Índice desta matéria
Espaços amplos, integrados, com vigas e tubulações aparentes. Essas são algumas das características mais marcantes do estilo industrial, uma tendência que veio para ficar e que vem sendo cada dia mais implementada nos imóveis brasileiros.
Com o surgimento da arquitetura industrial, as pessoas passaram a residir em espaços que anteriormente eram destinados a indústrias. Isso transformou o modo como a sociedade utiliza esse tipo de imóvel e também influenciou bastante a visão atual de moradia.
O estilo é muito utilizado em apartamentos, lofts, espaços comerciais e até mesmo em algumas casas modernas. O mais provável é que o estilo industrial tenha surgido da necessidade de tentar converter fábricas, armazéns velhos e edifícios industriais abandonados em espaços propícios à vida urbana.
O Imperial Buildings, é um bom exemplo do tema (e o abordaremos ao longo deste post). Estes prédios, construídos entre 1886 e 1911, estão sendo completamente transformados em vários restaurantes, bares e espaços comerciais.
FHA (Fearon Hay) — o escritório à frente deste projeto, juntamente com inquilinos de peso como Gucci e Louis Vuitton — estão revitalizando essas antigas construções e integrando-as com o espaço urbano de Auckland (Nova Zelândia).
AQUI ESTÃO 7 PRINCÍPIOS BÁSICOS QUE DEFINEM O ESTILO INDUSTRIAL
1 – TUBULAÇÕES EXPOSTAS, VIGAS E DUTOS.
Esta é realmente a assinatura do design de interiores no estilo industrial. São mantidos expostos os elementos estruturais como dutos, paredes originais e tubulações. É preciso coragem, pois é o oposto dos outros estilos em que se esconde toda esta infraestrutura.
Deixar esses elementos expostos deixa os ambientes com aspectos mais modernos e funcionais. Além disso, é possível usar as vigas e tubulações expostas para dar um toque de personalidade para sua casa ou estabelecimento comercial. Uma maneira de fazer isso é pintando essas estruturas.
A TUBULAÇÃO APARENTE SERVE DE GUARDA CORPO
2 – AS CORES NO ESTILO INDUSTRIAL
As paletas de cores do estilo industrial são compostas majoritariamente por tonalidades neutras e sóbrias, como o cinza e o branco. É o que deixa esses ambientes mais minimalistas e remete bastante aos espaços industriais.
Contudo, isso não significa que você não pode usar um pouco de cor nesses espaços. Uma forma muito usada para colorir esses ambientes é colocar vários vasos de plantas no espaço, o que também ajuda a trazer um pouco da natureza para dentro das áreas internas.
Outra maneira de trazer cor para os ambientes que seguem o estilo industrial é escolhendo alguns objetos de decoração coloridas, como almofadas com cores vivas e quadros pequenos com pinturas coloridas.
3- ESTILO INDUSTRIAL – PAREDES
PILARES E VIGAS APARENTES
Na Casa RCM de David Ito Arquitetura, os blocos de concreto assim como os pilares em concreto ficam aparentes e marcam o projeto. Os elementos estruturais são evidenciados, o que parece inacabado ao mesmo tempo é coeso e equilibrado.
A maioria dos lofts e fábricas usavam concreto e tijolos. Hoje, eles ficarão expostos, as paredes serão descascadas para evidenciar os materiais e ainda se eles tiverem em boas condições serão ainda mais desgastados provavelmente para dar mais dramaticidade aos espaços.
Caso você não queira deixar a sua parede com o concreto aparente, uma solução que oferece um efeito muito parecido são as tintas com efeito de cimento queimado
CONCRETO
TIJOLOS
Seguindo a linha do estilo industrial, o Arquiteto Diego Revollo optou pelo uso do tecnocimento nas paredes do banheiro que interagiu perfeitamente com os tijolos. Para dar esta integração foi aplicada uma “nata” de tecnocimento também sobre os tijolos aparentes.
4- ESTILO INDUSTRIAL – PISOS
Recall-house, em Taiwan foi projetada pelo escritório HAO design, os clientes solicitaram um projeto despojado com uma atmosfera Vintage, o antigo piso de mármore foi substituído por concreto.
Aqueles que desejam trazer algum contraste adicional ou dar maior aconchego preferem pisos de pedra ou madeira, ambas opções de revestimentos também funcionam muito bem dentro deste estilo.
No loft “Red hot Chilli Peppers”, o Ando Studio elegeu a madeira para revestir o piso.
5-ESTILO INDUSTRIAL – MADEIRA E METAL
Materiais como a madeira, o metal e o aço inox também estão bem presentes no estilo industrial, justamente por causa da arquitetura das fábricas e galpões. O contraste entre a madeira e metal é muito evidente neste estilo, pois o metal frio é equilibrado pelo aconchego da madeira, este equilíbrio fica evidente na cozinha do loft acima.
MADEIRA RÚSTICA
6- ESTILO INDUSTRIAL – LUMINÁRIAS E PENDENTES DE METAL
Um projeto de iluminação bem feito é parte importante da arquitetura industrial. Sendo assim, invista em uma iluminação mais indireta para criar um ambiente mais intimista e acolhedor, você pode fazer isso usando abajures, luminárias ou posicionado as lâmpadas em pontos estratégicos. Este é um aspecto desafiador, mas há uma série de opções de iluminação disponíveis hoje em dia.
A iluminação focal através de spots fixados em trilhos é uma boa opção. As luminárias vintage, as luminárias contemporâneas, assim como pendentes em metais são perfeitas para essas salas. A iluminação indireta deixa o ambiente mais aconchegante, com personalidade.
7- ESTILO INDUSTRIAL – MOBILIÁRIO
Mobiliários e acessórios definem a maioria dos espaços, eles são cuidadosamente pensados em cada detalhe. Embora a tendência deste estilo seja minimalista, os espaços permitem uma dramatização. É possível misturar desde materiais cromados às peças vintages, desgastadas, onde a forma e a função são igualmente importantes.
O estilo industrial veio para ficar, afinal, com ele é possível aproveitar melhor os espaços e dar um novo uso para construções antigas. Se você gosta desse tipo de arquitetura, aproveite para implementar algumas características do estilo industrial na sua casa ou estabelecimento comercial.
Se você gosta de decoração e arquitetura, continue no site da Dona Arquiteta para conferir mais conteúdos e siga o nosso perfil no Instagram. E aproveite também para deixar o seu comentário neste post falando se você gostou de conhecer o estilo industrial.
Leia mais
- Estilo escandinavo
- Chapter One: opção para quem vai fazer compras em Seul
- Guia das melhores lojas de produtos de design de Tóquio
referências
The Imperial
Fearon Hay Architects
Home Designing
Ando Studio
Archdaily
Design Boom
Hi Consumption