A Art Paris é uma das principais feiras de arte moderna e contemporânea da Europa. Há mais de 25 anos ela reúne anualmente artistas, designers e galerias de arte de diferentes partes do mundo. O evento ainda oferece premiações para os principais destaques e incentiva a apresentação de artistas iniciantes.
- Em 2026 a feira vai acontecer entre os dias 09 e 12 de abril. O evento é aberto ao público, fazendo dele uma excelente opção tanto para quem deseja ampliar o networking quanto para aqueles que desejam simplesmente contemplar a arte moderna e contemporânea.
- Em 2025, a feira recebeu 170 expositores, destes, 60% eram franceses e 40% oriundos de 25 países diferentes. Pelos corredores do Grand Palais passaram cerca de 89 mil visitantes das mais diversas nações.
- No ano de 2026, a previsão é que haverá a presença de aproximadamente 165 galerias e mais de 900 artistas.
Se você aprecia arte e quer conhecer uma das maiores feiras desse tipo da Europa, continue a leitura para saber mais sobre a Art Paris 2026.
O que torna o evento único entre as feiras de arte da Europa

Vários fatores fazem com que a Art Paris seja vista como um evento de arte único na Europa. Um deles é o fato dessa feira reunir em um só lugar artistas e galerias de arte de todas as partes do mundo. Além disso, a feira abre espaço para profissionais emergentes que desejam apresentar seu trabalho para o público.
Na Art Paris você verá exposições multidisciplinares com pinturas, esculturas, fotografias e outros tipos de manifestações artísticas. Outro aspecto que diferencia a feira francesa é que todos os anos são escolhidos dois temas que vão embasar as curadorias das obras. Em 2026 as temáticas escolhidas são:
- “Babel — Arte e linguagem na França”, que visa explorar as palavras e os signos da língua francesa, abordando temas como a multiplicidade dos alfabetos e a tensão entre texto e imagem;
- e “A reparação”, cujo objetivo é abordar a criação artística contemporânea sob a ótica do reparo, cujos significados são multifacetados e abrangem diferentes sentidos, dependendo do artista e da cultura na qual ele está inserido.
Além das exposições artísticas, essa feira também conta com um setor de design, cujo intuito é reunir arquitetos e designers de interiores para apresentar e discutir as novidades mais relevantes da área.
A importância do Grand Palais como espaço expositivo

O Grand Palais é o endereço da Art Paris, e também de muitos outros eventos importantes, tendo, inclusive, servido de palco para as competições de taekwondo das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2024.
O prédio foi erguido em 1897 para sediar a Feira Internacional de 1900 e sua estrutura grandiosa ficou pronta em apenas três anos, e logo se tornando um importante centro de eventos da capital francesa.
Esse edifício é uma verdadeira obra arquitetônica pariense, composto por materiais como pedra, vidro e aço,, que conta com uma imensa claraboia (uma das principais marcas do espaço. Entre 2021 e 2024, a construção passou por um processo de renovação para deixá-la mais acessível e também para reforçar as suas estruturas. Atualmente, o local é considerado um Monumento Histórico da França, sendo, portanto, o lugar ideal para exposições artísticas, como a Art Paris.
Programação Art Paris 2026: destaques

A programação da 28ª edição da Art Paris promete repetir o sucesso das edições anteriores. São esperados 165 expositores, entre galerias de arte moderna e contemporânea, artistas independentes e profissionais de design.
A partir do primeiro dia do evento, 09 de abril, os visitantes já vão poder andar pelas galerias do Grand Palais para admirar as obras expostas. Será destinado um espaço específico para cada setor da feira, entre eles:
- o espaço dedicado ao tema “Babel – Arte e linguagem na França”;
- o espaço dedicado ao tema “A reparação”;
- Edição de design francês;
- e Promessas (setor destinado a acolher galerias com menos de 10 anos de existência).
Além disso, ao longo do salão principal, haverão 24 exposições de artistas independentes e de profissionais iniciantes na carreira artística.
Durante a Art Paris 2026 também ocorrerá a 3ª edição do Prêmio BNP Paribas Banco Privado. Essa premiação é exclusiva para artistas franceses contemporâneos, e o vencedor ganhará 40 mil euros.
Se somando aos eventos do dia, acontece na feira o Prêmio Arte Dela, organizado pela revista Marie Claire, que homenageia artistas mulheres. Quem ganhar a edição de 2026 vai receber 30 mil euros.
Artistas e galerias imperdíveis para entusiastas de design

