7 melhores vinícolas para visitar na Europa e na América do Sul
Argentina

7 melhores vinícolas para visitar na Europa e na América do Sul

Escrito por Carolina Martins | Atualizado em:
Avalie esta matéria

Se você ama vinhos, gosta de apreciar belas paisagens naturais e quer ver de perto onde essas bebidas são produzidas, você precisa conhecer algumas das melhores vinícolas para visitar no mundo.

Neste artigo vamos apresentar algumas das vinícolas que estão localizadas em países da Europa e da América do Sul. Todas elas produzem vinhos de excelente qualidade e possuem uma estrutura perfeita para receber visitantes o ano inteiro.

adega da vinícola vik
Foto: cortesia da vinícola VIK

Outro aspecto em comum entre as vinícolas para visitar que vamos apresentar neste artigo é que todas elas possuem uma arquitetura belíssima e que se integra muito bem à paisagem na qual elas estão inseridas, que é cercada por vinhedos e por uma rica vegetação.

Sendo assim, continue lendo este texto para descobrir quais são algumas das melhores vinícolas para visitar na Europa e na América do Sul e comece a programar hoje mesmo uma viagem para esses destinos encantadores. 

parte externa da vinícola antinori del chianti na Itália
Foto: cortesia da vinícola

VIK

A Vik está localizada no Vale de Millahue, na região de O’Higgins, no Chile. Além da vinícola, esse estabelecimento ainda conta com um hotel luxuoso e com o restaurante Mila Mila, que faz muito sucesso entre os hóspedes e os demais visitantes do local. 

O projeto dessa vinícola ficou sob responsabilidade do arquiteto Smiljan Radic, que criou uma estrutura inovadora, moderna e que se destaca em meio à paisagem natural.

Parte da estrutura da vinícola viik no chile
Foto: cortesia da vinícola

A vinícola foi concebida para ter o menor impacto ambiental possível. Logo na entrada do prédio, o visitante se depara com uma instalação artística composta por pedras e esculturas, que tem como objetivo evocar um rio.

Os visitantes podem acessar todas as salas da vinícola, o que permite a eles mergulharem no processo de produção de vinhos. Além disso, o estabelecimento também oferece uma aula sobre essa bebida e um momento de degustação.

Parte externa da vinícola vik no chile
Foto: cortesia da vinícola

Clique aqui para garantir a sua reserva no hotel Vik de maneira prática e rápida. 

BODEGAS PORTIA

Com uma arquitetura inovadora e especialmente concebida para otimizar e melhorar a produção de vinhos, a Bodegas Portia certamente é uma vinícola que vai encantar os amantes de vinhos.

Essa vinícola está localizada na cidade de Gumiel de Izán, que fica na província de Burgos, na Espanha. Trata-se de um pequeno município medieval, que concentra alguns dos principais produtores de vinhos do país.

A Bodegas Portia é uma das principais atrações dessa cidade. A vinícola ocupa uma área de aproximadamente 12.500 metros quadrados e produz cerca de 1 milhão de garrafas por ano.

vista de cima da construção da Bodega Portia na Espanha
Foto: Nigel Young

Essa vinícola pertence à mesma família há mais de 160 anos, sendo que a arte da produção de vinhos tem passado de geração a geração. 

O escritório de arquitetura Foster + Partners foi o responsável pela concepção desse projeto. As tradições vinícolas serviram de inspiração para os arquitetos conseguirem projetar um espaço adequado para a produção de vinhos.

Além da vinícola, a Bodegas Portia ainda conta com um restaurante e algumas instalações de apoio aos visitantes.

A maioria dos espaços da vinícola são abertos ao público, inclusive as áreas de produção e a adega subterrânea. 

Adega da Bodega Portia na Espanha
Foto: Nigel Young

Clique aqui e garanta a sua hospedagem em um dos melhores hotéis de Gumiel de Izán.

LÓPEZ DE HEREDIA

Outra vinícola na Espanha que vale a pena visitar é a López de Heredia, que está localizada no município de La Rioja. 

Essa vinícola é uma das mais tradicionais da Espanha, e pertence a mesma família desde 1877. Contudo, no começo dos anos 2000 esse estabelecimento passou por uma grande transformação.

Nessa época, a família responsável pela López de Heredia contratou o escritório de arquitetura Zaha Hadid Architects para modernizar a construção da vinícola, no entanto, isso foi feito de uma maneira inusitada.

Novo pavilhão da bodega López de Heredia
Foto: Helene Binet

A vinícola contava com um pavilhão antigo, construído no início do século XX. Essa estrutura foi restaurada para poder ser usada nos dias atuais, entretanto, para que ela tivesse um destaque maior, os arquitetos decidiram construir um pavilhão novo para abrigar o pavilhão antigo.

A inspiração para a criação dessa estrutura veio das Matrioskas, também conhecidas como bonecas russas, que contém várias unidades pequenas dentro da boneca maior. 

Dessa forma, foi possível criar uma construção nova e moderna, para que passado e presente pudessem coexistir em um mesmo espaço. 

