinária italiana vai muito além das massas. É um território que sempre trabalhou com muito zelo suas tradições culinárias e muitas famílias preservam receitas centenárias. O que inclui vinícolas com mais de duzentos anos.

Além de tudo isso, traços de uma Itália histórica, este país tem uma cultura dedicada à arte moderna. Moda, arquitetura

Não é raro que gastronomia e design se encontrem, como no caso do restaurante Achilli al D.O.M (em Roma) | Foto cortesia D.O.M Hotel Roma

A ARQUITETURA CLÁSSICA ITALIANA

Os gregos antigos influenciaram toda a Europa. Sua cultura se espalhou de inúmeras maneiras. Entre elas, vários povos mediterrâneos foram marcados por seus sabores, filosofia, filosofia e arquitetura. Os romanos, em seu milenar domínio sobre a região, absorveram completamente a identidade e grega. O resultado é que muito da antiga cultura grega sobrevive através de ruinas e tradições ainda vivas.

A Itália é o país onde este fenômeno pode ser observado a cada passo. Os italianos preservam muito de uma arquitetura antiga. Podemos ver influências diretas dos romanos, com seus traços medievais, e uma outra — renascentista — que buscou inspiração nas origens romanas.

Três projetos para conhecer, e se hospedar, que se inspiram nessa identidade antiga são os hotéis Aquatio Cave, o Dimora dele Balze e o Arx Vivendi.

AQUATIO CAVE | MATERA, NA REGIÃO DA BASILICATA

O Aquatio Cave é um hotel e Spa de luxo instalado na província de Matera. Esta região é conhecida por preservar as ruínas da antiga cidade grega de Metaponto, onde ainda podemos encontrar vestígios do gigantesco templo dedicado à deusa Hera.

A arquitetura antiga, com forte uso da pedra como material principal, é o que dá identidade ao Aquatio Cave. O hotel foi construído dentro de cavernas antigas. As paredes, irregulares e cheias de textura, são resultados da pedra bruta trabalhada.

O estilo das paredes do hotel combinada com móveis refinados e feitos sob medida, transportam você para um mundo à parte.

Para ler a matéria completa sobre o Aquatio Cave, clique aqui.

DIMORA DELE BALZE | NOTO, NA REGIÃO DA SICÍLIA

A Dimora dele Balze é um hotel-boutique (em menor escala, com experiência mais intimista) instalado na comuna de Noto, na região da Sicília. Aqui uma antiga mansão senhorial foi restaurada e transformada em uma opção de hospedagem que te transporta para o passado.

A comuna de Noto preserva, em cada pedaço, sua arquitetura medieval. Fica a 10 minutos de carro da histórica – e belíssima – Palazzolo Acreide, parte da associação das aldeias mais bonitas da Itália.

Confira nossa matéria completa sobre o hotel, clicando aqui.

Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:

MONASTERO ARX VIVENDI | ARCO, NA REGIÃO DO TRENTINO-ALTO ÁDIGE

O Monastero Arx Vivendi é um hotel instalado em Arco. A pequena comuna de Arco é conhecida como destino turístico para aqueles que apreciam arquitetura sacra. São dezenas de igrejas e é lar do santuário dedicado à Santa Maria di Laghel.

O Arx Vivendi é resultado do restauro de um antigo monastério datado do século XVII. Seus interiores são cercados de arcos e abóbodas. Decorado com uma minuciosa seleção de objetos e móveis finos e austeros, provê um espaço de conforto e meditação.

Escrevemos uma matéria completa sobre o hotel, que você confere clicando aqui.

Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.

VIAGEM PARA ITÁLIA E O DESIGN ITALIANO

Até aqui comentamos bastante sobre a Itália histórica. E, de fato ela, atrai os olhos de qualquer viajante, pois preserva séculos — em alguns casos milênios — de marcas da cultura europeia. Porém é importante nunca esquecermos que a Itália mudou muito nas últimas décadas.

Muito mais que um país marcado pelo seu passado, a Itália não apenas é um grande componente da cultura moderna. Os italianos ditam tendências na moda, na arquitetura e no design há mais de 60 anos. E a cultura moderna também é interessante para quem vai viajar para Itália.

Exibição do designer Achille Castiglioni, importante figura do design italiano do último século | Triennale di Milano 2018 – Divulgação

Exemplos na arquitetura moderna não faltam. Um forte exemplo é o Studio Fuksas, de Roma. Responsável por grandes obras e com mais de 600 projetos, distribuídos em todos os continentes do planeta. São eles os responsáveis por projetos como o Centro de Convenções Eur-Roma.

GALERIAS DE ARTE E DESIGN NA ITÁLIA

Conhecer o design italiano é mais do que comprar de grandes marcas e estilistas. Principalmente quando falamos de design de produtos e decoração. Em especial aos arquitetos, decoradores e entusiastas das artes, uma proveitosa viagem pela Itália percorre conhecer algumas de suas galerias.

Separamos aqui algumas galerias e lojas italianas. São locais que indicamos como destinos de passeios especiais. Locais onde você poderá experienciar um pouco do que os novos designers italianos estão preparando — e quem podem vir a se tornar tendências.

BOSCHETTO TRE DESIGN D’ATMOSFERA | Roma

Boschetto Tre é uma loja de móveis e artigos de decoração, das proprietárias Oriana Tombolesi e Gabriela Miloni. As duas fazem uma cuidadosa combinação de objetos que seguem as tendências do design e de itens garimpados de feiras europeias.

