Arquitetura de Paris: 8 lugares que você precisa conhecer
Paris

Arquitetura de Paris: 8 lugares que você precisa conhecer

Escrito por Carolina Martins | Publicado em:
Avalie esta matéria

A capital francesa é uma cidade encantadora e cheia de atrações, e um dos melhores passeios que esse destino oferece é justamente percorrer as ruas do município e observar a bela arquitetura de Paris.

As viagens com foco na arquitetura têm se tornado cada vez mais comuns. Afinal, as obras arquitetônicas ajudam a contar a história de um local e de um povo. Por isso, vale a pena montar um roteiro de viagem com foco na arquitetura. 

Pensando nisso, preparamos um roteiro com foco na arquitetura de Paris com oito lugares que possuem um design incrível e que você precisa conhecer quando estiver na capital da França. 

SAIBA MAIS:

1. Museu do Louvre

Pirâmide do museu do Louvre, um dos lugares mais bonitos de Paris
Pirâmide de Museu do Louvre I Foto: Michael Fousert (reprodução)

Um dos lugares mais bonitos de Paris, e certamente um dos mais visitados, é o Museu do Louvre. Esse museu fica no Palácio do Louvre, uma construção imponente erguida no século XII e que passou por transformações importantes ao longo dos anos.

O Palácio do Louvre passou a funcionar como museu em 1793. Já no ano de 1989, foi construída uma pirâmide revestida de vidro no pátio do museu, que além de servir como uma nova entrada para o museu, ajudou a deixar o local mais leve e moderno. 

2. Centro Georges Pompidou

fachada do centro georges pompidou, um dos pontos icônicos da arquitetura de Paris
Centro Georges Pompidou I Foto: Tom Podmore (reprodução)

O Centro Georges Pompidou é considerado a primeira construção no estilo High Tech, corrente arquitetônica criada nos anos 1970. Esse centro, inaugurado em 1977, foi construído a pedido do então presidente da França, Georges Pompidou.

Os arquitetos responsáveis por esse projeto foram Renzo Piano e Richard Rogers, que eram quase desconhecidos na época da construção do centro. A fachada do Centro Georges Pompidou é composta por uma conexão de tubos e cabos de aço. Muitos parisienses não gostaram desse centro logo que ele foi inaugurado, pois ele destoava muito da arquitetura de Paris.

A parte interior do Centro Georges Pompidou também tem um estilo moderno e com alguns elementos da arquitetura industrial, como vigas à mostra e muito uso de metal. Esse centro abriga a maior biblioteca pública da Europa. 

3. Museu de Quai Branly

fachada do museu quai branly, um dos lugares mais bonitos de Paris
Museu Quai Branly I Foto: Atelier Jean Nouvel (reprodução)

Projetado pelo arquiteto Jean Nouvel, o Museu Quai Branly é uma construção moderna e que se distingue na paisagem parisiense. A fachada do museu é composta por um vasto jardim vertical. Essa escolha foi feita para que o museu parecesse estar escondido em meio a um bosque.

A área interna do Museu Quai Branly é composta por grandes espaços abertos, sendo que não há paredes dividindo os ambientes das galerias. Essa estrutura proporciona ao visitante uma forma diferente de vivenciar a experiência do museu e dá a oportunidade para ele criar seu próprio caminho entre as exposições — tornando-o um dos lugares mais bonitos para se visitar em Paris.

O Quai Branly ainda oferece uma vista privilegiada para a Torre Eiffel. Esse museu possui um acervo permanente com mais de 300 mil peças. Nesse local você vai encontrar esculturas, máscaras, fotografias e outros objetos de diferentes países da África, Ásia, Oceania e das Américas. 

4. La Seine Musicale

La seine musicale, auditório em formato oval que se apresenta como uma das principais obras da arquitetura de Paris
La Seine Musicale I Foto: Didier Boy (reprodução)

O La Seine Musicale é um auditório de música que fica na ilha Seguin, perto da capital francesa. Esse espaço foi projetado pelo arquiteto japonês Shigeru Ban, ganhador do prêmio Pritzker, um dos principais prêmios de arquitetura do mundo.