área de degustação de vinhos da bodega López de Heredia
Foto: Helene Binet

Clique aqui para garantir a sua reserva em um dos melhores hotéis de La Rioja. 

BODEGA SALENTEIN

Se você procura uma bela vinícola para visitar na América do Sul, considere conhecer a Bodega Salentein, que fica em Mendoza, Argentina. 

Essa vinícola está localizada em meio a uma paisagem deslumbrante, próxima à Cordilheira dos Andes e cercada por cerca de 50 hectares de reserva natural. 

área interna da bodega salatein na argentina
Foto cortesia Bormida & Yanzon arquitectos.

Além da vinícola, esse estabelecimento ainda conta com uma pousada, uma capela e um museu. Sendo assim, quem for visitar a Bodega Salentein vai poder desfrutar de várias atividades, e ainda se hospedar em um local com um cenário de tirar o fôlego. 

O projeto dessa vinícola ficou sob responsabilidade dos arquitetos do escritório Bormida & Yanzon, que buscaram construir um espaço que respeitasse e se integrasse com a natureza ao redor. 

Adega da Vodega Salatein
Foto cortesia Bormida & Yanzon arquitectos.

Clique aqui para garantir a sua reserva na pousada da Bodega Salentein. 

vinícolas para visitar

ANTINORI NEL CHIANTI CLASSICO 

A Antinori Nel Chianti Classico é uma das vinícolas mais tradicionais da Itália, e está na mesma família há 26 gerações. Ela fica em Florença, uma das cidades mais bonitas e visitadas do país. 

Para renovar a vinícola e criar um novo símbolo para a família, os administradores desse estabelecimento resolveram fundar um novo espaço, o qual deveria evocar as tradições da Antinori Nel Chianti Classico e também mostrar o respeito da família à terra e aos costumes locais.

A nova estrutura foi projetada pelos arquitetos do escritório Archea Associati, que criaram um espaço que une tradição com modernidade e que, de longe, se confunde com a paisagem do local. 

prédio da vinícola antinori del chianti visto de cima
Foto: cortesia da vinícola

A fachada do prédio principal é toda feita de vidro, o que deixa a construção com um caráter mais moderno. Um dos elementos que mais se destaca nessa estrutura é a grande escada de caracol, que liga os pavimentos do prédio. 

O espaço da adega é um dos mais interessantes da vinícola, o ambiente lembra uma antiga taberna medieval e convida os visitantes a fazerem uma viagem ao passado.

A Antinori Nel Chianti Classico faz parte da Toscana Wine Architecture, uma associação que reúne vinícolas com uma construções originais, modernas e sustentáveis. 

parte extrerna da vinícola antinori
Foto: cortesia da vinícola

Clique aqui para garantir a sua hospedagem em um dos melhores hotéis de Florença. 

VALKE VLEUG

Essa vinícola está localizada na cidade de Liezele, na Bélgica, e une a arte de fazer vinhos com uma bela arquitetura.

O projeto da Valke Vleug foi feito pelo premiado arquiteto Vicent Van Duysen, que é conhecido por conceber espaços funcionais, simples e minimalistas, características que podem ser percebidas nessa vinícola. 

As construções dessa vinícola foram inspiradas nas antigas fazendas belgas e na própria terra onde as uvas são plantadas. Tanto que um dos elementos usados no prédio, a Pedra Lávica, foi escolhido por ter uma coloração semelhante à terra. 

prédio principal da vinícola Valke Vleug
Foto: cortesia da vinícola
vinícolas para visitar

CHÂTEAU LA COSTE

Para encerrar a nossa lista de melhores vinícolas para visitar na Europa e na América do Sul, nada melhor do que indicar um estabelecimento que fica em um dos países mais famosos pela produção de bons vinhos, a França. 

A Château La Coste está localizada na Riviera Francesa, uma das regiões mais famosas e visitadas da França. Além da vinícola, o estabelecimento ainda conta com um hotel de luxo, um museu a céu aberto, um restaurante e alguns espaços com intervenções artísticas. 

Essa vinícola conta com construções feitas pelo arquiteto japonês Tadao Ando e com um pavilhão projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

PLANTAÇÃO DA VINÍCOLA CHÂTEAU LA COSTE
Foto: cortesia da vinícola

O pavilhão projetado por Niemeyer abriga um auditório e uma sala de exibições. A arquitetura do local possui algumas características marcantes dos projetos desse arquiteto, como linhas curvas e muitas áreas envidraçadas. 

Essa propriedade possui 500 acres, sendo que 300 são dedicados ao cultivo de uvas. As construções encontradas nesse local mesclam elementos clássicos e modernos, o que deixa a arquitetura dos prédios mais interessante e bonita. 

Museu da vinícola château la coste
Foto: cortesia da vinícola

Gostou de conhecer algumas das melhores vinícolas para visitar na Europa e na América do Sul? Então, continue no site da Dona Arquiteta para conferir outros locais incríveis que você pode conhecer nas suas próximas férias. 


Autora – Carolina Martins

Jornalista apaixonada por livros, cultura, viagens e gastronomia. Adora conhecer pessoas e visitar lugares históricos. Ama escrever e se dedica a esse ofício com paixão.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top