Índice desta matéria
Fuorisalone
Perfil do instagram: @fuorisalone
MILÃO, ITÁLIA — Começa, neste final de semana, a semana de Design de Milão. Trata-se de uma semana inteira dedicada a eventos que reúnem os principais profissionais, estúdios, inovações e lançamentos do setor. Indo muito além do salão de móveis de Milão, as ruas da cidade são tomadas por galerias e exposições.
As feiras independentes acontecem todas ao mesmo tempo — entre 17 e 23 de abril — e ditam as tendências dos próximos anos. Ao redor do tradicional Salone del Mobile, elas fazem parte de um movimento enorme chamado Fuorisalone.
Hoje você conhecerá o que os organizadores do Fuorisalone 2023 estão preparando para o público, os principais distritos de design da cidade e alguns dos melhores eventos para guardar na sua agenda.
Tema do Fuorisalone 2023
Já faz alguns anos que o Fuorisalone vem se destacando do evento principal da semana o design de Milão. Apesar do Salone del Mobile não ter perdido seu posto de principal evento sobre decoração e móveis do mundo, a organização descentralizada do Fuorisalone tem permitido o surgimento de diversos eventos independentes dedicados a debater o futuro do design.
São eventos que convidam os principais designers do globo a debater os desafios de cada momento e como o design trabalha ou pode trabalhar diante deles. São oportunidades para conhecermos melhor o que a indústria do design prepara em termos de tecnologias, materiais e valores para projetos.
Para a edição de 2023, o Fuorisalone definiu o título “Laboratório Futuro” para resumir a direção que os organizadores tomaram para este ano. É um aceno aos desafios que a Europa vive agora: a crise energética, a guerra na Ucrânia, as instabilidades políticas e as mudanças climáticas.
As centenas de eventos ao redor da cidade abordarão temas como:
- design sustentável
- economia circular
- inovação em materiais
- regeneração urbana
- e inteligência artificial.
E todos sendo abordados com uma cautela em propor debates construtivos, que evitam a tecnofobia (principalmente ao entorno do uso de inteligência artificial) e propõe maneiras sustentáveis de lidar com o futuro.
Os distritos de design de Milão
Apesar de haver certo nível de organização para mapear e direcionar os eventos que acontecem ao redor da cidade de Milão que fazem parte do Fuorisalone, são todos realizados por uma variedade enorme empresas e grupos independentes.
Muito além de grandes marcas oferecendo seus produtos, o Fuorisalone 2023 reúne também diversas organizações de promoção à cultura, instituições de pesquisa e cursos do design. Com isso, muitas associações têm se formado nos últimos anos para unir esforços e promover a visitação em eventos de um mesmo bairro.
Essa combinação entre associações, a reunião de grandes eventos num só território e pautas em comum deram origem aos chamados distritos do design de Milão. Elas reúnem os eventos e locais dos bairros que lhe dão nome e de seus entornos.
Apesar de parecer uma mera informação burocrática, saber da existência dos distritos do design ajuda — e muito — na hora de definir seu itinerário dentro do evento. Porque, acreditem, é impossível acompanhar tudo que acontece em tão poucos dias. É preciso filtrar. E reunir os eventos por distrito ajuda bastante neste processo.
Brera District 2023
O bairro de Brera está localizado entre o Quadrilatero d’Oro – área famosa por abrigar as principais marcas de moda de Milão — e o Castelo Sforzesco. É um dos mais bairros mais bonitos da cidade e ainda mantém as tradicionais ruas de paralelepípedo, edifícios do século XVIII e diversas lojas originais. Diferente das grandes galerias comerciais da cidade, Brera é onde encontramos o maior número de boutiques e pequenas lojas de designers locais.
Soma-se, a esse grande espaço dedicado aos designers de Milão, uma grande variedade de galerias de arte como a Pinacoteca di Brera, a Galleria Antonio Battaglia e a Galeria Miart. É nessa área de grande efervescência artística que acontece o Brera Design Week – um dos maiores eventos do Fuorisalone dedicado às tendências do design.
Para 2023, a semana de design de Brera promove o tema “O futuro é agora, dar-lhe significado é uma prioridade”, propondo entender que o futuro não é abstrato (e tão pouco imaterial). Acontecerão pautados pelas questões atuais que mais impactam a indústria do design: novos materiais, circularidade, a disputa pela atenção das novas gerações e distinções entre experiências online e offline.