No perfil do Instagram da loja você já consegue ver a singularidade e apreço pelas estampas.

RETRO DESIGN | Roma

A Retro Design, situada em Roma, se inspira no design dos 40 até os anos 70 (era de ouro do design italiano). São peças selecionadas pelas proprietárias Rosanna, Mariapia e Adriana. O diferencial da loja é sua garantia de procedência das peças, que são carregadas de personalidade.

Para aqueles que querem adquirir itens de decoração da fase mais icônica do design italiano, este é o lugar certo. Se quiser conhecer mais do lugar, leia aqui a matéria completa sobre a Retro Design.

SIX GALLERY | Milão

A Six Gallery é um espaço para exposição de peças de design contemporâneo. Instalado no que já foi um mosteiro do século XVI, a galeria foi fundada por seis sócios que queria criar um espaço para divulgação de peças de excelência e criatividade.

A curadoria é realizada pelos arquitetos da Quincoces-Drago. É um importante estúdio de design e arquitetura milanês focado em lojas de luxo, hospitalidade e espaços residências.

Você vai encontrar aqui uma combinação de designs de diferentes épocas e origens.

Leia nossa matéria completa sobre a Six Gallery de Milão, clicando aqui.

O Spazio Rossa Orlandi é outro destino interessante para um passeio dedicado à descobrir mais do design italiano | Fotografia de Marco Tabasso

QUANDO VIAJAR PARA ITÁLIA

Como em qualquer outro destino, uma viagem para a Itália pode mudar de acordo com o mês em que você vai. As principais mudanças vão estar relacionadas à atmosfera dos passeios. E não há resposta certa para quando é a melhor época para viajar para Itália.
O ideal é que você saiba qual é o seu perfil como viajante. Afinal, você prefere:

  • aproveitar ao máximo as expressões e atrações turísticas?
  • uma experiência mais próxima com a cultura local?
  • aproveitar ao máximo as lojas e fazer compras? E qual tipo de compra?
  • aproveitar os lançamentos ou promoções?
  • ambientes guiados e acompanhados de grupos?
  • uma aventura, sem horários ou aglomerações?

Estas são apenas algumas perguntas que você precisa se fazer antes da decisão sobre quando viajar para Itália. Mas algo eu afirmo: a Itália é um destino ótimo para todos os perfis de viajantes.

Batistério de São João, em Florença | Fotografia de Nuala Images – Reprodução

Podemos dividir as temporadas da Itália em três:

  • média temporada (período recomendado): acontece durante a primavera (que acontece nos meses de abril a junho) e outono (que acontece entre setembro e outubro). Há menos turistas nas ruas nesta época e, logo, os preços caem. São épocas de climas moderados
  • alta temporada: acontece durante o verão, onde o clima da Itália alcança seu auge. Os preços estarão mais altos e as ruas lotadas de turistas, o que pode gerar competição e demora para aproveitar certos passeios.
  • baixa temporada: é o período cinzentos no clima italiano. Aqui o clima fica bem desigual, com temperaturas mais baixas no norte do país e mais moderadas ao sul. É a época mais barata para viajar e comprar, porém muitas atrações e hotéis podem estar fechados.
Praia Scala dei Turchi, na Sicília | Fotografia de Mirko Macari

PARA QUAL TIPO DE VIAJANTE A ITÁLIA É INDICADA?

Conforme mencionado no começo, a Itália pode fornecer diversos tipos de experiências turísticas. Apesar disso, ela é particularmente atrativa para os chamados viajantes culturais. Estes são aqueles que estão em busca de experiências artísticas e históricas. E isso a Itália oferece de inúmeras formas.

Há diversos sítios arqueológicos, museus de arte contemporânea e galerias.

A Itália é vasta e suas tradições podem ser apreciadas mesmo em lugares menos badalados como Roma, Florença e Milão. Estas três cidades podem ser destinos românticos incríveis para casais, porém o interior italiano reserva aldeias históricas e achados incríveis da culinária tradicional.

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.


Autor Fernando França

Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.


Rayssa Cunha

Rayssa Cunha é uma estudante de Letras apaixonada por culturas, esportes e livros. Adora conhecer pontos turísticos e comidas típicas. Ama a língua portuguesa e escrever é sua paixão.

Postagens recentes

9 cidades pequenas e charmosas da Espanha para fugir do ‘overtourism’

Preparamos uma seleção de cidadezinhas charmosas para conhecer culturas autênticas e fugir do turismo de…

15 horas atrás

Os destinos de serra no Rio Grande do Sul que entraram no radar do turismo nacional

Confira nossa seleção de destinos de serras gaúchas para aproveitar frio e natureza!

4 dias atrás

Upper West Side: bairro tradicional novaiorquino preserva brownstones históricos e o glamour dos palcos do Lincoln Center

Upper West Side O Upper West Side é um dos bairros mais sofisticados e charmosos…

5 dias atrás

Serra da Mantiqueira no Rio de Janeiro

Conheça como esse pedacinho da Serra da Mantiqueira no Rio de Janeiro preserva passeios incríveis.

1 semana atrás

As melhores pousadas em Trancoso

Confira a nossa seleção das melhores pousadas de Trancoso Este blogpost foi escrito por humanos e…

2 semanas atrás

Midtown

Midtown Foto: Keith Luke (reprodução) Midtown Manhattan é o coração pulsante da cidade, uma região…

2 semanas atrás