PaUZa: loja de Budapeste propõe serenidade e tradição em cada objeto
Hungria | Budapeste

PaUZa: loja de Budapeste propõe serenidade e tradição em cada objeto

Escrito por Rayssa Cunha | Atualizado em:
Avalie esta matéria

Vitkovics Mihály, nº 7 — Budapeste, Hungria
+36 30 353 2270
Clique aqui para acessar a loja online

Budapeste, HungriaA loja é simples, mas nada simplista. Itens de decoração com toques do passado, mas sobreviventes de seu tempo. Se estendem entre utensílios de cozinha, cama, banho e cosméticos feitos à mão.

São objetos mais do que bonitos ou modernos, eles pedem um momento de respiro e olhar sereno. Essa é justamente a proposta da PaUZa: lembrar você de viver o momento, de maneira lenta, em meio ao caos de um mundo que nunca freia.

Nesta matéria você aprenderá um pouco sobre objetos domésticos que podem resgatar sua alma para o presente, o que a cidade de Budapeste oferece e onde se hospedar.

PaUZa: loja de Budapeste propõe serenidade e tradição em cada objeto
Fachada da Loja e seus dois sócios fundadores | Fotografia de Hartyányi Norbert

O conceito da PaUZa

A história da capital húngara percorre mais de dois mil anos. Por receber milhares de turistas anualmente, é uma daquelas cidades lotada de pequenas lojas de decoração e souvenires.

É neste contexto que a loja PaUZa aparece. É uma iniciativa que lembra um pouco o da Loja Zalo, na Ilha de Creta. A loja oferece objetos autênticos da região, desenvolvidos por artistas locais ou parte da curadoria de seus donos — antigos mochileiros e apaixonados por objetos atemporais.

O diferencial da PaUZa é a combinação destas origens de autênticos objetos locais com uma proposta espiritual: a de viver o momento.

Os produtos vendidos na loja PaUZa refletem a pesquisa contínua dos donos em oferecer as cores e formas de um estilo de vida mais natural, sem substâncias sintéticas e objetos desnecessários | Imagem de divulgação

Na loja você encontrará de tudo um pouco. São desde cosméticos naturais, produtos de limpeza, utensílios de cozinha, itens de decoração e objetos do dia-a-dia feitos artesanalmente. Todos, em sua matéria, origem e estética, obrigam você a observá-los com mais cuidado. Sentir. Cheirar.

A curadoria dos donos, Évi Klément e Zoli Nádasy, seleciona objetos com design antigo. Mas não apenas porque são vintage, parte de uma onda estética. Para a PaUZa estes modelos sobreviveram ao tempo pois são úteis, duradouros e tem sentido na vida das pessoas. E vieram de um tempo em que, organicamente, causavam menos danos ao meio ambiente.

Somos Zoli e Évi, os fundadores da marca PaUZa. A palavra significa parar brevemente, mas para nós tem um significado mais amplo. É estar no presente, descansar, recarregar e aproveitar os momentos simples, mas bonitos da vida.

Fundadores da Loja PaUZa
PaUZa: loja de Budapeste propõe serenidade e tradição em cada objeto
A Seleção de produtos para decoração da PaUZa busca uma ruptura com o cotidiano e uma desaceleração. Por isso a paleta dos itens ajuda a acalmar ambientes | Fotografia de Hartyányi Norbert

O que comprar na PaUZa

A loja é ideal para levar um pedaço de Budapeste com você. E do espírito da pausa. São produtos de design, objetos domésticos, tecidos, utensílios de cozinha, sabonetes, velas e diversos outros produtos itens produzidos a partir de materiais naturais. Além disso, são mais funcionais que o design convencional destes mesmos objetos adquiridos em lojas comuns: mais fáceis de usar, guardar e limpar.

Os itens para decorar ou equipar a cozinha ou copa são os que mais chamam a atenção, entre eles:

  • Pratos de madeira;
  • Cerâmicas e tigelas autorais;
  • Talheres de vidro;
  • e vasos tradicionais.

Os postais e estampados tradicionais da cidade também fazem parte da coleção da PaUZa. Os donos trabalham principalmente com empresas pequenas, normalmente familiares. Eles escolhem parceiros cujos processos são transparentes em todas as etapas e têm práticas comerciais justas.

Quando você adquire um produto na PaUZA, você está apoiando alguma tradição artesã. Trata-se de um consumo consciente, que ajuda na sobrevivência de técnicas muito antigas.

Tecidos produzidos por parceiros da Loja | Imagem de divulgação

A história da loja PaUZa

Évi e Zoli se conhecem desde a infância. Após quase uma década trabalhando em empregos tradicionais e confortáveis, simplesmente decidiram abandonar suas carreiras e viajar. Era 2016 e viajaram por cerca de um ano apenas com suas mochilas e barraca. Percorreram países na América do Norte, Central, Ásia e um pouco da África, além da própria Europa.

Os dois estavam já no quarto mês de estrada quando chegaram na Malásia. Até então não haviam ficados mais do que cinco dias em um único lugar. Mas ali, na cidade de George Town — capital da Malásia e localizado numa grande ilha chamada Penang — decidiram desacelerar.

Foram recebidos durante um mês por um casal que estava em uma nova fase de suas vidas. Seus anfitriões haviam acabado de abandonar carreiras de gestão e haviam abertos, juntos, uma pequena cafeteria. Além disso ensinavam e vendiam cervejas artesanais de gengibre e bolos em feiras locais.

Foi um período em que a calmaria ditava o tom dos dias. Conforme menciona Évi, no blog da loja, as vezes sentavam-se em algum lugar e simplesmente olhavam os prédios, objetos, plantas e pessoas por um longo tempo. Essa energia, essa sensação, decidiram levar para casa e transformar em um negócio.

