Loading...
Sem categoria: Paris
La Chocolat Alain Ducasse: lar dos maiores especialistas franceses em chocolate

Le Chocolat Alain Ducasse

Rue de la Roquette, n.º 40. Paris, França.
+33 1 48 05 05 72
Preços variam, mas podem ser consultados previamente no site da loja.

LE CHOCOLAT — A rue de la Roquette reserva uma sequência de patrimônios da história parisiense. Entre cinemas antigos, pequenos museus e fábricas centenárias, encontra-se um pequeno pátio de paralelepípedos.

Logo sentimos a encantadora presença da fábrica à frente. Ouvimos o som de máquinas triturando, misturando e amassando. Aromas adocicados, azedos e amadeirados percorrem o ar.

Através das grandes portas de vidro, vemos quão longe viaja a fina matéria prima usada. São sacos de estopa carregados de grãos vindos do Peru, São Tomé, Madagascar, República Dominicana, Trinidad e Vietnã.

Receba nossos posts em seu e-mail



    Além da porta, em aço e vidro, encontramos uma variedade quase mágica de doces, bombons e barras. Todos produzidos com chocolate trabalhado artesanalmente e sob a tutela daquele que é o mais conhecido Chocolatier do mundo: Alain Ducasse.

    Monstera Leaf Stamp paper source
    $8,95
    Dancing Skeleton Stamp paper source
    $10,95
    Talheres/Hashi O2 boobam
    R$350,00

    Estamos em sua loja homônima, a Le Chocolate Alain Ducasse. Especificamente, estamos na Manufacture a Paris.

    La Chocolat Alain Ducasse: lar dos maiores especialistas franceses em chocolate
    A fábrica Le Chocolate Alain Ducasse utiliza técnicas e ferramentas tradicionais, o que inclui maquinário vintage. | 📷 Fotografia de divulgação da marca

    OS MESTRES DO CHOCOLATE

    A Le Chocolat reúne os talentos de Alain Ducasse e a de outro grande pâtissier: Nicolas Berger.

    Nicolas é a essência dos processos da fábrica, convertendo com perícia os grãos de cacau em chocolate de alta qualidade.

    Desde muito tempo, ambos são apaixonados pelo chocolate e as origens de cada grão de cacau. Questionam o cultivo, o processo de fabricação e o manuseio do produto. Logo, a união dos dois não poderia ter sido mais próspera.

    Alain é o diretor artístico e define cada sabor. E, mais a cada dia, Nicolas ajusta e adapta o trabalho de ambos junto à sua expertise. Alain e Nicolas conduzem experiências e entram em uma sofisticada sincronia. E, juntos, criam chocolates capazes de expressar suas origens e personalidades.

    La Chocolat Alain Ducasse: lar dos maiores especialistas franceses em chocolate
    Alain Ducasse  | 📷 Fotografia de divulgação da marca
    La Chocolat Alain Ducasse: lar dos maiores especialistas franceses em chocolate
    Nicolas Berger | 📷 Fotografia de divulgação da marca

    A FÁBRICA

    A fábrica de chocolates está localizada num movimentado e histórico bairro de Paris, a rue de la Roquette. Se instalar no n.º 40 não foi espontâneo, pois Alain Ducasse empreendeu uma pesquisa que durou três anos. Ao longo destes anos, ele procurou um lugar perfeito. A estrutura precisava estar no coração de Paris. Ao mesmo tempo, precisava atender a todos os requisitos técnicos da fábrica.

    Para referência do leitor, o maquinário — tradicional e muito antigo — pesa mais de quatro toneladas. Maquinário deste tipo, e a vibração proveniente da operação, exigem um local de paredes e solo resistentes (caso contrário, não suportariam a produção sem manutenção constante do prédio).

