Índice desta matéria
Apesar de ser um destino mais conhecido pelos passeios de inverno, a Argentina no verão também oferece muitas opções de atrações imperdíveis, que só acontecem nessa época do ano.
A Argentina tem uma biodiversidade muito rica, portanto, quem gosta de ficar em contato com uma área verde ou de fazer esportes em meio a natureza, certamente vai amar visitar o país entre dezembro e março.
Nesse período, também é possível admirar ainda mais as belezas arquitetônicas e os monumentos históricos espalhados pelo país. Portanto, se você está procurando um destino imperdível para explorar nas suas próximas férias, continue lendo este texto para descobrir como aproveitar a Argentina no verão.
Leia também:
Por que visitar a Argentina no verão?
![Paisagem de Mendoza - lago e montanhas](https://donaarquiteta.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Mendoza-2-1024x853.jpg)
Conhecer a Argentina no verão não é apenas uma boa opção para quem quer fugir do frio, mas também para aqueles que amam fazer esportes radicais ao ar livre, como mountain bike e escalada, e também para as pessoas que curtem fazer trilhas e passeios de barco.
Além disso, ao viajar nessa época do ano, você poderá comemorar o carnaval de um jeito bem diferente do que conhecemos no Brasil, pois algumas províncias inovaram no modo de celebrar essa festa, incluindo nela algumas influências indígenas e de povos incas.
Outro motivo de visitar o país nesse período é porque, em fevereiro, a cidade de Mendoza celebra a Festa Nacional da Vendimia, a maior festa do mundo em homenagem ao vinho.
Ficou convencido em passear pela Argentina no verão? Então, confira agora a nossa seleção de destinos neste país que oferecem experiências únicas nessa estação.
Destinos imperdíveis
A Argentina tem cidades incríveis, que oferecem diferentes tipos de atrações e experiências para os viajantes, desde grandes cidades famosas pela cultura e obras arquitetônicas, até províncias mais tranquilas e ideais para quem quer aproveitar a natureza. Sendo assim, conheça agora os melhores destinos da Argentina no verão.
Buenos Aires
![Casa rosada](https://donaarquiteta.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Casa-Rosada-1024x853.jpg)
Buenos Aires é a capital e o principal polo econômico, artístico e cultural do país. A metrópole abriga atrações para todos os gostos e bolsos, sendo um ótimo lugar para turismo o ano todo.
A capital argentina é muito conhecida por abrigar prédios históricos imponentes, com arquitetura europeia e muito bem conservados. Isso fez com que a cidade fosse conhecida como a Paris dos trópicos. Entre esses prédios, se destacam:
- Congresso Nacional Argentino, cuja construção apresenta influência do classicismo francês;
- No Hi Ha Impossibles, construído em 1907 pelo engenheiro e arquiteto Eduardo Rodriguez Ortega, grande admirador de Gaudí;
- Teatro Colón, cujo estilo é uma mistura das arquiteturas francesa e italiana;
- A Casa Rosada, o edifício que concentra o poder do país, foi erguido no final do século XIX e traz alguns elementos típicos da arquitetura francesa.
Além de construções históricas importantes, nessa metrópole você vai encontrar muitas opções de museus, galerias de arte, jardins e também diversos bares, restaurantes e cafeterias, para apreciar o melhor da culinária argentina.
Caso você ainda não saiba onde ficar em Buenos Aires, confira a nossa opção de hoteis luxuosos e com um design incrível localizados nessa metrópole:
- Faena Buenos Aires;
- Casa Sur;
- Hotel Madero Buenos Aires;
- Jardim Escondido;
- Palacio Duhau – Park Hyatt;
Mendoza
![Paisagem de mendoza, grama, flores e montanhas](https://donaarquiteta.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Mendoza-1024x853.jpg)
Vai viajar para a Argentina no verão e não dispensa um bom vinho, então considere passar alguns dias em Mendoza, a 1049 km da capital, conhecida como cidade dos vinhos. Lá, você poderá visitar vinícolas, andar pelos vinhedos e experimentar alguns dos melhores vinhos argentinos.
Caso você vá viajar em fevereiro, aproveite para participar da Festa Nacional da Vendimia, a maior festa em homenagem ao vinho do mundo. Além de poder experimentar diferentes rótulos nessa ocasião, você ainda vai poder presenciar a competição entre as rainhas distritais pelo reinado.
Já saindo um pouco da temática do vinho, outros passeios imperdíveis em Mendoza são o parque Aconcágua, que tem vista para a cordilheira dos Andes, e o Parque Central, onde você vai encontrar piscinas de águas termais, que podem atingir uma temperatura de até 42ºC.
Se você ainda não sabe onde ficar em Mendoza, confira duas opções de hotéis 5 estrelas que unem luxo e natureza:
Patagônia
![Patagônia durante o verão da Argentina](https://donaarquiteta.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Bariloche-1024x853.jpg)
A Patagônia é famosa pelas suas montanhas cobertas de neve no inverno, contudo, essa região também pode ser uma excelente opção para quem vai explorara Argentina no verão.
Sete cidades compõem a região da Patagônia, todas elas estão rodeadas de montanhas e abrigam florestas exuberantes e grandes lagos. Se você gosta de esportes radicais e de apreciar uma bela paisagem natural, certamente vai gostar muito de visitar essa área nos meses mais quentes do ano.
