Índice desta matéria
Piano 35
Endereço: Corso Inghilterra, nº 3 – Turim – Piedmont – Itália.
Perfil do instagram: @piano35_torino
Horários: segunda, das 19:30hs às 22h e de terça à sábado, das 12:30hs às 14:30hs / 19h às 22h
O restaurante Piano 35 tem a localização mais alta da Itália e carrega o nome de seu criador.
Situado precisamente no 35º andar do arranha-céu Grattacielo Intesa Sanpaolo de Renzo Piano, o restaurante fica a 166m de altura. Com isso oferece uma vista única sobre a cidade de Turim.
O edifício está localizado próximo ao centro histórico, perto da estação de Porta Susa. Está situado no centro de uma concentração excepcional de serviços públicos e instalações na escala metropolitana.
No volume superior do prédio existe uma estufa bioclimática, naturalmente ventilada, que recebe o público em três níveis: o restaurante com o jardim, a sala de exposições e o terraço.
Lá de cima você consegue ver os Alpes com neve, as avenidas arborizadas, e a Mole Antonelliana (marco da cidade). O restaurante possui apenas 60 lugares, que são extremamente concorridos. Apesar de abrir no almoço e jantar, você provavelmente entrará em uma pequena fila de espera.
PS: É obrigatório fazer reserva no Piano 35!
Talvez seja a espera, a altura estonteante, talvez seja a arquitetura envolvente de Renzo Piano ou o brilhantismo do chef Marco Sacco… Não sei o motivo certo, mas acredito que a soma deles tenha feito do PIANO 35 um restaurante 3 estrelas Michelin. Portanto, seja qual for o motivo que voce eleja, garanto-lhe que ele é totalmente imperdível!
Assim como as montanhas cobertas de neve na paisagem de Turim, a torre é revestida com materiais brilhantes brancos (vidro e alumínio pintado). Eles a tornam quase imaterial e “luminescente”, como gelo, formando variações sutis fotossensíveis. E a fachada muda, de acordo com a hora do dia e com a estação do ano.
O restaurante é rodeado por paredes de vidro que possibilitam uma visão de 360 graus do horizonte. A estufa bioclimática e o uso de materiais naturais no mobiliário deram uma alma a mais à cozinha italiana mais alta da Itália. A Sustentabilidade é o fio comum do Piano35. Por aqui ela é encontrada não só na arquitetura e meio ambiente, mas também nos pratos.
Os perfumes e cores desse jardim exótico, iluminado pelos raios do sol, tornam este oásis um dos locais mais marcantes de todo o arranha-Céu. Uma serra, suspensa no céu de Turim ! E habitada por espécies diferentes de árvores e vegetais, que emocionam a cada passo.
Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.
No menu à la carte aparecem opções como o Espaguete Nero Felicetti e a Anchova de Val Maira, o Sashimi de Bianca Piemontese e o cogumelo da casca, o Cordeiro com duas frutas silvestres e cozidas, a Enguia Miracilla e a Salada Silvestre. A promessa da casa é seguir o ritmo das estações e mudar sazonalmente.
Eles tiveram atenção com todos os paladares! Para que qualquer um possa se sentir à vontade para pedir, seja vegetariano, vegano ou celíaco.
O almoço – mais leve – custa em média 35 euros. No jantar há um menu com quatro aperitivos, quatro primeiros pratos, quatro pratos principais e sobremesas. E ainda duas propostas de degustação: uma para 55 euros, uma para 75 euros.
Sustentabilidade no Piano 35
A torre foi construída de acordo com os princípios da sustentabilidade ambiental para reduzir o consumo de energia.
De acordo com Renzo Piano, os escritórios do banco Intesa Sanpaolo em Turim tentam unir os habitantes com a cidade e servir de laboratório ambiental. Inclui uma estufa com ventilação natural no interior do edifício. E para minimizar o consumo de energia usam fontes naturais de ar, água e luz na medida do possível.
O arranha-céu é alimentado por eletricidade produzida a partir de fontes renováveis e 1.600 m2 de painéis fotovoltaicos. É 80% iluminado por lâmpadas LED.
As fachadas leste e oeste são cobertas com uma “pele dupla” de aço e cristal com laminas móveis que criam uma almofada térmica.
Um sistema centralizado, guiado por sensores, regula a abertura e o fechamento, a fim de otimizar a temperatura e brilho do interior.
Seu sistema de ar condicionado utiliza energia geotérmica, com amostragem e restituição de águas subterrâneas sem emissões nocivas para a atmosfera.
A água da chuva, coletada em tanques especiais, alimenta tanto a rede de irrigação das áreas verdes, quanto os sanitários dos banheiros.
Devido a essas características o edifício ganhou o mais alto nível de certificação “LEED Platinum”, atribuído pelo GBC.
Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:
Curiosidades do Piano 35
A construção do arranha-céu levou cinco anos, do projeto até a inauguração, realizada em abril de 2014. Custo total do trabalho: meio bilhão. (Da estufa com árvores altas e espécies Mediterrâneas, contando o restaurante super-panorâmico na cobertura , até o jardim de infância do piso térreo.)
Identidade Visual do Piano 35
A identidade visual, projetada por Migliore + Servetto Architects, foi criada a partir do círculo. Concebido como símbolo completo ele representa um lugar altamente exclusivo, imerso em um ambiente verde contido entre o céu e a terra.
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Grattacielo Intensa SanPaolo, site
Renzo Piano, site
Identidade visual do Restaurante, site