Loja Zalo: souvenires exclusivos na ilha de Creta
Grécia | Heraklion

Loja Zalo: souvenires exclusivos na ilha de Creta

Escrito por Rayssa Cunha | Atualizado em:
Avalie esta matéria

Endereço: Stylianou Square, nº 2 – Heraklion, Ilha de Creta. Grécia.
Telefone: +30 2810 331391
Horário: De segunda à sábado, das 10h às 18h. Se estende até 21h às terças, quintas e sextas-feiras.

Site: www.zalo.gr

Heraklion, Grécia — Estamos na cidade que serve como porta de entrada para a Ilha de Creta, na Grécia. Vemos um teto pintado de azul, paredes brancas e uma variedade enorme de lembranças modernas e geniais. Nesta singela loja no centro da cidade, encontramos uma nova visão do que souvenires gregos podem ser.

Loja Zalo: souvenires exclusivos na ilha de Creta
Interior da Loja Zalo, em Heraklion | Divulgação

A loja Zalo e seu conceito

A cidade de Heraklion, também chamada de Iráclio ou Heraclião, guarda um dos museus mais simbólicos da Europa. É um dos principais portões de entrada para a Ilha de Creta, na Grécia. E é berço da civilização mais antiga da Europa: os minoicos.

Justamente pela origem histórica, a cidade abriga alguns dos mais importantes sítios arqueológicos e museus da Europa. Origem que é amplamente absorvida nas campanhas e programas de turismo da região.

Loja Zalo: souvenires exclusivos na ilha de Creta
Colinas da Ilha de Creta, na região de Heraklion | Fotografia por Makalu

Os símbolos, personagens e mitos antigos são estampados e moldados à exaustão em Souvenires de todo tipo. Em alguns casos, alguns objetos vendidos na ilha sequer são produzidos ali. É nessa incoerência que os sócios Manos Vidakis e Stelios Foinikianakhs decidiram agir.

Os dois fazem uma curadoria cuidadosa de objetos que reinterpretam a cultura grega e permitem que visitantes possam levar pedaços genuínos de Creta para casa. Na seleção à venda, encontramos uma variedade imensa de produtos feitos na região.

Na loja Zalo você encontra desde mel local, à sabonetes artesanais e jogos de tabuleiros feitos à mão. Há uma reinvenção do conceito de levar uma lembrança da Grécia.

A equipe trabalha com outros artesãos e designers gregos, ao mesmo passo que desenvolvem suas próprias peças. Diversas dela são revisões modernas de personagens icônicos da Grécia — muito bem explorados em ilustrações, materiais e formas exclusivas da loja.

Zalo, em grego, significa “passo”. O nome é um jogo de palavra criativo desenvolvido pelos sócios.

Adoramos nos ver como um passo para dentro das casas das pessoas – às vezes muito longe de nossa própria casa, a ilha de Creta. Afinal, o que é viajar ao final do dia? Significa deixar sua pegada no lugar que você visita. Dando um grande passo na cultura, no estilo de vida, nas paisagens e nas pessoas que você conhece. E talvez leve de volta com você um pedaço do que você experimentou; algo da Grécia. Algo único, projetado e feito com cuidado. 

Equipe Loja Zalo
Alguns dos itens que já fizeram parte da Loja Zalo | Fotografia de Nikolas Leventakis

O que encontramos na Loja Zalo

O espaço em si é bem pequeno, com cerca de 25m². Um azul profundo preenche todo o teto da loja, com limites bem estabelecidos através de paredes brancas. A cor neutra invade as prateleiras e a base da loja torna-se bicolor.

A alma multicolorida surge quando o perímetro é invadido com a diversidade de itens selecionadas pelos donos.

Loja Zalo: souvenires exclusivos na ilha de Creta
Os proprietários Manos e Stelios | Fotografia de Nikolas Leventakis

Something from Greece é o lema da loja.

Nosso objetivo era que tanto o espaço quanto a identidade visual seguissem essa ideia através dos princípios que consistem na memória, ou seja, a experiência. Desta forma, o visitante sente mais as vertentes mais profundas da cultura grega no espaço e menos consegue lê-las automaticamente à vista.

Equipe Loja Zalo
Loja Zalo: souvenires exclusivos na ilha de Creta
Interior da loja | Fotografia por Nikolas Leventakis

Na loja Zalo, você encontrará:

  • utensílios para mesa e cozinha: e aqui se destacam alguns jarros de azeite e garrafas de cerâmica que lembram peças da antiguidade — porém em formas fluídas e modernas.
  • itens de decoração: como pequenas estátuas clássicas gregas (mas em materiais nem tão tradicionais assim) e curiosas ervas locais armazenadas em tubos de ensaio vintage.
  • camisetas
  • pôsteres: incluindo caricaturas e peças feitas em serigrafia
  • itens de papelaria: com destaque para cadernos de anotação de capas exclusivas da loja
  • além de acessórios como bolsas e joias

É garantido que você, ao visitar a loja, vai ficar encantado com ao menos um objeto.

Manos e Stelios são apaixonados pela civilização e pela história grega. E possuem um olhar apurado para o valor que um objeto possa ter, sem abandonar o grande apelo estético. Um dos exemplos são as ilustrações fantásticas de pôsteres, bolsas e canecas.

