Escócia com muita tradição e design
Escócia | N/A

Escócia com muita tradição e design

Escrito por Rayssa Cunha | Atualizado em:
Avalie esta matéria

Escócia com muita tradição e design. Gosto muito de história e presenciar a evolução da arquitetura ao longo dela. Tinha uma certa curiosidade em conhecer a Escócia e optei por sair dos roteiros tradicionais pelas Low lands e desbravar as famosas ”Highlands”.

Como decidi viajar na época do Festival cultural de Edimburgo não tinha como deixar de fora a capital.

EDIMBURGO

Escócia com muita tradição e design., dona arquiteta Edimburgo
Castle Rock, Castelo de Edimburgo, parte medieval da cidade. Escócia com muita tradição e design

A capital escocesa é relativamente pequena embora seja a segunda maior cidade da Escócia.  Basicamente é dividida em “cidade nova” que foi construída entre 1765 e 1850 e conserva prédios remanescentes do período neoclássico e “cidade velha” que é a parte medieval.

Não pegue fila! Garanta antecipadamente seu tour pelo castelo! Clique aqui.

Escócia com muita tradição e design., dona arquiteta, edimburgo, cidade nova
Edimburgo, vista da cidade nova. Escócia com muita tradição e design.
Escócia com muita tradição e design.


Uma curiosidade:  antigamente era cobrado imposto pelo número de janelas, o “window tax”, e vários palacetes em Edimburgo , para manter a simetria neoclássica tinham várias janelas…


Mas se repararem, verão que muitas delas na verdade são falsas, sendo assim o imposto não podia ser cobrado.

THE BALMORAL HOTEL

1 Princes St, Edimburgo EH2 2EQ, Reino Unido.
+44 131 556 2414
Escócia com muita tradição e design., dona arquiteta, balmoral hotel, edimgurgo

Na maioria dos lugares as fachadas externas  são conservadas mas o interior das antigas construções é  totalmente remodelado . Tome-se por exemplo o  The Balmoral hotel , um prédio Vitoriano de 1902, projetado pelo arquiteto William Hamilton Beattie.

Inaugurado em 15 de outubro de 1902,  originalmente era conhecido como North British. Aclamado como um dos grandes hotéis ferroviários, possuia 300 quartos e 52 banheiros. Mais tarde, foi renomeado o Balmoral – o que significa “habitação majestosa” em gaélico. Foi remodelado pelo HBM projects e atualmente faz parte do grupo hoteleiro Rocco Forte.

A capital escocesa é relativamente pequena embora seja a segunda maior cidade da Escócia. Basicamente é dividida em “cidade nova” que foi construída entre 1765 e 1850 e conserva prédios remanescentes do período neoclássico e “cidade velha” que é a parte medieval.

Para os amantes de Harry Potter, clique aqui e veja o tour guiado pela cidade.

Torre do relógio do hotel Balmoral.

Outra curiosidade é o relógio “The Balmoral Clock” :  desde 1902, o relógio do hotel foi ajustado três minutos adiantado para garantir que as pessoas de Edimburgo não perdessem seus trens.  Ele continua assim até hoje exceto no dia 31 de dezembro (Hogmanay) para as celebrações do Ano Novo da cidade.

No Balmoral, temos alguns bares e restaurantes, entre eles o estrelado  Number One, e mantendo a tradição o salão de chá Palm Court …e o bar Scotch, com mais de 500 rótulos de Maltes, blends e vintages de toda a Escócia.

Quer desfrutar desta experiência! Clique aqui e garanta sua reserva!

the Balmoral hotel , scotch bar , Edimburgo, Escócia com muita tradição e design., dona arquiteta, scotch bar
Scotch Bar,  hotel Balmoral, foto ICE Portal e Hello Scotland.

Ainda pra quem quer ficar em Edimburgo sem gastar muito tem o Fraser Suites : esse apart hotel fica na cidade velha, próximo do Castle Rock ou Castelo de Edimburgo.

FRASER SUITES

12 – 26 St Giles’ St, Edinburgh EH1 1PT, Reino Unido.
+44 131 221 7200
Clique aqui e garanta sua reserva
fraser suites- Edimburgo

Localizado a poucos passos do Castelo de Edimburgo e à saída da Royal Mile, na Rua St Giles, encontra-se o edifício de 130 anos que abriga o Fraser Suites Edinburgh.

