Do icônico Guggenheim ao moderno The Broad: roteiro arquitetônico pelos principais museus dos EUA, com obras de Gehry e Zaha Hadid.
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.
Muitas pessoas viajam para os Estados Unidos apenas para fazer compras e ir em parques temáticos. Contudo, sabia que esse país também abriga centros de arte e salas de música importantes, referência no mundo todo? Por isso, vale a pena conhecer os melhores museus nos EUA.
Para fazer essa lista, selecionamos centros focados em arte moderna e contemporânea e também consideramos o projeto arquitetônico desses edifícios. Por isso, por aqui você confere uma seleção de estabelecimentos que, além de terem um acervo rico e várias opções de atividades para o público, ainda possuem arquitetura original e moderna.
Portanto, confira a seguir os melhores museus nos EUA e conheça também a sala de música com a arquitetura mais original desse país.
Talvez você também se interesse por:
O Walt Disney Concert Hall foi projetado pelo renomado arquiteto Frank Gehry, e é uma verdadeira obra de arte icônica e imponente, que foi concebida para ser uma das melhores salas de concerto do mundo.
A fachada do Walt Disney Concert Hall é composta por mais de seis mil painéis de aço inoxidável, que se assemelham a velas de barcos, criando um visual único e inovador. Já o lobby desse complexo serve como uma sala de estar para a cidade, o local conta com grandes janelas e claraboias, que permitem a entrada da luz natural de maneira abundante.
Além disso, os espaços internos do Walt Disney Concert Hall contam com o uso de muitos materiais naturais, como a madeira, matéria-prima muito usada nas colunas para dar a impressão de que essas estruturas são troncos de árvores.
Já a sala de concertos é uma estrutura de concreto independente do restante da construção com capacidade para 2.265 pessoas. Para fazer a acústica do local, foram chamados profissionais renomados na área, como o acústico Dr. Yasuhisa Toyota. Essa sala, imponente e elegante, é toda revestida de madeira, tendo sido projetada justamente para oferecer uma experiência mágica para a plateia.
O Walt Disney Concert Hall também funciona como a sede da Filarmônica de Los Angeles. Portanto, vale a pena ir até esse local para assistir a uma apresentação musical inesquecível. Além disso, você também pode fazer um tour arquitetônico por essa construção deslumbrante.
Onde fica: S Grand Ave, 111 — Los Angeles, Califórnia.
Ao lado do Walt Disney Concert Hall está um dos museus nos EUA mais visitados de Los Angeles, The Broad, fundado em 2015 e já considerado um ícone arquitetônico da cidade. Projetado por Diller Scofidio + Renfro1, esse museu de mais de 11 mil metros quadrados abriga uma das principais coleções de arte pós-guerra e contemporânea do mundo.
A fachada desse museu é coberta por uma estrutura vazada, apelidada como véu, que apresenta uma forma semelhante a um favo de mel. Além de deixar a área externa do edifício mais original e moderna, esse véu também fornece uma iluminação filtrada para os espaços internos, criando um jogo de luz e sombra interessante, dependendo da posição do sol.
O espaço interno do The Broad é extremamente minimalista, justamente para dar destaque para as obras de arte expostas ali. O pé-direito da galeria tem 7 metros de altura, ajudando a deixar o espaço mais amplo imponente.
Onde fica: S Grand Ave, 221, Los Angeles, Califórnia.
Reserve aqui seu ingresso!
Em Miami está localizado outro dos melhores museus dos EUA, o Pérez Art, projetado por Herzog e Meuron2, esse edifício localizado em um terreno à beira-mar mescla elementos minimalistas e modernos e faz um contraste com as outras construções da região.
O museu Pérez Art tem três pavimentos e 18.581 metros quadrados. A fachada do edifício apresenta uma estrutura que se assemelha a caixas perfuradas por colunas, ajudando a deixar a construção com um estilo mais moderno. Além disso, a fachada também conta com um jardim vertical, o que ajuda a integrar o museu com a natureza local.
Já a área interna do edifício conta com grandes janelas que, além de permitirem a entrada da luz natural, oferecem a bela vista daa baía de Biscayne. O acervo desse museu contemporâneo nos EUA é composto, principalmente, por obras dos séculos XX e XXI. O local conta com exposições permanentes e itinerantes. No museu Pérez Art você encontra obras de artistas como Wifredo Lam e Diogo Rivera.
Onde fica: Biscayne Boulevard, 1103 — Miami, Flórida.
O Centro Rosenthal para Arte Contemporânea, localizado em Cincinnati, Ohio, é o primeiro museu nos EUA projetado por uma mulher, a arquiteta Zaha Hadid.
No entanto, o edifício projetado pela arquiteta é o segundo endereço desse centro de arte, inaugurado em 1939. Como os responsáveis pelo museu estavam insatisfeitos com a sua localização original, eles mudaram o centro de lugar e escolheram o projeto de Hadid para dar forma a nova sede do Centro Rosenthal para Arte Contemporânea.
O museu, então projetado por Zaha Hadid3, segue o estilo desconstrutivista, caracterizado pela fragmentação controlada de blocos e pela criação de espaços não lineares. A fachada do Centro Rosenthal para Arte Contemporânea é composta por painéis metálicos pretos, vidros e concreto.
Já os espaços interiores, especialmente os dos andares superiores, são compostos por ambientes que funcionam como espécies de quebra-cabeças, criando áreas vazias e ocupadas. Além disso, o edifício conta com uma icônica escada de aço em formato de zigue zague, projetada para transmitir a ideia de movimento constante.
Onde fica: Rua 6ª, 44 E — Cincinnati, Ohio.
Para finalizar a nossa lista de museus nos EUA, apresentemos o Guggenheim em Nova York, o projeto mais famoso do arquiteto Frank Lloyd Wright.
Esse edifício, construído entre os anos de 1943 e 1959, foi inaugurado pouco depois do falecimento de Wright.
O museu Guggenheim é um dos prédios mais icônicos de Nova York, seu exterior é formado por uma estrutura em forma de cilindro espiralado branco. Já na parte interna, essa mesma estrutura funciona como uma grande passarela que leva os visitantes para os andares superiores.
Em 1192, o museu ganhou uma extensão na forma de uma torre de pedra calcária de 10 andares. No museu Guggenheim você encontra exposições fixas e itinerantes. O acervo desse local conta com obras de artistas renomados como Kandinsky, Cézanne, Picasso e Van Gogh.
Onde fica: 5ª Avenida, 1071, Nova York.
Reserve aqui seu ingresso!
Os museus nos EUA de arte contemporânea são uma excelente opção de passeio para quem ama cultura, arquitetura e, claro, belas obras de arte. Se esse é o seu caso, considere visitar esses centros na sua próxima visita aos Estados Unidos.
Para conferir mais conteúdos sobre dicas de passeios, museus e viajem para os Estados Unidos, continue no site da Dona Arquiteta e siga o nosso perfil no Instagram, para não perder nenhuma novidade.
Leia mais
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Confira por aqui dicas do que fazer para aproveitar o circuito artístico de Montreal no…
Dicas para criar um espaço para meditar em casa com decoração zen Este blogpost foi escrito…
Conheça as vantagens de investir em uma decoração de Ano Novo Este blogpost foi escrito inteiramente…
Confira nossas dicas para você aproveitar ao máximo sua viagem para Vancouver! Este blogpost foi escrito…
Em meio à tendência global da arquitetura hostil, conheça a obra revolucionária de Kengo Kuma…
Confira as melhores dicas para aproveitar o Ano Novo em Paris Este blogpost foi escrito inteiramente…