Esse auditório tem o formato oval e é formado por painéis solares que se deslocam de acordo com o movimento do sol. O salão principal do La Seine Musicale apresenta um design clássico e elegante. Um dos destaques desse espaço é o teto que apresenta um conjunto de formas variadas. 

Powered by GetYourGuide

5. Fundação Louis Vuitton 

Fundação louis vuitton, um dos destinos e lugares mais bonitos para se visitar em Paris
Fundação Louis Vuitton I Foto: Frank Ghery (reprodução)

Em um texto sobre a arquitetura de Paris, a Fundação Louis Vuitton não poderia ficar de fora. Trata-se de uma construção futurista e imponente que se destaca em meio a paisagem. 

O prédio da Fundação é formado por blocos brancos conhecidos por lembrarem grandes icebergs, que formam uma estrutura assimétrica e de estilo inédito até então. Os vidros que compõem a fachada da fundação refletem os jardins que cercam a construção, o que ajuda a deixar o edifício mais integrado à paisagem local. 

A Fundação Louis Vuitton foi projetada pelo escritório de arquitetura Gehry Partners, que buscou soluções para deixar o prédio mais sustentável, como instalar uma estrutura no telhado do edifício com objetivo de recolher e reutilizar a água da chuva. 

6. Fundação Cartier

Fundação cartier, um parada imperdível para conhecer mais da arquitetura e arte parisiense
Fundação Cartier I Foto: Luc Boegly (reprodução)

A Fundação Cartier ocupa um prédio imponente e luxuoso. Projetado pelo arquiteto Jean Nouvel, que também foi responsável pelo Museu Quai Branly. Nesse projeto, Nouvel rompeu a barreira entre o exterior e o interior construindo paredes de vidro que formam a fachada do edifício. 

O prédio da Fundação Cartier tem o formato de uma grande caixa. Sua fachada é estendida além da construção principal, tanto para os lados quanto para cima, o que dá a impressão de que o edifício é ainda maior.

Elementos da fachada formada por vidro e metal também são vistos no jardim como grandes placas que antecedem a construção principal. Os vidros da fachada da Fundação Cartier refletem a paisagem local, deixando, assim, a fachada ainda mais bonita e interessante. 

7. Instituto do Mundo árabe

fachada do instituto do mundo árabe em Paris um dos lugares mais bonitos para se visitar na cidade
Institut du Monde Arabe I Foto: Enrique Jan – archidaly (reprodução)

O Institut du Monde Arabe, ou Instituto do Mundo Árabe, em português, é um espaço destinado a representar a cultura árabe na França. Esse local também foi projetado pelo arquiteto Jean Nouvel, que conseguiu unir em um mesmo edifício elementos da arquitetura ocidental e oriental.

Esse Instituto possui duas fachadas, uma voltada para o norte, que é a direção da parte histórica de Paris e, por isso, simboliza a tradição da capital francesa. Já a fachada voltada para o sul faz referência à cultura orienral e é composta por mashrabiyas, que criam um jogo de luz e sombra nos ambientes internos. 

Leia também:

8. Filarmônica de Paris 

filarmônica de paris
Filarmônica de Paris I Foto: filarmônica de Paris (reprodução)

Para finalizar o nosso tour pela arquitetura de Pari,s vamos apresentar outro projeto do arquiteto Jean Nouvel, a Filarmônica de Paris, que está localizada em um edifício imponente e  com formas sinuosas.

A fachada da Filarmônica de Paris apresenta design futurista e inovador, com formas assimétricas. A sala principal de concerto foi projetada de para que fizesse com que o maestro e os músicos ficassem mais próximos da plateia durante o concerto, o que é uma inovação para esse tipo de espaço.

Gostou de conhecer a arquitetura de Paris? Então, se você quiser conferir mais dicas de lugares com uma arquitetura incrível, continue no site da Dona Arquiteta e aproveite para nos seguir no Instagram.   

Leia Mais

REFERÊNCIAS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top