A fachada do edifício vitoriano foi preservada e seu interior inteiro reformado, oferecendo espaços mais contemporâneos.

Estando em Edimburgo não poderíamos deixar de falar do restaurante que recebeu o prêmio de design 2016.

TIGERLILY, BAR E RESTAURANTE

125 George St, Edimburgo EH2 4JN, Reino Unido
+44 131 225 5005
$$ – $$$ Bar, comida britãnica.

Apesar do Tigerlily ser um fascinante hotel boutique situado em Edimburgo, hoje vamos falar especialmente do seu bar e restaurante. Visitar o restaurante do Tigerlily e não provar seu Chá da Tarde é não ter a experiência completa do que esse incrível restaurante pode te oferecer. O Tigerlily Afternoon Tea é uma das principais atrações do estabelecimento, oferecendo uma variedade generosa de chás da Eteaket e acompanhado de champanhe.


O bar do Tigerlily disponibiliza um After Dark, uma seleção de coquetéis. É uma ótima maneira de aproveitar sua noite até o dia clarear. Explore o cardápio de coquetéis do bar para a experiência After Dark.

Foto Cortesia Tigerlily

INVERNESS

Em Inverness tivemos o privilégio de ficar na Culloden House  à 15 minutos do centro de Inverness. É uma construção histórica, pois este palacete serviu de base para o Principe Bonnie Charle durante a batalha de Culloden.

inverness, escocia
Inverness

CULLODEN HOUSE

Inverness, Scotland, IV2 7BZ
+44 (0) 1463 790461
Clique aqui e faça sua reserva!
Culloden house Escócia com muita tradição e design., dona arquiteta, Culloden house, Inverness

Na época do levantamento jacobita em 1745-1746, Bonnie Prince Charlie usou Culloden House como sede e se hospedou dutante a batalha fatídica em Culloden Moor.

Hoje, este belo hotel de luxo fica em quase 40 hectares, onde você pode passear pela floresta e jardins privados para desfrutar da paz excepcional, tranquilidade e majestade dos terrenos.

A experiência de estar em um palacete histórico e ter a sensação que voltamos no tempo! Parece que fomos transportados para o cenário de Outlander! Clique aqui e confira!

CULLODEN BATTLEFIELD

 Culloden Moor, Inverness, Highlands, IV2 5EU
+44 1463 796090

O museu foi construído onde foi realizada a batalha de Culloden. a última batalha travada em solo escocês contra a Inglaterra na tentativa de independência. O museu Culloden Battlefield visitor Center foi projetado por Hoskins Arquitetos.

batalha de culloden museu de culloden, inverness, escócia
Entrada do Museu escrito em inglês e gaélico, idioma muito falado nas Highlands.

O Museu, além de abrigar a área de exposição, tem salas de conferências, escritórios, café, restaurante e lojas. O centro é definido por um telhado em forma de onda e uma longa parede longa que atravessa o edifício adentrando à paisagem.

Os visitantes participam de uma jornada interpretativa através da exposição culminando na vista do campo de batalha através do telhado verde ou entrando diretamente no campo de batalha através de um caminho suavemente inclinado ladeado por uma parede memorial feita em homenagem aos que morreram em combate.

O prédio fortemente isolado é revestido com uma pedra local de Caithness e pedras recuperadas do próprio local. O predio é aquecido por uma caldeira de biomassa fornecida pelas florestas locais.
O centro de visitantes foi oficialmente aberto ao público em 16 de abril de 2008 exatos 262 anos após a batalha de Culloden em 16 de Abril de 1746.

batalha de culloden, museu de culloden, inverness, escócia
Tradição e design. Esta parede de pedras é um memorial, cada pedra saliente representa um escocês caído no campo de batalha.

CASTELO DE EILEAN DONAN

Eilean donan Escócia com muita tradição e design., dona arquiteta, Eilean Donan
Castelo Eilean Donan

Rumo à Isle of Skye….paramos no caminho no famoso Castelo de Eilean Donan que serviu de cenário de vários filmes, e notamos que os castelos que são privados são bem mais interessantes, pois os proprietários mantém os espaços mobiliados e com isso conseguimos entender um pouco da dinâmica e do dia a dia de quem ali habitava.

