O que fazer em santiago chile: 7 passeios imperdíveis
Santiago

O que fazer em santiago chile: 7 passeios imperdíveis

Escrito por Sarah Borges | Publicado em:
Início > Destinos > América > Chile > Santiago > O que fazer em santiago chile: 7 passeios imperdíveis
A capital chilena costuma aparecer nos guias de viagem como uma opção de turismo diversificado. De vinícolas tradicionais, restaurantes sofisticados, estações de esqui e cartões-postais andinos, são tantas opções que fica difícil decidir o itinerário. 

Este blogpost não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.

Avalie esta matéria

Se você é um artista, entusiasta ou simplesmente alguém que busca uma viagem mais imersiva no espírito criativo da cidade, nosso guia foi cuidadosamente elaborado para o viajante que busca o que fazer em Santiago, Chile, para absorver profundamente a vida cultural da cidade andina.

1. Bairro Bellavista

café ao ar livre em Bellavista com mesas e guarda-sóis
O bairro Bellavista, com suas ruas vibrantes e a arquitetura de pequena escala, encontra expressões artísticas espontâneas em cada esquina. | Foto: Bel Manfredini (Reprodução)

Aos turistas que procuram o que fazer em Santiago, Chile, o bairro Bellavista faz parte do centro cultural da cidade e não pode ficar fora da sua lista. A arquitetura da região reflete a evolução histórica chilena, com murais urbanos que se misturam às edificações em estilo colonial, neoclássico e vernacular, intermediados pela natureza e topografia.

O Bellavista é conhecido pela boemia: as ruas Pio Nono e Purisima oferecem diversas opções de bares, restaurantes e cafeterias e os estabelecimentos colocam mesas na rua, deixando tudo mais vibrante. Também no bairro, galerias e boutiques de design disputam atenção com a arquitetura. 

Numa mescla de edificações baixas (casinhas em vilas de operários no início do século XX) e mansões da elite do século XIX, a comuna se torna mais interessante a cada visita. O Pátio Bellavista, uma ótima opção para quem busca variedade de restaurantes e lojas de souvenirs, é resultado da preservação de construções históricas do final do século. 

Arquitetura a partir do resgate urbano: esse é o charme e a singularidade de Bellavista. Onde você não pode deixar de ir: La Chascona, a casa do poeta Pablo Neruda, o Parque Metropolitano, o teleférico de Santiago e o Pátio Bellavista.

Onde fica: Entre a margem norte do Rio Mapocho e o Cerro San Cristóbal.

PUBLICIDADE o que fazer em santiago chile FIM DA PUBLICIDADE

2. Museo de Artes Visuales MAVI UC

o que fazer em santiago chile: Museu de Artes Visuales, exposição com arte contemporânea e esculturas
O Museu de Artes Visuais de Santiago é um ponto pulsante de criatividade chilena contemporânea, onde arte visual dialoga com a comunidade através de exposições e oficinas. | Foto: TripAdvisor (Reprodução)

Na hora de programar o que fazer em Santiago, Chile, o Museu de Artes Visuales não pode ficar de fora. Este espaço cultural busca valorizar a diversidade cultural e artística do Chile por meio de exposições sazonais e um acervo próprio com mais de mil obras de 300 artistas. Localizado no bairro Lastarria, conhecido pela atmosfera boêmia. O bairro é cheio de cafés, restaurantes, livrarias e o Museo de Artes Visuales fica na Plaza Mulato Gil de Castro.

Lá você encontra obras, principalmente, da segunda metade do século XX, além das contemporâneas, entre pinturas, esculturas e outras modalidades artísticas. Assinam obras do acervo artistas como Roberto Matta, artista chileno de maior projeção internacional, Marta Colvin, da escultura moderna, Guillermo Núñez, cujas obras fazem uma forte denúncia social e política e tantos outros.

Para você ter uma ideia das exposições sazonais, atualmente, está em exposição no MAVI UC, com “Kume Mongen”, que ilustra as experiências ancestrais indígenas pré-colombianas e seu respeito à natureza. Mas já passaram por lá a exposição “Falso Histórico”, do artista Andrés Durán, que reflete sobre as incertezas da sociedade em que vivemos, ou a mostra “Revelado”, da artista Ximena Zomosa, onde as instalações propostas relacionam-se com o feminino silenciado. 

