Índice desta matéria
Neste post ressaltamos os 7 princípios básicos que definem o estilo industrial. Este estilo é cada vez mais utilizado em apartamentos, lofts, espaços comerciais e até mesmo em algumas casas modernas, talvez, ele tenha surgido da necessidade de tentar converter fábricas, armazéns velhos, abandonados em espaços propícios à vida urbana.
O estilo industrial aumentou em importância com a revolução industrial, e influenciou alguns aspectos da arquitetura moderna.

Imperial Buildings, é um bom exemplo do tema que abordaremos ao longo deste post. Estes prédios construídos entre 1886 e 1911 estão sendo completamente, transformados em vários restaurantes, bares e espaços comerciais.
FHA (Fearon Hay) o escritório a frente deste projeto, juntamente com inquilinos de peso como Gucci e Louis Vuitton, estão revitalizando essas antigas construções e integrando-as com o espaço urbano, Auckland, Nova Zelândia.
AQUI ESTÃO 7 PRINCÍPIOS BÁSICOS QUE DEFINEM O ESTILO INDUSTRIAL
1- ESTILO INDUSTRIAL – TUBULAÇÕES EXPOSTAS, VIGAS E DUTOS.

Pilares originais em ferro fundido são destaques do projeto do restaurante Chefs Club NY.
Esta é realmente a assinatura do design de interiores industrial, deixando os elementos estruturais, dutos, tubulações expostos. É preciso coragem, pois é o oposto dos outros estilos onde, invariavelmente esconde-se toda esta infraestrutura.
A TUBULAÇÃO APARENTE SERVE DE GUARDA CORPO

DETALHE DA TUBULAÇÃO DE AR CONDICIONADO E ELETRODUTOS APARENTES

2- ESTILO INDUSTRIAL – CORES

Cores claras e tons naturais harmonizam e contrastam com pinceladas de preto no Loft industrial de Diego Revollo.

As cores quentes, neutras também favorecem normalmente estes ambientes que são tipicamente grandes e abertos. Acima, no loft “Red hot Chilli Peppers” o Ando-Studio elegeu o uso do azul marinho contrapondo com tons naturais dando aconchego ao amplo ambiente.
3- ESTILO INDUSTRIAL – PAREDES

Nas paredes do histórico Flour Mill Lofts, foram deixados expostos o concreto e o tijolo aparente, projeto do arquiteto David Robb e a designer de interiores, Jennie Bishop, Denver, Colorado.
PILARES E VIGAS APARENTES

Na Casa RCM de David Ito Arquitetura, os blocos de concreto assim como os pilares em concreto ficam aparentes e marcam o projeto. Os elementos estruturais são evidenciados, o que parece inacabado ao mesmo tempo é coeso e transado.
A maioria dos lofts e fábricas usavam concreto e tijolos. Hoje, eles ficarão expostos, as paredes serão descascadas para evidenciar os materiais e ainda se eles tiverem em boas condições serão ainda mais desgastados provavelmente para dar mais dramaticidade aos espaços.
CONCRETO

Loft 9b – tem algumas paredes em concreto aparente, Sofia, Bulgária. Arquiteto Dimitar Karanokolov, e a designer de interiores Veneta Nikolova.
TIJOLOS

Seguindo a linha do estilo industrial, o Arquiteto Diego Revollo optou pelo uso do tecnocimento nas paredes do banheiro que interagiu perfeitamente com os tijolos. Para dar esta integração foi aplicada uma “nata” de tecnocimento também sobre os tijolos aparentes.
4- ESTILO INDUSTRIAL – PISOS

Recall-house, em Taiwan foi projetada pelo escritório HAO design, os clientes solicitaram um projeto despojado com uma atmosfera Vintage, o antigo piso de mármore foi substituído por concreto.
Aqueles que desejam trazer algum contraste adicional ou dar maior aconchego preferem pisos de pedra ou madeira, ambas opções de revestimentos também funcionam muito bem dentro deste estilo.

No loft “Red hot Chilli Peppers” Ando Studio elegeu a madeira para revestir o piso.
5-ESTILO INDUSTRIAL – MADEIRA E METAL

MADEIRA E AÇO INOX
O contraste entre a madeira e metal é muito evidente neste estilo, pois o metal frio é equilibrado pelo aconchego da madeira, este equilíbrio fica evidente na cozinha do loft acima.

MADEIRA RÚSTICA

No South Loft a estrutura de madeira rústica contrasta com as divisórias de metal por Fearon Hay architects, Auckland, Nova Zelândia.
6- ESTILO INDUSTRIAL – LUMINÁRIAS E PENDENTES DE METAL

Este é um aspecto desafiador, mas há uma série de opções de iluminação disponíveis hoje em dia.
A iluminação focal através de spots fixados em trilhos é uma boa opção. As luminárias vintage, as luminárias contemporâneas, assim como pendentes em metais são perfeitas para essas salas. A iluminação indireta deixa o ambiente mais aconchegante, com personalidade.

7- ESTILO INDUSTRIAL – MOBILIÁRIO

Mobiliários e acessórios definem a maioria dos espaços, eles são cuidadosamente pensados em cada detalhe. Embora a tendência deste estilo seja minimalista, os espaços permitem uma dramatização. É possível misturar desde materiais cromados às peças vintages, desgastadas, onde a forma e a função são igualmente importantes.
Nós considerariamos este estilo além de arrojado, cheio de humor…
Clique aqui e conheça o estilo Escandinavo. Gosta desta linguagem? Conhela também a loja Luc Design.