Muito diferente dos castelos cuidados pelo governo onde a grande maioria eram espaços vazios. Acreditem ver os espaços mobiliados faz total diferença. Realmente é uma imersão na história uma volta ao tempo.

ISLE OF SKYE

Me considero uma pessoa cosmopolita, mas em Skye eu deixei meu coração. O encontro do relevo vulcânico com o mar é uma poesia. Este lugar é bucólico cheio de passeios ligados à natureza.

THE THREE CHIMNEYS

Colbost, Dunvegan, Colbost, Isle of Skye IV55 8ZT, Reino Unido
+44 1470 511258
isle of skye, three chimneys, Escócia com muita tradição e design., dona arquiteta, three chimneys, isle of skye

As construções são diferenciadas, invariavelmente as casas são brancas com tetos de ardósia. Lá ficamos hospedados no hotel Three Chimenys que embora simples, é extremamente charmoso e seu  restaurante é muito bem conceituado.

Hotel

O RESTAURANTE

isle of skye, three chimneys,, restaurant, Escócia com muita tradição e design., dona arquiteta, three chimneys, isle of skye
Foto Cortesia Three Chimneys

O Restaurante Three Chimenys é dirigido pelo Chef Scott Davies, trás a contemporaneidade à culinária local, os ingredientes vem de um raio de 30km.

O restaurante recebeu o título de restaurante do ano 2018 do The good food Guide UK , esta é uma cozinha memorável e envolvente servida por uma equipe orgulhosa. Embora a comida escocesa não tenha sofisticação a riqueza está na matéria prima de primeira, excelentes peixes e obviamente um delicioso “carneiro”.

CASTELO DE DUNVEGAN

MacLeod Estate, Dunvegan House, Dunvegan, Isle of Skye IV55 8WF, Reino Unido.
+44 1470 52120
dunvegan castle, isle of skye, escócia, highlands
Castelo de Dunvegan

Nesta região, Dunvegan temos o castelo do clã MacLeaod. Este castelo está a 800 anos na mesma família, sua contrução inicial data de 1200 e foi modificada até 1850 passando assim por 10 períodos arquitetônicos construtivos. Atualmente ele segue um estilo mais vitoriano.

Um dos maiores tesouros do clã é a Fairy Flag ou Am Bratach Sith, provavelmnete originária da Síria ou Rodes é tecida em seda e data do 4th século DC. Diz a lenda que esta bandeira tem poderes milagrosos de proteção do clã e foi dado ao lider pelas fadas.  Denota-se a Influência forte celta na região.

fairy flag - Dunvegan castle
Fairy flag

No castelo tem também outros detalhes construtivos interessantes como o canal construído entre a masmorra e a cozinha de tal maneira que os presos pudessem sentir o cheiro da comida sendo feita…

Em Isle of Skye, além de história podemos desfrutar de inúmeros passeios e trilhas. A paisagem é apaixonante.

Conhecer a Escócia foi uma grata surpresa, pra quem gosta de paisagem, história e natureza fica a dica!

Escócia, kilt rock, isle of skye
Kilt Rock, Isle of Skye

Passagens para Escócia

Se você ficou interessado em conhecer a Escócia, visite nossa parceria Passagens Promo, com ela você pode planejar sua viagem com o melhor custo-benefício.

LEIA MAIS

The Murray Hotel: ícone da sofisticação em Hong Kong

The Murray Hotel

The Murray é um hotel ícone de luxo. As instalações no The Murray Hotel revisitam a noção de hotel e oferecem espaços com traços de residências.

Kapok

A Kapok é uma lojas conceito multimarcas, fundada em 2006 pelo francês Arnault Castel. A loja leva para Hong Kong o conceito de  “clássicos do futuro”.

Tenha o seu seguro viagem

Tenha uma viagem tranquila, contrate um seguro viagem. A Seguros Promo te ajuda nessa tarefa de escolher a melhor opção para sua viagem, de um modo prático e eficiente. Não permita que imprevistos atrapalhe suas férias, faça um seguro de viagem.

REFERÊNCIAS:
The Balmoral Hotel
HBM projects
Fraser Suítes
Goddard Little Fair
Tigerlily, site
Culloden House
National Trust for Scotland
Hoskins Architects
Eilean Donan Castle
The Three Chimneys
The Good food Guide UK
Dunvegan Castle

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top