Confira alguns dos principais eventos do Brera Design Week 2023:
A Fundação Feltrinelli oferecerá aos visitantes a exposição “Shift Craft”, com peças de diferentes campos (trabalhos em cerâmica, metal, madeira, vidro e pintura) produzidas por 20 renomados artesãos da Coreia. É uma oportunidade de compreender como velhas técnicas de artesanato guardam sabedorias para lidar com os desafios do design contemporâneo.
A Stark, empresa italiana dedicada a organização de eventos e instalações imersivas interativas, propõe repensar como os espaços são afetados pela interação de várias vidas. Na instalação “Trame”, dentro do Acquario Civico di Milano, as mãos dos visitantes despertam e guiam efeitos no espaço que se chocam ou interagem com dos demais visitantes.
A ETH Zurique trouxe para a semana do design uma exposição dedicada a apresentar as inovações da tecnologia inclusiva. Além disso, propõe debates sobre o design afeta o universo das pessoas com deficiência e pode torná-lo mais assertivo a este público.
As marcas Msg Italy e Antique Mirror se unem para apresentar a coleção “Natureza Espelhada” de peças e novos materiais que promovem a combinação entre espelhos e mármore.
O Studio Asti Architetti e a Iris Ceramica promovem uma série de eventos na Piazza dei Mercanti. Novas tecnologias e integração das culturas locais na arquitetura urbana serão debatidas através de instalações, workshops e palestras.
Milano Design District 2023
O distrito abraça tanto o quadrilátero ao entorno da Via Durini quanto ruas vizinhas, incluindo muitos espaços do centro de Milão, a Piazza Fontana, o Corso Monforte e o Foro Buonaparte.
Os eventos ao redor da Via Durini são organizados por uma associação com mais de 42 membros da região e estão numa busca constante por tornar o bairro mais representativo no cenário do design internacional. Em função disso, o distrito que – até 2021 — era chamado de Milano Durini Design passou a se chamar Milano Design District.
É importante entender que existe um componente que faz deste distrito um lugar diferente dos demais distritos: sua permanência.
Enquanto os demais distritos são inflados com novas lojas, exposições, instalações e espaços que apenas existem durante a semana do design de Milão, em Durini os eventos são organizados por estabelecimentos que ali residem durante todo o ano. No caso, elas se organizam para promover suas novas coleções ao entorno de uma tem comum.
No caso de 2023, o tema será a metamorfose urbana. É uma oportunidade das marcas que fazem parte da associação apresentarem seu compromisso com a revitalização de espaços da cidade, através das novas coleções.
Tortona District 2023
Este distrito gira ao entorno, principalmente, da Zona Tortona. Trata-se de um antigo bairro em decadência que reviveu no final do século passado com a chegada de novos museus, galerias, estúdios de fotografia, ateliês e escritórios de design.
Se sua aura em relação ao mundo das artes já parece aquecido durante todo ano, ele entra em chamas durante a semana do design. Isso graças ao Tortona Rocks, um evento independente e que conta com curadoria da Milano Space Makers.
Para a edição de 2023, o Tortona Rocks oferecerá uma série de eventos inspirados na proposta “Como cuidar do amanhã? Instruções de projeto”. Diversos designers e grandes marcas realizam conversas que se propõe a pensar no nosso papel em repensar estilos de vida para estabelecer um olhar mais atento ao meio ambiente.
Confira alguns dos principais eventos que acontecerão por lá:
A fotógrafa Annie Leibovitz estará a pedido da IKEA na exposição “Assembling the Future Together”, que resgata seus 80 anos de existência, planos para o futuro e informações valiosas do mercado fornecidas pelo report anual organizado pela empresa.
A Archiproducts Milano oferecerá a experiência “Terra. Inspired by Earth”, que resgata os tons, atributos e materiais da terra em uma instalação com itens de diversas marcas internacionais organizadas pelas designers da StudioPepe.
A agência nova-iorquina The Slowdown propõe uma reflexão sobre o ciclo de vida dos objetos e nossa relação com o consumo através da “Take It or Leave It”, um sorteio gratuito dos objetos que a designer Paola Navone (que já fez parte dos grupos Alchemia e Memphis) colecionou durante as últimas cinco décadas de profissão. São itens raros, artesanatos e protótipos produzidos em três continentes diferentes.
A filial italiana da revista Vanity Fair organiza mais uma vez o “Vanity Fair Social Garden”. Trata-se de um pequeno oásis urbano que combina luzes neon, flores, instalações, palestras, drinks e aulas de culinária.
5Vie Disctrict
Este distrito compreende as áreas entre Corso Magenta, San’Ambrogio e as Colunas de San Lorenzo. É organizado por galerias e instituições da região. Durante a semana do design de Milão, a 5Vie expande e se torna palco de eventos dedicados ao design artístico, artesanato de alto padrão a relação entre estes campos com a criatividade.
