Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.
As gelaterias tradicionais são muito mais do que simples locais para se saborear um gelato. Elas representam uma rica tradição e verdadeira expressão da cultura italiana.
Em cada esquina italiana, das mais movimentadas até as pequenas vilas, é possível encontrar uma gelateria. E cada uma terá seu próprio estilo e personalidade.
Nessa seleção, trouxemos aquelas que mais nos chamaram a atenção justamente por essa forte identidade.
Existem três gelaterias tradicionais em Turim. Elas fazem tanto sucesso que a marca italiana levou os seus gelatos artesanais até Lisboa e Cannes.
Este projeto familiar começou em 1988, com a abertura de um restaurante em Turim e tem uma história que vale a pena conhecer. Leia matéria na íntegra.
Onde: Corso Alcide De Gasperi, nº 8 – Turim.
Horários: todos os dias, das 12h às 00h
Esta gelateria tradicional é produzido diariamente, ajustando-se às demandas do dia evitando excessos e garantindo qualidade.
O laboratório trabalha em um ciclo contínuo, de maneira inteligente, evitando desperdícios e servindo gelatos sempre frescos. Eles são armazenados em um balcão frigorífico protegido de luz e ar, mantendo sua cremosidade e sabor inalterados.
Onde: Via Silvio Spaventa, 24/26 – Roma.
Horários: de segunda à quinta, das 12h às 23hs, sexta e sábado, das 12h às 24hs, domingo, das 12hs às 23hs
A Crema foi reconhecida com 3 cones do Gambero Rosso, o mais alto prêmio dedicado à arte das gelaterias tradicionais italianas e à sua constante inovação. Oferece mais de 50 sabores com matérias-primas de alta qualidade, todos os produtos são sem glutém, tem opções sem lactose e veganas.
Onde: Via Fiori Chiari, 16 I Via Giovanni da Procida, 29, I Piazza Napoli, 15, todos em Milão.
Horários: de terça à domingo, das 12h às 23hs30.
Utilizam somente frutas da estação, evitando-se corantes e conservantes. A gelateria Capodilatte, localizada em Vicenza, é um estabelecimento artesanal que valoriza os recursos naturais de qualidade, rejeitando bases prontas.
Capodilatte é também um laboratório onde criamos pequenos mimos para o paladar, onde se pode passar um tempo saboreando um chá, degustando um chocolate e, quem sabe, uma fatia de torta artesanal.
Capodilatte
Onde: Corso A. Fogazzaro, 56 – Vicenza.
Horários: de segunda, das 16h às 23hs, terça, das 08h às 23hs, Sábado, das 08hs30 ás 23hs30, Domingo, das 08hs30 ás 22hs30. No inverno os horários sofrem alterações.
A Pavé Gelati & Granite não é uma gelateria tradicional pois além dos sorvetes leves com sabores sazonais oferece doces delicados que valem a pena provar. Lá você encontrará sorvetes de frutas, granita, café/chocolate e doces delicados que vale a pena conferir!
Onde: Via Cesare Battisti, 21 I Via Cadore, 30 I Via della Commenda, 25 I Via Felice Casati, 27, todos em Milão.
Horários: de segunda a quinta das 12h às 24hs, de sexta à Sábado, das 12hs ás 24hs30.
Leia mais:
Imagem destacada – Candy Zimmermann
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Confira as melhores dicas para realizar sua Lua de mel em Amsterdã Este blogpost foi escrito…