Assim nasceu a PaUZa.

A história do PaUZa está diretamente ligada à viagem e percepção de vida de seus fundadores | Imagem de divulgação

Mas é claro que viagem continuou. Foi assim que adquiriram muito conhecimento sobre outros estilos e culturas. Com este novo olhar, em busca de pequenos objetos que decoram o lar e alimentam a alma, começaram a colocar estranhos objetos em suas mochilas.

Cobertores indianos feitos à mão, um livro raro dinamarquês sobre o fenômeno Hygge, pequenos macacos esculpidos à mão, porcelanas pintadas à mão por uma vietnamita de 70 anos. Todos estes objetos inspiraram e passaram a fazer parte da coleção da PaUZa.

Nossa filosofia é bastante simples. Acreditamos que o lar é verdadeiramente o lar se também nos nutre espiritualmente.

Évi Klément, fundadora da loja PaUZa
Vasos e plantas começam a fazer parte da coleção da PaUZa ao mesmo passo que os donos começam a introduzir verde em seu próprio lar | Imagem de divulgação

Durante a viagem, observaram de perto os impactos do aquecimento global. Sentir na pele as consequências da negligência com o meio ambiente os inspirou a procurar fornecedores de produtos ecológicos. A sustentabilidade passou a ser um dos valores de base da PaUZa e seus produtos.

Cabides de roupas, produzidos em madeira e latão | Imagem de divulgação

Na Pauza, acreditamos no poder das decisões do consumidor. Nesse sentido, nosso dinheiro é uma espécie de instrumento político com o qual podemos trazer mudanças positivas. Toda vez que compramos, expressamos nossa opinião. Podemos votar por um mundo em que gostaríamos de viver e criar nossos filhos.

Évi Klément, fundadora da loja PaUZa

E, para garantir a origem adequada de seus produtos, fazem parcerias com fornecedores escolhidos com muito cuidado. É um movimento de pequenas e fantásticas lojas pela Europa. Comentamos sobre outra loja, a Die Sellerie, que tem uma proposta semelhante bem no coração de Viena. Caso queira conhecer mais sobre ela, clique aqui.

PaUZa: loja de Budapeste propõe serenidade e tradição em cada objeto
Bancos produzidos a partir de madeira descartada. Suas escolhas de consumo servem como posicionamento e ativismo ecológico, dentro da proposta do PaUZa | Imagem de divulgação

Visite Budapeste

A cidade de Budapeste tem história com mais de dois mil anos. A atual Budapeste é resultado da união entre duas cidades. Buda, nas montanhas e antigo lar da aristocracia. E Peste, nas terras planas, urbanizada e moderna.

Por isso Budapeste oferece lindas paisagens que incluem castelos, casarões e edifícios magníficos. Entre os prédios históricos, existe o Parlamento de Budapeste, o Castelo de Buda e a Igreja Matthias. No alto de Budapeste, você encontra os principais bares e restaurantes. É nesta área que você encontrará a Citadella — a fortificação da cidade — e as famosas termas.

PaUZa: loja de Budapeste propõe serenidade e tradição em cada objeto
Ótimas experiências te esperam em uma viagem à Budapeste, na Hungria | Fotografia por Ross Helen

Recomendamos uma visita à cidade durante o verão, entre os meses de junho a setembro. Quer conhecer alguns dos passeios mais tradicionais da cidade com o auxílio de guias profissionais? Separamos alguns dos passeios mais tradicionais em Budapeste:

PaUZa: loja de Budapeste propõe serenidade e tradição em cada objeto
As termas e os passeios pelo Danúbio são atrações obrigatórias para quem viaja para Budapeste | Imagem de divulgação Get Your Guide

Nossa indicação de hospedagem em Budapeste

Hotel Parlament

Endereço: Kálmán Imre, u. 19 — Budapeste, Hungria
Telefone: +36 1 374 6000
Comodidades: Café da manhã | Bar
Preço: a partir de US$ 135 (pernoite para casal)
Compare preços e faça sua reserva clicando aqui.

O Hotel Parlament fica a poucos minutos da loja PaUZa e, como o nome diz, próximo do edifício do parlamento húngaro. Outras atrações muito próximas são a basílica de Santo Estêvão e três dos principais museus de Budapeste.

Trata-se de um hotel Boutique, um dos melhores da cidade. A falta de vistas é compensada pela ótima infraestrutura e localização. O grande destaque é seu design, com cores e formas criativas do saguão ao interior das suítes. São ambientes abertos, arejados e coloridos. O estilo Art Deco surge aqui e acolá na decoração.

PaUZa: loja de Budapeste propõe serenidade e tradição em cada objeto
Hotel Parlament é nossa recomendação de hospedagem em Budapeste | Imagem de divulgação

Um exemplo é o espaço do bar, com uma variedade de poltronas estofadas e bancos de couro. A sala de refeições, onde são servidos os cafés da manhã, foi desenhada para lembrar um pequeno mercado rústico do interior.

Apesar de estar a cerca de 500 metros da estação de metrô mais próxima, também é uma ótima escolha para quem está de carro. Embora não tenham estacionamento, o hotel tem parceria com uma garagem próxima e oferecem vagas aos hóspedes.

PaUZa: loja de Budapeste propõe serenidade e tradição em cada objeto
O Hotel Parlament é uma hospedagem elegante e bem localizada em Budapeste | Imagem de divulgação

REFERÊNCIAS

* Os preços informados têm referência na data de produção desta matéria. Podem mudar a qualquer momento e sem aviso prévio.

Site oficial da loja

On The Grid

Alizs Wonderland

Vida Cigana

Seguros Promo

The Telegraph


    Autor Fernando França

    Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.


    Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Scroll to Top