Para a edição do 5Vie Design Week 2023, o título será “Design for Good”, promovendo o design como uma ferramenta para o cultivo de conexões humanas. Curadores de arte, artistas e designers de várias partes do mundo produziram uma série de instalações que exploram o tema, com foco principal na sustentabilidade.
Confira alguns dos eventos:
A Irthi é uma organização dedicada a promover peças produzidas por artesãos dos Emirados Árabes. Estarão promovendo a instalação “Echoes of Alchemy”, dialogando a relação entre Ocidente, Oriente, artesanato e estética moderna.
Materiais trabalhados por mãos humanas podem ser chamadas de “naturais”? O real se aplica apenas aquilo que podemos perceber com nossos sentidos e, caso sim, podemos perceber as realidades virtuais como parte do real? São estas algumas das indagações propostas na instalação “Meta-Physical” no Teatro Arsenale.
O projeto “Doppia Firma” (assinatura dupla, em italiano) envolve uma sequência de peças e instalações no Palazzo Litta. Incentivando diversos designers e mestres artesãos a utilizar de recursos como humor, ironia e metáforas, Doppia Firma promovem uma fusão entre design e expressões autênticas de artesanato.
Isola Design District 2023
É neste agitado bairro com origens proletárias, que que acontece o Isola Design Festival que reúne mais de 40 locais dedicados a exposições e eventos. Para a edição deste ano, a Isola envolveu quase 300 designers, estúdios e fabricantes na criação de 7 grandes exposições.
Todos as exposições seguem o tema “Nada Acontece se Nada Acontecer”. Trata-se de um chamado à ação para ir além do conceito de sustentabilidade e encontrar suas aplicações dentro do design.
Confira alguns eventos:
Na Piazza Città Lombardia, a equipe do Disrupt Design Lab promove uma exposição e Showroom dedicados a expor a não-circularidade do uso da madeira dentro da arquitetura, avaliando o quanto sua cadeia de produção requer novas intervenções. Uma delas é proposta dentro do próprio evento e trata-se de um novo composto de serragem industrial combinado com aglutinantes naturais.
Combater o uso de petróleo no cotidiano vai muito além de alternativas ao uso de combustíveis fósseis, já que ele também é usado para compor um dos materiais mais utilizados no mundo que é o plástico. Nesta instalação, o designer e pesquisador Marco Federico Cagnoni apresenta as aplicações de um bioplástico criado a partir de dente-de-leão (dandelium) e chicória.
A WasteCraft é uma empresa neerlandesa que colabora com designers especializados no uso de materiais residuais. Basicamente, ela transforma lixo (em especial resíduos plásticos) em novas peças de design. Para o Fuorisalone, eles trouxeram sua coleção de itens (incluindo luminárias produzidas a partir de tampas de garrafa) para a exposição.
O Fuorisalone 2023 é muito mais.
Apesar destes serem os distritos mais famosos da semana do design de Milão, eles não são os únicos lugares da cidade organizando eventos para o Fuorisalone 2023. Mesmo dentro dos distritos que mencionamos, muitos eventos e exposições de grande renome acabaram ficando de fora. É, por exemplo, o caso do distrito de Tortona que — além do Tortona Rocks — também é local do Tortona Design Week, além de eventos independentes organizados pela BASE e Superstudio.
Mesmo quando falamos de grandes distritos, não podemos destacar que novas associações estão surgindo como o do bairro Porta Venezia — que chega em 2023 com exposições imersivas e debates sobre uso de antigos materiais em novas aplicações do design.
Os eventos que mencionamos assim são apenas parte de uma amostra do que o Fuorisalone apresentará ao mundo este ano. E essa pequena amostra já deixa claro porque Milão se torna centro internacional do design, principalmente em abril.
Se você tem paixão por design, arquitetura e todas as novas tecnologias que estão sendo criadas para o mundo da decoração, acompanhar o que está acontecendo por lá é fundamental.
E não deixe de acompanhar as novidades e projetos que sempre divulgamos por aqui e no nosso perfil do Instagram ( @donaarquiteta ).
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Imagem de capa produzida por Serena Mazzi.
Site oficial
Social Design Magazine
Milano Durini Design
Tortona Rocks2023 no Fuori Salone.
Condè Nast Traveller
Brera Design Week no Fuorisalone 2023
Interior Furniture Design Magazine
WasteCraft
Porta Venezia no Fuori Salone 2023
5Vie
Design Diffusion
Silvestrini & Associates
Autor: Fernando França
Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.