Conheça a história e cultura australiana através dos museus em Sydney
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.
A primeira coisa que precisamos falar sobre Sydney é: não se engane, ela não é a capital da Austrália e sim do estado de Novas Gales do Sul. Ainda que básica, esta informação é muito importante, pois não queremos que você se confunda na hora que for preparar sua viagem.
Sydney com certeza é a cidade mais visitada de toda a Austrália e não é para menos, pois é muito vibrante e multicultural, um verdadeiro paraíso para os amantes de arte, história e cinema. A capital de Novas Gales do Sul foi fundada em 1788 por britânicos e hoje é a maior cidade da Oceania.
Existem muitas formas de explorar uma cidade, mas nós escolhemos olhar para Sydney com um viés cultural, procurando conhecer os encantos da cidade através da sua rica herança histórica e cultural. Os museus de Sydney não são apenas espaços que você pode admirar e conhecer coleções e/ou exposições, mas são também um lugar que você consegue mergulhar na história e cultura que moldaram toda a metrópole australiana.
Vamos lá?
O Sydney Modern Project é uma expansão da Art Gallery of New South Wales e foi projetado pelo grupo SANAA. O museu introduziu uma nova abordagem à arte contemporânea, sua arquitetura deslumbrante teve como objetivo criar instalações artísticas inovadoras, que irão proporcionar uma experiência visual e sensorial única.
Isso ocorre, pois o design deste museu oferece um espaço apropriado para as exposições, criando um ambiente para que o público consiga observar o que está sendo apresentado, mas também tenha a oportunidade de apreciar a paisagem ao redor.
Um dos objetivos do SANAA para o museu foi respeitar a paisagem pública presente ao redor do Sydney Modern Project, além de melhorar o acesso ao distrito cultural oriental de Sydney.
Onde fica: Estrada Art Gallery — Haymarket
Horários: de domingo à segunda, das 10h às 17h
Como um centro de ciência e design, o Powerhouse Museum é um destino imperdível para todas as idades. O prédio do museu ocupa hoje a antiga Ultimo Power Station, que era responsável por alimentar os bondes elétricos da cidade.
O edifício foi reformado em 1988 e hoje possui exposições interativas de artes e ciências, ou seja, o Powerhouse permite que você explore conceitos científicos e inovações de design de maneira prática e envolvente. Uma característica deste museu que o Dona Arquiteta achou muito interessante é sua capacidade de tornar a ciência acessível e divertida, inspirando a próxima geração de inventores e criadores.
Onde fica: Harris Street, nº 500 — Ultimo
Leia também:
Para aqueles que procuram arte moderna nos museus de Sydney, o Museum of Contemporary Art Australia (MCA) com certeza é o lugar perfeito. O MCA fica à beira do porto em Rocks e possui uma vista espetacular para as balsas do Circular Quay. O museu é dedicado à exibição de arte contemporânea australiana e internacional, você também encontrará obras de artistas aborígenes e das Ilhas do Estreito de Torres.
Nossa equipe achou o MCA muito interessante por ter também exposições fotográficas e de videoarte. O museu possui três andares e você encontrará mais de três mil peças expostas, é realmente um espaço dinâmico que promove a criatividade e a reflexão, sendo um ponto central na vida cultural de Sydney.
Onde fica: George Street, nº 140 — The Rocks
Horários: de quarta à segunda, das 10h às 17h
The Mint é um marco histórico, pois está abrigado no edifício público mais antigo do centro de Sydney. O prédio já fez parte do hospital Rum, do governador Macquarie, para condenados e do Royal Mint. Hoje, The Mint funciona como uma espécie de vínculo entre o que é atual com o passado colonial de Sydney.
É um dos museus em Sydney mais históricos, pois além de todo simbolismo que o edifício carrega, o museu também conta com exposições que narram a evolução da economia e da sociedade australiana. Visitar The Mint é uma viagem ao passado, proporcionando uma compreensão mais profunda das raízes históricas de Sydney.
Onde fica: Macquarie Street, nº 10 — Centro
Horários: de quarta à segunda, das 10h às 16h
O Brett Whiteley Studio preserva o legado de um dos mais famosos artistas australianos. Se você quer conhecer um pouco de quem foi Brett Whiteley, este museu, que por muitos anos foi a casa e estúdio de Whiteley, permite que turistas e australianos explorem o ambiente.
O museu é gerenciado pela Art Gallery of New South Wales e é uma opção de visitação gratuita. As obras expostas e o próprio espaço do estúdio contam a história de um artista cujo impacto na arte australiana é inegável.
