Índice desta matéria
Museu e Campo da Batalha de Culloden
Endereço: Culloden Moor, Inverness — Highlands. Escócia – Reino Unido.
CULLODEN BATTLEFIELD
A história sobre Inglaterra e Escócia é uma questão antiga e interessante. Ambos os países estão conectados por conta da relação geográfica única: pertencem ao mesmo território.
Se você pretende visitar Inverness, não pode deixar de passar no Museu e no campo de batalha de Culloden, também conhecido como Culloden Moor.
A Batalha de Culloden foi travada entre os jacobitas — escoceses das Terras Altas, que defendiam Bonnie Prince Charlie (ou Príncipe Charles Edward Stuart) — contra o exercito britânico. Estes eram comandados pelo Duque de Cumberland, filho mais novo do rei George II, que ocupava o trono britânico naquele período.
O ingleses contavam com canhões, artilharia avançada e um exército altamente treinado. Os jacobitas dispunham de poucas armas, confiando predominantemente em espadas, facas e escudos para sua defesa. Não é difícil imaginar quem ganhou essa guerra, né?!
Ao todo, a guerra durou apenas uma hora, com mais de mil jacobitas mortos, enquanto a Inglaterra não perdeu nem metade disso.
Museu Culloden Battlefield
Foi a última batalha travada em solo escocês contra a Inglaterra na tentativa de independência.
O museu foi construído onde foi realizada a batalha de Culloden, em 16 de Abril de 1746 e foi projetado por Hoskins Arquitetos, que foram os vencedores do concurso mundial realizado em 2004.
A Culloden House atualmente funciona como hotel, mas na época do levante jacobita serviu como base para o Prince Bonnie Charlie (o herdeiro da coroa escocesa).
O Museu, além de abrigar a área de exposição, tem salas de conferências, escritórios, café, restaurante e lojas. O centro é definido por um telhado em forma de onda e uma longa parede longa que atravessa o edifício, adentrando à paisagem.
Os visitantes podem fazer uma viagem interpretativa através da exposição, que culmina com uma vista do local a partir do telhado verde. Ou entram no campo de batalha através de um portal entre uma berma levemente inclinada e ladeado por uma parede memorial (feita em homenagem aos que morreram em combate).
O prédio, fortemente isolado, é revestido com uma pedra local de Caithness e pedras recuperadas do próprio local.
O predio é aquecido por uma caldeira de biomassa fornecida pelas florestas locais.
O centro de visitantes foi oficialmente aberto ao público em 16 de abril de 2008 — exatos 262 anos após a batalha de Culloden.
No campo de batalha é possivel ver bandeiras vermelhas (ingleses) e azuis (escoceses) sinalizando o posicionamento dos exércitos durante a guerra.
Ao longo do campo de batalha de Culloden têm várias pedras com os nomes dos clãs, homenageando os que cairam durante a batalha.
Também há o Memorial Cairn, com mais de 6 metros de altura, construído por Duncan Forbes em 1881 em memoria dos jacobitas que pereceram na batalha.
Situada no recinto do Campo de Batalha de Culloden, encontra-se a casa Leanach. Foi construída no início do século XVIII e acredita-se que serviu de hospital para atender os combatentes durante a batalha.
A última ocupante de Leanach Cottage foi Belle MacDonald, que morou aqui até sua morte em 1912. Em 1924, a Gaelic Society of Inverness e a Thomas Munro Architects começaram a restaurar e conservar o edifício.
Se você gosta de história e está perto do Campo de Batalha de Culloden, porque não se hospedar no Culloden House? É o mesmo local onde o Prince Bonnie Charlie ficou hospedado durante esta batalha e hoje é um hotel boutique.
Outlander e a batalha de Culloden
Com base em eventos históricos reais, a Outlander detalhou com precisão o cenário sangrento que foi a batalha de Culloden.
A verdadeira Culloden Moor não foi usada como locação em Outlander, mas diversos outros lugares próximos a Edimburgo foram cenários na série e estão disponíveis para visitação.
A série Outlander estreiou em 2014 e conta a história da enfermeira Claire Randall, que reside no período posterior à Segunda Guerra Mundial ao lado de seu marido Frank. Em suas 7 temporadas, a série conta muito mais do que a história da batalha de Culloden e vale muito a pena assistirm, se você tem interesse na história da Escócia.
Se você gostou do nosso post sobre a batalha de Culloden, vem conferir outros lugares incríveis para colocar no seu roteiro de viagem para Europa. E se você sabe de alguma coisa bacana que ficou de fora ou tem alguma dúvida, deixe aqui nos nossos comentários.
Leia mais:
- Onde ficar em Madrid: conheça os melhores hotéis
- Conheça o estrelado restaurante Azurmendi
- Oku Ibiza: um oásis na ilha espanhola
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.