Com tantos expositores, pode ser um verdadeiro desafio escolher alguns para prestigiar. Pensando nisso, fizemos uma seleção de galerias e artistas que certamente merecem a sua visita:
- a 3812 Gallery (fundada por Calvin Hui e Mark Peaker) tem unidades em Hong Kong e Londres. Ela é especializada em arte contemporânea chinesa, tendo obras de artistas consagrados na China, como Hsiao Chin (que tem trabalhos expostos em locais como o Museu Metropolitano de Arte de Nova York);
- a Galerie XII (criada por Valerie-Anne Giscard) é voltada para a fotografia contemporânea, mas que também traz trabalhos multidisciplinares que envolvem fotografia, como pinturas, esculturas e colagem. Atualmente, a Galerie XII conta com um endereço em Paris e outro em Los Angeles;
- a galeria Emma Donnersberg carrega o nome da arquiteta e designer de interiores responsável pelo espaço. Donnersberg é reconhecida internacionalmente pelas suas peças e filosofia de design, que concebe seus interiores como ecossistemas, onde cada peça possui um papel distinto;
- a galeria Chalk Horse é nossa indicação se você quer expandir seus horizontes artísticos, sendo ela baseada em Sydney e especializada em arte contemporânea australiana e asiática.
- e por fim a Galerie Dupont, baseada em Paris e fundada nos anos 1990, tem no seu acervo obras de artistas contemporâneos de diferentes frentes, como pintura, fotografia, escultura, desenho e vídeo.
Guia Prático: ingressos, horários e como aproveitar
Por ter muitos expositores, não é possível ver todas as exposições em um só dia. Portanto, vale a pena selecionar os artistas e galerias que você mais tem vontade de conhecer e focar nos trabalhos deles no dia em que você for à feira.
Contudo, caso você queira admirar obras de vários expositores, pode ser necessário ir à Art Paris dois ou mais dias. O evento vai ocorrer nos seguintes dias e horários:
- Quinta, 09 de abril – 12h às 20h.
- Sexta, 10 de abril – 12h às 20h.
- Sábado, 11 de abril – 12h às 20h.
- Domingo, 12 de abril – 12h às 19h.
O valor dos ingressos na quinta e na sexta é de 30 euros. Já no final de semana o preço sobe para 35 euros.
Estudantes e portadores do Grand Palais Pass ou do cartão Bourse du Commerce – Coleção Pinault pagam 15 euros nos dias de semana e 20 euros no sábado e no domingo. A entrada é franca para menores de 10 anos. Você pode comprar seus ingressos diretamente no site do Art Paris.
Brasileiros e portugueses em Paris: como integrar Art Paris ao seu roteiro de primavera

Está planejando visitar a capital francesa na primeira quinzena de abril? Então, considere reservar um ou dois dias no seu roteiro para conhecer as obras que estarão expostas no Art Paris.
Como a feira só abre a partir do meio-dia, você ainda pode reservar o período da manhã para visitar atrações que ficam próximas ao Grand Palais, como a Praça da Concórdia e o Arco do Triunfo. Além disso, essa região conta com uma grande variedade de lojas, restaurantes e cafés.
Confira também:
Vale a pena ir? Para quem Art Paris é realmente Indicada
Se você aprecia arte contemporânea, trabalha no setor artístico ou é um profissional de arquitetura e design, vale a pena ir ao Art Paris para conhecer as principais novidades da arte moderna e contemporânea. É uma forma inspiradora de aumentar seu repertório, conhecer novos artistas e ampliar o seu networking.
Gostou de conhecer essa feira de arte moderna e contemporânea? Então, comece a planejar hoje mesmo a sua visita ao evento. Para isso, reserve suas passagens, faça uma reserva em um hotel próximo ao Grand Palais, que fica na região do Champs-Elysées, e defina quais expositores você irá visitar.
Para mais dicas de eventos de arte e design, continue no site da Dona Arquiteta e nos siga no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades.
Leia mais
- Confira os principais eventos de design no Brasil em 2026
- Maison & Objet Paris 2025: a grande feira francesa de design de interiores
- Nossa seleção de melhores hotéis para famílias em Paris
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.






