Loading...
Dicas para Passear: Chicago
millenium park chicago

Parque Millennium

201 E Randolph St, Chicago, IL 60602, Estados Unidos.
+1 312-742-1168

Quando o empresário Aaron Montgomery Ward embarcou em uma cruzada para proteger o Grant Park e o lago de Chicago do excesso de desenvolvimento em 1836, ele não tinha idéia de que sua missão impactaria diretamente o horizonte mais de um século depois. Sem sua devoção e previsão, o Millennium Park poderia nunca ter acontecido.

millenium park chicago
cortesia Archdaily, foto Patrick Pyszka.

Na década de 1850, a Ferrovia Central de Illinois possuía o terreno onde hoje estão o Millennium Park, Grant Park e Maggie Daley Park. Na virada do século, a legislação impedia que grandes estruturas permanentes fossem construídas na costa da cidade ou nas proximidades. O empresário Aaron Montgomery também queria o espaço acessível a todos os habitantes de Chicago. Em 1909, o arquiteto Daniel Burnham começou a trabalhar em seu próprio “Plano para Chicago”.

millenium park chicago
cortesia Archdaily, foto Patrick Pyszka.

Em 1977, as autoridades da cidade adotaram a idéia de construir um parque no topo das linhas da Ferrovia Central de Illinois em Grant Park. Como o projeto apresentava obstáculos, entre os quais se destacavam dificuldades financeiras, a conversa permaneceu inativa até que o prefeito Richard M. Daley assumisse o cargo em 1989.

Receba nossos posts em seu e-mail



Em 1997, Daley discutiu suas idéias com a Ferrovia Central de Illinois; a empresa posteriormente doou os direitos à terra de volta à cidade de Chicago. Daley começou então a maior transformação que a cidade havia visto em décadas.

John Bryan, ex-CEO, se encarregou dos esforços de captação de recursos no setor privado. Bryan contratou a famosa agência de marketing Leo Burnett para debater nomes para o mais novo desenvolvimento de Chicago. Juntos, eles chegaram no Millennium Park.

millenium park chicago
cortesia Archdaily, foto Patrick Pyszka.

Originalmente, o projeto previa 16 acres para o parque, exposições de arte e um local de concertos. A cidade rapidamente encontrou um problema: um auditório no parque violaria a legislação de Ward. Então, o mundialmente famoso arquiteto Frank Gehry entrou em cena. Gehry abordou o local do show como uma obra de arte, e não como um edifício permanente, para contornar a proibição de Ward.

O design do Pavilhão Jay Pritzker começou em 1999. O sistema de som do pavilhão seria o primeiro nos Estados Unidos; utilizando o gramado e seus assentos, o local distribui ondas sonoras uniformemente por todo o espaço, evocando a sensação de que alguém se senta dentro de um salão gigante, e não ao ar livre. Mais tarde, Gehry ganhou a Medalha Nacional de Arte por este trabalho.

“Cloud Gate” também conhecido como “The Bean”. Escultura de Anish Kapoor.

Também em 1999, Chicago contratou o artista britânico Anish Kapoor para criar uma impressionante obra de arte que atraísse multidões, melhorasse a paisagem do parque e “durasse mil anos”. Kapoor concordou alegremente e, em 2004, apenas alguns meses antes do Millennium Park oficialmente aberto, o Cloud Gate desembarcou em Chicago. Também conhecido como “The Bean”, o Cloud Gate se tornou um ícone do parque e da cidade.

millenium park chicago
“Cloud Gate” também conhecido como “The Bean”. Escultura de Anish Kapoor.

Atualmente o Millennium Park abrange 24,5 acres. O Lurie Garden, um amplo jardim cheio de flores, vegetação e passarelas, ocupa 3,5 desses acres. Os arquitetos paisagistas de Gustafson Guthrie Nichol e o designer de jardins holandês Piet Oudolf se isnpiraram em um antigo apelido de Chicago, “Urbs in Horto”, que significa “Cidade em um jardim”, enquanto trabalhavam. Os designers incluíram um “Shoulder Hedge” de 4,5 metros como homenagem ao poema de Carl Sandburg “Chicago”, no qual ele chama a cidade de “Cidade dos Grandes Ombros”.

millenium park chicago
Cortesia GNN, The Lurie Garden, crédito Catherine+Tighe.

Logo após a chegada do Cloud Gate, em abril de 2004, o Millennium Park foi oficialmente aberto ao público em julho de 2004. Os visitantes inundaram o novo espaço, explorando os jardins, gramado, passarelas e pavilhão. Muitos examinaram o Monumento do Milênio na Wrigley Square, uma homenagem às colunas quase idênticas estiveram no mesmo local entre 1917 e 1953, nas quais estão gravados os nomes daqueles que tornaram possível o parque.
Em 2009, o Millennium Park ganhou o Prêmio Rudy Bruner de Excelência Urbana. Hoje, é a segunda atração turística mais popular em Chicago, depois do Navy Pier. Sem a ajuda de Ward para impedir que grandes estruturas assumam a costa de Chicago, o Millennium Park poderia ter existido apenas em uma realidade alternativa.

Referências

Claudia Vianna Birolini

O mercado da arquitetura, Clau conhece como a palma da mão (ou como a planta de um ambiente planejado) afinal, há 20 anos coordena a área de decoração do escritório do Roberto Migotto. Como mentora do Dona Arquiteta, trouxe toda sua experiência para tornar o site mais que uma fonte de conteúdo – e sim um material único, com a curadoria de quem já viu, desenhou, produziu e construiu de tudo na profissão.

Mais posts

Comentários(0)

Publique um Comentário