Próximo à entrada do MAVI UC, fica o Café Guztarria, uma parada super recomendada. O local é super aconchegante e, além do aroma de café, exala a atmosfera cultural do bairro. Para turistas estrangeiros, a entrada custa US$ 5,00. O Museo abre de terça a domingo, das 10h às 18h.

Onde fica: José Victorino Lastarria 307, 8320126.

PUBLICIDADE o que fazer em santiago chile FIM DA PUBLICIDADE

3. Museo Nacional de Bellas Artes

Museu Nacional de Belas Artes em Bellas Artes
Um templo da arte, com coleções que atravessam séculos, abrindo janelas para a identidade nacional. | Foto: Gobierno de Chile (Reprodução)

O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) fica no bairro Bellas Artes (com o bairro Lastarria, formam o principal centro cultural de Santiago), em um palácio construído para o Centenário da Independência. Projetada pelo francês Emile Jéquier, a edificação tem forte influência do Petit Palais (palácio parisiense). 

Para projetar o MNBA, a principal referência que Jéquier usou na fachada foi o estilo arquitetônico Beaux-Arts, marcado pela simetria, riqueza ornamental, grandiosidade e o uso de materiais como ferro e vidro. Surgido no Segundo Império, esse movimento artístico tem influência em uma série de outras escolas, como o neoclássico e o barroco. Na estrutura metálica interna, os detalhes têm influência no art nouveau, enfatizando a monumentalidade do edifício. 

Com um acervo de mais de 3000 peças, entre elas uma ampla coleção de pinturas e esculturas. Para o viajante que busca o que fazer em Santiago, no MNBA você conhece a produção artística chilena desde o período colonial. Já o acervo de obras internacionais se destaca pela diversidade: pinturas italianas e flamengas, gravuras, fotografias, desenhos e esculturas africanas.

Localizado dentro do Parque Florestal, o Museo de Bellas Artes tem entrada gratuita e funciona de terça a domingo das 10h às 18h.

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

4. Bairro Las Condes

O que fazer em Santiago Chile: Las Condes com arquitetura moderna e parques urbanos.
No bairro Las Condes elegância urbana elevada: mansões contemporâneas, ruas bem-cuidadas e design de vanguarda. | Foto: Carmen A (Reprodução)

Com sua arquitetura moderna, grandes parques e uma excelente infraestrutura urbana, o bairro Las Condes é um dos mais caros para se viver na capital chilena. 

A Capela do Mosteiro Beneditino da Santíssima Trindade, obra da arquitetura moderna latino-americana, foi projetada por Martín Correa Prieto e Gabriel Guarda. A estrutura é formada por dois grandes cubos brancos. Já a Torre Consistorial é reconhecida pelo uso do concreto e soluções estruturais geométricas. Projetada por Cristián Undurraga e colegas, e construída entre 2002 e 2003, a torre funciona como sede administrativa e institucional da de Las Condes.

O complexo de edifícios Nuevo Kennedy é outro exemplar arquitetônico de Santiago, formado por torres de mais de 100 metros de altura, com acesso ao Araucano Park e ao Parque Bicentenário. 

Mas Las Condes não oferece apenas prédios espelhados imponentes. O Museo Interativo Audiovisual é um espaço cultural com diversos ambientes interativos, que te transportam para a Roma de César. Já no Centro Artesanal Pueblito Los Dominicos, você encontra 140 ateliês de artistas de várias regiões do Chile: tecidos, argila, arte Mapuche, arte Chiloé, pedras e minerais, cestaria, fotografias, e tantos outros. A parada é quase obrigatória para quem procura o que fazer em Santiago.

Onde fica: José Miguel de la Barra 650 (Parque Florestal)

PUBLICIDADE o que fazer em santiago chile FIM DA PUBLICIDADE

5. Sky Costanera

Vista panorâmica da cidade de Santiago, Chile, do Sky Costanera, mirante mais alto da América Latina, ao pôr-do-sol
Santiago aos seus pés: vistas de 360° lá do alto da Torre Costanera, especialmente mágicas depois do pôr-do-sol. | Foto: Roman K (Reprodução)

Se você busca resposta para a pergunta: o que fazer em Santiago, Chile, a Sky Costanera é o mirante mais alto da América Latina (300 metros de altura). A atração oferece uma vista imperdível da capital chilena, emoldurada pelas cordilheiras. Edifícios e construções históricas num quadro onde o pôr-do-sol torna os tons de verde, amarelo, azul e cinza inimitáveis.

