Avalie esta matéria

Museu e Campo da Batalha de Culloden

Endereço: Culloden Moor, Inverness — Highlands. Escócia – Reino Unido.

 

Sinalização para acesso ao museu e campo se batalha de Culloden.

CULLODEN BATTLEFIELD

A história sobre Inglaterra e Escócia é uma questão antiga e interessante. Ambos os países estão conectados por conta da relação geográfica única: pertencem ao mesmo território.

Se você pretende visitar Inverness, não pode deixar de passar no Museu e no campo de batalha de Culloden, também conhecido como Culloden Moor. 

Museu Culloden | Foto: Hoskins Architects (reprodução)

A Batalha de Culloden foi travada entre os jacobitas — escoceses das Terras Altas, que defendiam Bonnie Prince Charlie (ou Príncipe Charles Edward Stuart) — contra o exercito britânico. Estes eram comandados pelo Duque de Cumberland, filho mais novo do rei George II, que ocupava o trono britânico naquele período.

O ingleses contavam com canhões, artilharia avançada e um exército altamente treinado. Os jacobitas dispunham de poucas armas, confiando predominantemente em espadas, facas e escudos para sua defesa. Não é difícil imaginar quem ganhou essa guerra, né?!

Ao todo, a guerra durou apenas uma hora, com mais de mil jacobitas mortos, enquanto a Inglaterra não perdeu nem metade disso.

Allan Ramsay’s 1745 portrait of Charles | Foto: National Galleries of Scotland (reprodução)
PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Museu Culloden Battlefield

Mapa do campo de batalha | Foto: Culloden Battlefield Visitor Center (reprodução)

Foi a última batalha travada em solo escocês contra a Inglaterra na tentativa de independência.

O museu foi construído onde foi realizada a batalha de Culloden, em 16 de Abril de 1746 e foi projetado por Hoskins Arquitetos, que foram os vencedores do concurso mundial realizado em 2004.

Culloden House, atualmente um hotel | Foto: Culloden Battlefield Visitor Center (reprodução)

A Culloden House atualmente funciona como hotel, mas na época do levante jacobita serviu como base para o Prince Bonnie Charlie (o herdeiro da coroa escocesa).

Exército escocês | Foto: Culloden Battlefield Visitor Center (reprodução)

O Museu, além de abrigar a área de exposição, tem salas de conferências, escritórios, café, restaurante e lojas. O centro é definido por um telhado em forma de onda e uma longa parede longa que atravessa o edifício, adentrando à paisagem.

Entrada do Museu escrito em inglês e gaélico, idioma muito falado nas Highlands. “Nosso sangue ainda é o de nossos pais e nosso o valor de seus corações”
PUBLICIDADE Banner – Buque de 6 rosas vermelhas FIM DA PUBLICIDADE
Acervo do museu | Foto: Hoskins Architects (reprodução)

Os visitantes podem fazer uma viagem interpretativa através da exposição, que culmina com uma vista do local a partir do telhado verde. Ou entram no campo de batalha através de um portal entre uma berma levemente inclinada e ladeado por uma parede memorial (feita em homenagem aos que morreram em combate).

Tradição e design. Esta parede de pedras é um memorial, cada pedra saliente representa um escocês caido no campo de batalha.
PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE
Museu de Culloden | Foto: Digital building heritage (reprodução)

O prédio, fortemente isolado, é revestido com uma pedra local de Caithness e pedras recuperadas do próprio local.

O predio é aquecido por uma caldeira de biomassa fornecida pelas florestas locais.

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

O centro de visitantes foi oficialmente aberto ao público em 16 de abril de 2008 — exatos 262 anos após a batalha de Culloden.

No campo de batalha é possivel ver bandeiras vermelhas (ingleses) e azuis (escoceses) sinalizando o posicionamento dos exércitos durante a guerra.

Pedras memoriais ao longo do campo de batalha de Culloden em homenagem aos chefes de clãs caidos.

Ao longo do campo de batalha de Culloden têm várias pedras com os nomes dos clãs, homenageando os que cairam durante a batalha.

Também há o Memorial Cairn, com mais de 6 metros de altura, construído por Duncan Forbes em 1881 em memoria dos jacobitas que pereceram na batalha.

Situada no recinto do Campo de Batalha de Culloden, encontra-se a casa Leanach. Foi construída no início do século XVIII e acredita-se que serviu de hospital para atender os combatentes durante a batalha.

A última ocupante de Leanach Cottage foi Belle MacDonald, que morou aqui até sua morte em 1912. Em 1924, a Gaelic Society of Inverness e a Thomas Munro Architects começaram a restaurar e conservar o edifício.

Imagens do campo de batalha e casa original da época da batalha, arquitetura típica das Highlands naquele período.

Se você gosta de história e está perto do Campo de Batalha de Culloden, porque não se hospedar no Culloden House? É o mesmo local onde o Prince Bonnie Charlie ficou hospedado durante esta batalha e hoje é um hotel boutique.

Outlander e a batalha de Culloden

A série Outlander aborda de forma precisa o período histórico entre Inglaterra e Escócia | Foto: Divulgação/Fox Premium

Com base em eventos históricos reais, a Outlander detalhou com precisão o cenário sangrento que foi a batalha de Culloden.

A verdadeira Culloden Moor não foi usada como locação em Outlander, mas diversos outros lugares próximos a Edimburgo foram cenários na série e estão disponíveis para visitação.

A série Outlander estreiou em 2014 e conta a história da enfermeira Claire Randall, que reside no período posterior à Segunda Guerra Mundial ao lado de seu marido Frank. Em suas 7 temporadas, a série conta muito mais do que a história da batalha de Culloden e vale muito a pena assistirm, se você tem interesse na história da Escócia.

Se você gostou do nosso post sobre a batalha de Culloden, vem conferir outros lugares incríveis para colocar no seu roteiro de viagem para Europa. E se você sabe de alguma coisa bacana que ficou de fora ou tem alguma dúvida, deixe aqui nos nossos comentários.

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Rayssa Cunha

Rayssa Cunha é uma estudante de Letras apaixonada por culturas, esportes e livros. Adora conhecer pontos turísticos e comidas típicas. Ama a língua portuguesa e escrever é sua paixão.

Ver Comentários

  • This post beautifully captures the significance of the Battle of Culloden and its impact on Scottish history. I appreciate the detailed descriptions of the museum exhibits and the battlefield itself. It really brings the past to life! I can't wait to visit and see it all firsthand!

Postagens recentes

Montreux na Suiça está organizando um dos maiores festivais de jazz do planeta

Você conhece o Montreux Jazz Festival? Talvez já tenha ouvido falar de um show cheio…

23 horas atrás

Paradores da Espanha: experiências genuínas ao redor do país

Que tal mergulhar na cultura espanhola, ver de perto construções seculares, muitas delas com influência…

3 dias atrás

Tainaron Blue: retiro grego localizado em uma Torre de pedra

Conheça o retiro idilício em uma pouco conhecida, mas nem por isso menos bela, região…

6 dias atrás

Serra Negra em São Paulo: conexão através das coisas simples

Guia feito para quem pensa em passar alguns dias longe do agito, mostrando como a…

1 semana atrás

Nossa seleção de melhores hotéis para famílias em Paris

Apesar de a capital francesa não estar entre os primeiros destinos de viagem quando pensamos…

1 semana atrás

5 hotéis na Índia que combinam luxo, design e experiências únicas

Se você está em busca de experiências diferentes, quer conhecer uma cultura e gastronomia totalmente,…

2 semanas atrás