Loja Zalo: souvenires exclusivos na ilha de Creta
Pôster ‘Summer Memories’ | Imagem de divulgação

A ZALO adora design, principalmente quando se trata de pequenas marcas. De pessoas que conhecemos e nos tornamos amigos. Feito com ética, ecologicamente corretos, comércio justo e coisas legais encontram um lar em nosso espaço.

Equipe da Loja Zalo

Utilidades

A Loja Zalo impressiona com a diversidade de itens úteis para o dia a dia. As bolsas vendidas na loja têm design exclusivo e são impressas à mão usando Lino gravura.

Um dos itens que mais chama a atenção de um viajante é o globo que não é redondo. Isso mesmo. Trata-se de uma representação tridimensional do planeta feita em papel grosso.

Ao longo do objeto, estão nomes das principais cidades turísticas do mundo e você recebe um pacote com vários marcadores para espetar na peça e registrar onde você deixou sua pegada pelo mundo.

Loja Zalo: souvenires exclusivos na ilha de Creta
O globo por cidades | Imagem de divulgação
Loja Zalo: souvenires exclusivos na ilha de Creta
Eco-bag feita com lino gravura | Imagem de divulgação

Cerâmicas

As cerâmicas da loja Zalo são extremamente marcantes, tanto pela sua forma quanto pelas pinturas. Abaixo separamos, além de uma caprichosa caneca com ilustração de leopardo, um conjunto feito para consumir Raki.

O Raki, também conhecido como Tsikoudia, é um destilado típico da Ilha de Creta. Com uma carga alcoólica razoável, é feito a partir de uvas frescas e da região. Se você está visitando a ilha, com absoluta certeza vai acabar bebendo Raki ao menos uma vez.

(nota: Apesar do nome, o Raki cretense não é a bebida com o mesmo nome, que é típica da Turquia)

Loja Zalo: souvenires exclusivos na ilha de Creta
“Leopard Print’, caneca de cerâmica com uma alça hiper estilosa | Imagem de divulgação
Loja Zalo: souvenires exclusivos na ilha de Creta
Conjunto Raki | Imagem de divulgação
Loja Zalo: souvenires exclusivos na ilha de Creta
Saleiro/pimenteiro bem criativo da loja Zalo (feito em cerâmica) | Imagem de divulgação

Itens de papelaria

É neste setor que vemos os itens mais caprichosos da Loja Zalo.

E existem souvenires para todos os tipos de pessoas. Dois objetos muito charmosos são os suportes de fita adesiva e porta canetas que são dedicados aos arquitetos: tem a forma de uma escada e são feitos de concreto bege.

Suporte de Fita Adesiva e porta-canetas dedicado aos arquitetos | Imagem de divulgação

A loja também vende inúmeros outros itens de papelaria, incluindo cadernos de anotações com capas autorais. Algumas delas são reinterpretações artísticas das antigas divindades gregas, agora vestidas para a modernidade.

Loja Zalo: souvenires exclusivos na ilha de Creta
Cadernos de anotações inspirado nos antigos deuses gregos | Imagem de divulgação

Reserve seu hotel em Heraklion

Se você ficou interessado em conhecer Heraklion, não deixe de fazer sua reserva em um hotel clicando aqui.

ATRAÇÕES

Veja abaixo algumas sugestões de passeios para você realizar em Heraklion e proximidades:

Heraklion: Dia Island Sailboat Cruise com natação e refeição

Navegue de Heraklion até a ilha Dia em um iate moderno e grande. Desfrute de uma refeição deliciosa, atividades aquáticas como SUP paddleboarding e mergulho com snorkel e saboreie bebidas ilimitadas.

Heraklion: Excursão a pé guiada sem fila pelo Palácio de Knossos

Passe por longas filas até o Palácio de Knossos e mergulhe na história grega. Use o mesmo ingresso para entrar no Museu Arqueológico de Heraklion mais tarde.


Para conhecer a Loja Zalo: visite a Passagens Promo, uma plataforma incrível que te ajuda a comparar preços de diferentes companhias aéreas encontrando as passagens que cabem no seu bolso e na data que você precisa.


LEIA MAIS

Brown TLV hotel

Brown TLV Butique: Hotel urbano

Este hotel contrasta com a tendência predominante dos hotéis butiques atuais onde impera a linha mais limpa. O Brown TLV oferece uma decoração aconchegante, rica e detalhada, sem comprometer o toque contemporâneo.

the walled of hotel banksy

The Walled Off Hotel

Walled off  não está alinhado a nenhum movimento político ou grupo de extremista. O objetivo é contar a história de cada lado do muro aos visitantes e dar a oportunidade de descobri-la por si mesmo. Absolutamente nenhum fanatismo é permitido. Por que abrir um hotel lá?


Viagem tranquila é sinônimo de seguro viagem. Recomendamos pesquisar o seu pela plataforma Seguros Promo, Por lá você consegue encontrar a melhorar seguradora para seu bolso e destino.


REFERÊNCIAS

Site oficial da loja
The Telegraph
Archisearch


Autor Fernando França

Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top