Onde fica: Raper Street, nº 2 — Surry Hills
Horários: de domingo à segunda, das 10h às 17h
Não poderíamos deixar de colocar na nossa lista de museus em Sydney o museu mais antigo da Austrália, Australian Museum. O museu foi fundado em 1827 e tem como foco a fauna, flora e cultura australiana e do Oceano Pacífico como um todo. Por se tratar de um museu tão antigo, o mesmo ficou fechado por quinze meses para reforma e foi reaberto em 2020.
O museu é uma instituição que conta com coleções abrangentes de história natural, antropologia e ciência. Suas exposições exploram a diversidade da vida na Terra, a história das culturas indígenas australianas e as descobertas científicas que moldaram nosso entendimento do mundo. Este museu é uma joia para curiosos de todas as idades, oferecendo uma educação rica e diversificada.
Onde fica: William Street, nº 1 — Darlinghurst
Horários: de domingo à segunda, das 10h às 17h
Se você está gostando desse post, talvez se interesse por:
Inaugurado em 1991, o Australian National Maritime Museum é um espaço que conecta a história da Austrália com o mar. O museu oferece exposições sobre exploração naval, imigração e defesa marítima.
Localizado ao lado da Cockle Bay de Darling Harbour, o museu apresenta uma impressionante coleção de navios históricos e artefatos marítimos, proporcionando uma visão abrangente da herança marítima australiana. O ANMM conta a relação que existe entre os indígenas australianos com o oceano, como ocorreu a exploração europeia e a imigração pelo mar.
Onde fica: Murray Street, nº 2 — Perth
Horários: de domingo à segunda, das 10h às 17h
Fundado em 1992, o Sydney Jewish Museum tem sido um espaço dedicado à documentação do Holocausto. O museu usa artefatos históricos, filmagens, mídias interativas e até mesmo testemunhos pessoais para relatar tudo o que ocorreu neste período histórico.
O Sydney Jewish Museum fica localizado no Maccabean Hall, um lugar construído para ser uma espécie de memorial dos judeus de Nova Gales do Sul que serviram na Primeira Guerra Mundial. Além de suas exposições sobre o Holocausto, o museu também narra a história da comunidade judaica na Austrália.
Onde fica: Darlinghurst Road, nº 148 — Darlinghurst
Horários: de domingo à sexta, das 10h às 16h
O Sydney Observatory faz parte do Museu de Artes e Ciências Aplicadas (MAAS) e é um local voltado para uma perspectiva astronômica e da ciência espacial. Equipado com telescópios antigos, Teatro Espacial 3D e Planetário de Sydney, o observatório permite que você explore os mistérios do universo. Este espaço era usado exclusivamente por astrólogos do governo australiano, apenas em 1982 passou a ser considerado um museu e aberto ao público.
Onde fica: Upper Fort Street, nº 1003 — Millers Point
Horários: de quinta à sábado, das 12h às 18h
Nossa última dica de museus em Sydney é a White Rabbit Gallery, uma galeria privada que exibe uma das maiores coleções de arte contemporânea chinesa do mundo. Fundada por Judith Neilson, a galeria precisa ser uma parada obrigatória para quem está em Sydney e é apreciador da arte moderna, principalmente da cultura chinesa. A White Rabbit Gallery é um espaço onde a arte contemporânea chinesa ganha vida, proporcionando uma visão profunda de uma cultura vibrante.
Onde fica: Balfour Street, nº 30 — Chippendale
Horários: de quarta à domingo, das 10h às 17h
Os museus de Sydney são essenciais para entender a cultura e a história da cidade e da Austrália como um todo. Eles oferecem uma rica bagagem de experiências, desde a arte contemporânea até a exploração científica. Ao planejar uma visita a Sydney, incluir esses museus no seu itinerário é garantir uma experiência turística verdadeiramente enriquecedora.
Constantemente temos publicados dicas e informações sobre viagens e passeios.
São centenas de destinos e dicas para quem tem paixão tanto para conhecer o mundo, quanto para conhecer os melhores designs. Você pode conferir todos os nossos conteúdos aqui no Blog e acompanhar as novidades pelas nossas redes sociais: Instagram | Twitter | Facebook
Conheça alguns dos nossos conteúdos sobre Sydney.
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
foto destacada – Road Trip with Raj na Unsplash
cn traveller
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Confira as melhores dicas para realizar sua Lua de mel em Amsterdã Este blogpost foi escrito…