    La Chocolat Alain Ducasse: lar dos maiores especialistas franceses em chocolate
    À direita, uma das máquinas usadas na estrutura. Alain e Nicolas buscaram autenticidade. O maquinário antigo é um reflexo desta busca| 📷 Fotografia de divulgação da marca 

    O local é autêntico e tradicional, dois princípios muito valorizados pelos idealizadores. Paredes de tijolos formam a estrutura da fábrica. No perímetro, divisórias de vidro fosco e ferro fundido permitem que os clientes possam examinar partes dos processos. Dentro e fora, encontramos a presença constante de estruturas de aço e ferro fundido.

    É nítido que toda a estrutura se opõe corajosamente à efemeridade, tendo sido projetada para durar por gerações. É uma mensagem de que a marca resgata as tradições, mas busca escrever a própria história.

    Nosso objetivo não é vender uma marca ou uma imagem. Estamos vendendo um produto e a expertise. Queremos trabalhar em profundidade, com a verdade.

    Alain Ducasse
    La Chocolat Alain Ducasse: lar dos maiores especialistas franceses em chocolate
    Interiores da Le Chocolate Alain Ducasse. Madeira antiga, no mobiliário e chão, se somam aos balcões de vidro e ferro fundido. Até mesmo detalhes, como os puxadores de latão, evocam autenticidade e tradição. | 📷 Fotografia de divulgação da marca

    A TRADIÇÃO FRANCESA QUE SE MANIFESTA NA DECORAÇÃO

    Um conjunto de relíquias, devidamente adaptadas, compõe o mobiliário da loja. As peças foram compradas em antiquários ou em mercados de pulgas — uma tradição na França, onde bazares a céu aberto reúnem vendedores de objetos antigos.

    Os portões, feitos em aço e com alças de latão, serviram a um antigo banco francês. Da mesma origem vieram as prateleiras, que carregam os utensílios usados pelos clientes. As grades, que decoram tanto o pátio externo quanto o interior da loja, tem origens em um antigo laranjal.

    Lâmpadas, presentes no interior da loja, já iluminaram corredores de um navio militar em 1930. Um escorredor de pratos, na área do plangeur, já foi porta-bagagens.

    La Chocolat Alain Ducasse: lar dos maiores especialistas franceses em chocolate
    Uma balança antiga cumpre o propósito de pesar grãos de cacau. | 📷 Fotografia de divulgação da marca

    Durante a Páscoa, é comum encontrar chocolates em formato de peixes. É quase uma tradição francesa. Aqui, pequenos peixinhos de chocolate são produzidos usando moldes recuperados de velhas caixas de famílias. Alan e Nicolas se empenham em manifestar tradições em cada canto, produto ou experiência da Le Chocolat.

    Ambos gostamos muito de itens vintage e adoramos antiguidades. Era nítido que precisávamos usar esta paixão nos móveis e na decoração.

    Nicolas Berger
    Chocolates produzidas na fábrica de Alain Ducasse e Nicolas Berger | 📷 Fotografia de divulgação da marca

    A fábrica, a loja, os processos e a seleção de receitas formam o conjunto carregado de identidade da Le Chocolat Alain Ducasse. É um tributo ao preparo clássico e artesanal, com o alto padrão da pâtisserie francesa.

    Quem visita a Le Chocolat, consegue encontrar os grandes clássicos de todos os tempos — renovados através de sabores e ingredientes gourmet.

    Em todos os tipos de formatos, cores, aromas, texturas e — obviamente — sabores, os clientes do Le Chocolat encontram uma infinidade de opções. Para apreciadores do chocolate, é um paraíso, pois é possível encontrar todas elas em pequenos tamanhos. É um convite a uma profunda experiência de degustação.

    Cenas da Le Chocolat em operação. | Filme de divulgação da marca, com direção de Simon Pénochet e direção fotográfica por Yann Tribolle.

    Você está em Paris ou indo para a cidade da luz? Então conheça mais sobre o novo museu da Coleção Pinault, um destino obrigatório para quem ama arte contemporânea.

    Monstera Leaf Stamp paper source
    $8,95
    Dancing Skeleton Stamp paper source
    $10,95
    Talheres/Hashi O2 boobam
    R$350,00
    Fernando França

    Fernando França

    Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.

    Mais posts

    Comentários(0)

    Publique um Comentário