Bar Alba, uma experiência íntima em Melbourne, Austrália
Austrália | Melbourne

Bar Alba, uma experiência íntima em Melbourne, Austrália

Escrito por Carolina Martins | Atualizado em:
Avalie esta matéria

132 Cotham Road, Kew, Melbourne, Victória, Australia.

Horário de funcionamento: das 18h à 0h.

Localizado em Melbourne, Austrália, está o Bar Alba, um estabelecimento intimista e aconchegante que é o lugar ideal para quem quer passar bons momentos com os amigos enquanto desfruta de um bom vinho.

Esse bar possui uma decoração moderna e intimista, mas, ainda assim, preserva alguns elementos originais da construção histórica na qual está localizado.

A decoração e a arquitetura do Bar Alba foram inspiradas no design europeu dos anos 20, mais especificamente nos bares de vinhos italianos que fizeram sucesso naquela época.

interior do Bar Alba. Paerte do balcão do bar e algumas mesas. Mulher em pé olhando vinhos na prateleira
Foto: Tom Blachford

Sendo assim, o Bar Alba traz para Melbourne, Austrália, um pouco do auge da Europa da década de 1920. Dessa forma, o local convida os seus clientes a viajarem no tempo e a vivenciarem um pouco a atmosfera de uma época que ficou conhecida por muitos como o auge da cultura cosmopolita no continente europeu.

 PROJETO

O projeto arquitetônico do Bar Alba ficou sob responsabilidade do escritório de arquitetura Buchan, que buscou criar um espaço agradável, tanto para os funcionários quanto para os clientes, respeitando a estrutura e a história da construção que o estabelecimento ocupa. 

De acordo com Valerie Mack, diretora do Buchan: “o design dos espaços interiores deve ajudar a transmitir uma personalidade única, que se conecta aos clientes existentes e potenciais, aprimorando a experiência da marca e atendendo às necessidades físicas e emocionais de quem vai ocupar aquele espaço.”

Valerie Mack ainda complementa: “não é apenas a aparência de um espaço; é a experiência sensorial abrangente que vem da comida, do vinho e da equipe que torna um espaço bem-sucedido.”

Fachada do Bar Alba em Montreal, Canadá
Foto: Tom Blachford

Devido a essa concepção, os arquitetos responsáveis por este projeto não criaram apenas um espaço que fosse esteticamente bonito, mas sim um ambiente que dialoga com as pessoas e que atenda as necessidades de cada indivíduo que entra naquele ambiente.

O Bar Alba é um estabelecimento pequeno, mas essa característica faz com que o local fique ainda mais intimista, exclusivo e aconchegante. Além disso, os arquitetos responsáveis por esse projeto criaram alternativas para deixar o espaço mais confortável e visualmente mais amplo. 

Isso foi feito com a criação de painéis que percorrem todo o ambiente. Com a escolha de um grande sofá de couro, que ocupa boa parte de uma das paredes laterais e, dessa forma, oferece mais espaço para as pessoas se acomodarem. 

Interior do Bar Alba. Parte da bancada e as mesas
Foto: Tom Blachford

DECORAÇÃO

Os idealizadores desse bar em Melbourne, Austrália, queriam um espaço atemporal, com um design clássico e elegante. A perfeição não estava na lista de prioridades dos donos do Bar Alba, mas sim a criação de um espaço que envelhecesse bem e no qual as pessoas pudessem se conectar e se sentissem convidadas a relaxar e a permanecer por um longo tempo, enquanto degustam um bom vinho. 

Para esse bar foram priorizados materiais como o mármore e o latão, que deixaram o ambiente mais elegante. Ao entrar no estabelecimento, o olhar do cliente é logo atraído para uma barra monolítica, com nove metros de comprimento, que é um dos principais elementos do local.

O teto do bar é o original da construção, contudo, ele foi cuidadosamente restaurado para poder permanecer no estabelecimento. A paleta de cor escolhida para esse bar é composta principalmente por tonalidades neutras, como o cinza e o verde-musgo. A exceção é o vinho, que pode ser visto nas cadeiras e nas banquetas.