O local não é nada desconfortável: tem restaurante, bar e pufes para sentar e apreciar a vista. Na direção de cada vista, nomes informam para qual localidade você está olhando. 

Onde fica: Av. Andrés Bello 2425, 7510689 Providencia.

PUBLICIDADE o que fazer em santiago chile FIM DA PUBLICIDADE

6. Centro Cultural La Moneda 

Centro Cultural La Moneda em Santiago, Chile, com arquitetura moderna e exposições culturais
Na Plaza de la Ciudadanía, o Palácio de la Moneda esconde um centro cultural moderno. | Foto: Débora T (Reprodução)

O Centro Cultural La Moneda apostou alto na força cultural do Chile e ganhou. O espaço de ações culturais promove diálogos sobre a crise ambiental, a diversidade de culturas e a visibilidade de povos minorizados. Com um Palácio monumental como cenário, o passado, presente e futuro da arte chilena se encontram.

Em termos arquitetônicos, o CCLM ocupa cerca de 7.200 m² distribuídos em três níveis subterrâneos. Ele foi idealizado para ser um espaço vivo, capaz de acolher públicos diversos, com programação que inclui exposições visuais, audiovisuais, cinema e painéis educativos. 

O destaque desse equipamento cultural está na arquitetura subterrânea: Centro Cultural se encontra sob a Plaza de la Ciudadanía. O motivo? Evitar qualquer competição visual ou concorrência arquitetônica com o histórico Palácio de La Moneda (construído no século XVIII). Assim, o arquiteto Cristián Undurraga idealizou o projeto para estar cerca de 6,5 metros abaixo do nível da rua.

Um exemplar típico da arquitetura chilena contemporânea, o centro tem um estilo moderno e robusto, resultado do concreto, material dominante na estrutura. O mais surpreendente é o elemento central do projeto: por meio de lajes de vidro e aberturas estrategicamente dispostas nas vigas do teto, permitem que a luz natural seja filtrada.

Sem dúvida, o Centro Cultural La Moneda é um dos mais inovadores pontos turísticos, em Santiago, Chile.

Onde fica: Metro La Moneda – Pl. de la Ciudadanía 26.

PUBLICIDADE o que fazer em santiago chile FIM DA PUBLICIDADE

7. Parque Santa Rosa de Apoquindo 

Parque Santa Rosa de Apoquindo em Las Condes, Santiago, Chile, com fonte e vegetação
O Parque Santa Rosa de Apoquindo convida o viajante à contemplação e ao encontro com o patrimônio local.| Foto: Oso (Reprodução)

Se você busca passeios mais calmos em Santiago, Chile, o Parque Santa Rosa de Apoquindo é uma atração completa. Localizado em Las Condes, o parque, na verdade, é um complexo histórico-cultural.             

As três áreas principais trabalham em conjunto: a Casona, o Museu e o Parque Gandarillas. A Casona é uma edificação histórica do século XVIII, que funciona como uma Casa-Museu e abriga uma importante Coleção de Pintura Chilena. 

A propriedade ainda abriga o Museu da Chilenidade Benjamín Mackenna Besa, um espaço que se dedica a resguardar e difundir a cultura e a tradição do Chile. Já o Parque Gandarillas conserva o design original. É um local perfeito para caminhadas ou um piquenique. 

Apesar de modesto, é uma atração valiosíssima, que combina arte, história e área verde. Perfeito para quem está com crianças, ou simplesmente quer ter um momento mais sereno durante a viagem.

Onde fica: Av. Cristóbal Colón 8914, 7570573 Las Condes.

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Este guia foi preparado para quem não renuncia a uma experiência turística profunda. Selecionamos atrações que demonstram com precisão a fusão da história urbana com a majestosa natureza andina.

Com esse roteiro personalizado, você já sabe exatamente o que fazer em Santiago, Chile. Mas o roteiro não estará completo antes de escolher a melhor localidade para se instalar na cidade. 

Se quiser ir além dos passeios, mas uma imersão artístico-cultural completa, não deixa de conferir nossa seleção com os melhores hotéis boutique de Santiago!

PUBLICIDADE o que fazer em santiago chile FIM DA PUBLICIDADE

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top