Bariloche, uma das principais cidades da região da Patagônia, apresenta temperaturas amenas no verão, ficando em média entre 10ºC a 25ºC. Nessa época do ano, é possível praticar esportes aquáticos no lago Nahuel Huapi ou tomar um pouco de sol na beira na orla, caso o clima ajude.
Fazer trilhas nos montes de Bariloche é outra opção para quem vai conhecer a cidade entre dezembro e março. Os morros oferecem uma vista panorâmica da cidade, que rendem belas fotos.
Rota dos 7 Lagos
![lago falkner na região da Patagônia, verão na argentina](https://donaarquiteta.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Lago-falkner-1024x853.jpg)
Apesar de ficar na região da Patagônia, a Rota dos 7 Lagos, ou Ruta de Los 7 Lagos, em espanhol, merece uma sessão só para ela. Esse é um passeio obrigatório para quem ama natureza e quer tirar belas fotos em meio a paisagens naturais exuberantes.
O trajeto tem 110 km de extensão e liga os municípios de Villa La Angostura e San Martín de Los Andes. Além disso, a rota passa pela famosa Ruta Nacional 40, que liga o país de norte a sul. Os 7 lagos oficiais que compõem esse caminho são:
- Lago Lácar;
- Lago Machónico;
- Lago Villarino;
- Lago Falkner;
- Lago Escondido;
- Lago Espejo.
Em cada parada há um mirante com uma placa com as principais informações daquele lugar. Entre os lagos, um que merece destaque é o Lago Falkner, um local com água transparente e rodeado por grandes montanhas que, durante o verão, apresentam uma vegetação frondosa.
Cataratas do Iguaçu
![cataradas do iguaçu](https://donaarquiteta.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Cataratas-de-iguacu-1024x853.jpg)
As Cataratas do Iguaçu estão entre as 7 maravilhas naturais do mundo, e não é para menos. As 275 quedas d’água que compõem as cataratas são enormes, atingindo até 80 metros de altura.
Outro ponto a destacar é que o Parque Nacional de Iguaçu é uma área de conservação de 185 mil hectares de Mata Atlântica, sendo considerado um Patrimônio Mundial Natural pela Unesco.
Jujuy
![Paisagem desértica de Jujuy](https://donaarquiteta.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Jujuy-1024x853.jpg)
Vai viajar para a Argentina em fevereiro para o verão? Então que tal conhecer uma nova forma de celebrar o carnaval? A província de Jujuy, localizada no noroeste do país, tem um cenário marcado por cadeias de montanhas coloridas e salinas. Além disso, nessa região estão algumas estradas que vão para os antigos povoados dos incas.
O carnaval em Jujuy tem fortes influências do período pré-colonização espanhola. O início da festa, que dura oito dias, é marcado pelo desenterro do diabo, que simboliza o sol. Ao final das comemorações, ele é enterrado novamente.
Além desse ritual, o carnaval em Jujuy é marcado pelo uso de chapéus em formato de cogumelos, pinturas coloridas no rosto, uso de espuma de manjericão, além de muita música, papel picado e bebidas alcoólicas.
Mar del Plata
![Cidade de Mar del Plata, ideal para aproveitar o verão da Argentina](https://donaarquiteta.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Mar-del-plata-1024x853.jpg)
Argentina no verão combina com praia, por isso, não podíamos deixar de fora uma cidade banhada pelo oceano. Portanto, conheça Mar Del Plata, um município que fica no sudoeste do país, a 415 km de Buenos Aires.
As praias de Mar del Plata têm uma areia clara e águas azuis cristalinas, algumas das mais famosas são a Playa Grande e a Playa Varese. Contudo, se além de curtir o sol e aproveitar o mar, você também quiser observar alguns animais marinhos, vá até o porto para admirar os leões marinhos descansando.
Além das belas praias, Mar del Plata também tem passeios culturais muito interessantes, com destaque para a Torre Tanque, que apesar de ter sido construída na década de 1940, tem um estilo medieval marcante.
Como programar uma viagem para a Argentina no verão?
![aerial-view-of-buenos-aires-city-with-obelisk-and-2023-11-27-05-31-06-utc](https://donaarquiteta.com.br/wp-content/uploads/2024/11/aerial-view-of-buenos-aires-city-with-obelisk-and-2023-11-27-05-31-06-utc-1-1024x787.jpg)
Viajar para a Argentina no verão é algo muito simples para os brasileiros, pois não é necessário ter um passaporte para entrar nesse país, basta apenas apresentar a identidade, contudo, esse documento precisa ter, no máximo, 10 anos.
Além disso, é possível ir até esse destino de avião, carro ou ônibus, especialmente se você vai explorar um ponto turístico perto da fronteira, como as Cataratas de Iguaçu.
Quando você for programar a sua viagem, cheque se no período das suas férias terá algum evento importante, ou que desperte o seu interesse, em alguma cidade argentina. Por exemplo, em fevereiro ocorre o festival de vinhos em Mendoza e o carnaval na província de Jujuy.
Caso você vá conhecer mais de uma cidade, verifique com antecedência como será feito esse deslocamento, se de carro, ônibus, avião ou transfer. Quem vai para esse país no próprio veículo, precisa providenciar o seguro Carta Verde, que é obrigatório para os estrangeiros que vão de carro para esse país.
Gostou de conhecer as nossas dicas de como aproveitar a Argentina no verão? Então, quando você for visitar esse lugar nessa época, considere passar alguns dias na Patagônia, uma das regiões mais belas do país, e aproveite para conferir o nosso post: Os 5 melhores hotéis na Patagônia.
Leia mais
referências