Mesas do bar Alba
Foto: Tom Blachford

Há poucos objetos de decoração no Bar Alba, sendo que as luminárias com o design moderno e as próprias taças e garrafas de vinho cumprem o papel de decorar o ambiente. 

Outro elemento que compõem a decoração do local é um móvel de madeira do tipo nogueira. Essa peça foi especialmente produzida para o Bar Alba, e que armazena alguns dos vinhos servidos no estabelecimento.

Esse bar em Melbourne, Austrália, também apresenta algumas paredes curvas, que ajudam a trazer mais suavidade para o ambiente, além de deixá-lo mais personalizado. 

Mesas do Bar Alba
Foto: Tom Blachford

BAR ITALIANO EM MELBOURNE

Logo na entrada do Bar Alba, o cliente se depara com uma placa de latão. Esse elemento foi posicionado ali para fazer uma referência a forma como as propagandas eram veiculadas na Europa nas décadas de 1920 e 1930.

O ambiente do bar também traz essa atmosfera dos estabelecimentos europeus das primeiras décadas do século XX. A bancada principal é revestida por um painel verde esmeralda com pés de latão e com um topo de mármore.

Luminária do Bar Alba
Foto: Tom Blachford

VINHOS E GASTRONOMIA

O Bar Alba em Melbourne, Austrália, conta com mais de 400 rótulos de vinhos de todas as categorias, tinto, branco, rosé. Além disso, o estabelecimento também oferece uma grande variedade de drinks, como Mojitos e Margarita.

O estabelecimento também possui algumas opções de lanches e petiscos para serem servidos junto com as bebidas, como ostras, bolinhos e pães com os mais diversos tipos de acompanhamentos. 

Taça de vinho e prato com azeitonas
Foto: Tom Blachford

RESERVAS

Clique aqui para garantir a sua reserva em um dos melhores hotéis de Melbourne, Austrália, de uma maneira prática e rápida. 

Melbourne

Melbourne é a segunda maior cidade da Austrália e um dos maiores centros culturais do país. Esse destino vai agradar a todos os públicos, já que o local possui atrações para quem gosta de arte, história, esportes e natureza.

Essa cidade une passado e presente. Em alguns bairros de Melbourne é possível ver lado a lado construções históricas e prédios modernos, como na região de Southbank. 

Vista de Melbourne
Melbourne, Austrália

Além disso, Melbourne é a cidade onde ocorre a corrida de Fórmula 1 na Austrália e também o campeonato Australia Open Tennis.

Quem gosta de arte e cultura também vai encontrar muitas atrações nessa cidade, já que ela abriga muitos museus e galerias de arte. Aliás, o maior museu da Austrália fica nesse local, que é o Museu Melbourne, que possui um acervo riquíssimo. 

Essa cidade também vai agradar muito aqueles que gostam de aproveitar a vida noturna, pois possui muitos restaurantes, bares, pubs e baladas. Sendo assim, Melbourne, Austrália, é capaz de agradar a todos os públicos.

Passeios em Melbourne

Confira a seguir algumas opções de passeios imperdíveis que você pode fazer em Melbourne

Melbourne Austrália

Passeio de barco

Conheça os pontos turísticos mais importantes de Melbourne nesse passeio de barco pelo rio Yarra.

Melbourne Austrália

Passeio selvagem

Esse passeio é uma boa opção para quem quer conhecer um pouco mais da natureza australiana. Os turistas vão poder visitar a costa do país e também ver os coalas no hábitat natural deles.

Melbourne Austrália

LEIA MAIS

Em Mount White, Austrália, um restaurante rústico encantador: conheça o Saddles

Saddles

O Saddles é um restaurante luxuoso e aconchegante que reproduz de maneira fiel o estilo de vida nas fazendas australianas.

Capella-lodge-justin-long-fundo infinito, dona arquiteta

Capela Lodge

Esse hotel é ideal para quem quer passar um tempo longe das grandes cidades e ficar próximo da natureza. Com apenas 20 acomodações e localizado em uma passagem paradisíaca, o Capela Lodge é ideal para quem quer relaxar e recarregar as energias.

Melbourne Austrália

REFERÊNCIAS:

Site do escritório de arquitetura

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top