A aurora boreal é um show de luzes, cores e formas cujos melhores destinos e países para vê-la estão próximos ao ártico. Esse fenômeno da natureza atrai todos os anos milhares de turistas para alguns dos territórios mais frios do mundo a fim de ver de perto essa maravilha.
Diferente do que alguns podem pensar, esse evento não ocorre da mesma forma em todos os lugares, pois as condições atmosféricas podem interferir diretamente no aspecto das luzes. Além disso, a paisagem na qual você está observando o espetáculo — aconteça ela no meio da natureza, em um lago congelado ou próximo a um vulcão — muda completamente a experiência.
Além disso, a cor das luzes varia de acordo com:
- a composição química da atmosfera na hora;
- a altitude das luzes;
- e com a energia dos ventos.
Contudo, não importa o tipo de reação química que deu origem ao espetáculo, ele é sempre belíssimo.
Antes de pensarmos os melhores lugares do mundo para ver uma aurora boreal, vale a pena entender melhor como este fenômeno natural acontece e porque estes fatores (que apontamos aqui em cima) interferem tanto assim na aparência dela.
E é o que você vai aprender agora.
O que é aurora boreal e como acontece
Também conhecida como luzes do norte, a aurora boreal é um fenômeno natural exclusivo dos países do hemisfério norte que ficam próximos ao Círculo Polar Ártico. Ela é caracterizada pelo aparecimento de luzes coloridas, geralmente verdes, azuis e amarelas, de formas distintas durante a noite.
As luzes do norte são formadas por partículas emitidas pelo sol que, ao entrarem na atmosfera terrestre, colidem com moléculas de gases atmosféricos, como o nitrogênio e o oxigênio. Quando ocorre a colisão, há uma liberação de energia por meio de luzes coloridas, que chamamos de aurora boreal.
Para o ano de 2025 estão previstas muitas tempestades solares, essas que são fundamentais para a formação das cores no céu. Portanto, o próximo inverno no hemisfério norte vai apresentar condições ainda mais melhores para vermos mais e mais eventos de aurora boreal.
A seguir você confere os melhores destinos para ver aurora boreal, todos eles com estruturas incríveis para receber viajantes.
Melhores destinos para ver a aurora boreal
Destinos tradicionais para aurora boreal – Noruega, Islândia e Finlândia
No norte da Noruega fica a cidade de Tromsø, um dos dois principais destinos para ver a aurora boreal na região. Os melhores locais na cidade são no alto da montanha Storstein, acessível de bondinho, ou na região do lago Prestvannet, que fica a 20 minutos de caminhada do centro da cidade. Outro lugar na Noruega ideal para presenciar esse espetáculo são as ilhas Lofoten, que sempre presenteiam os observadores com luzes de cores vivas e formas variadas.
A Islândia está entre os destinos mais procurados por quem quer ver as luzes do norte. Apesar de ser possível presenciar esse evento na capital do país, Reykjavik, as chances de observar o céu colorido aumentam quando você vai para áreas não ou pouco habitadas. Um desses lugares é o Parque Nacional de Thingvellir, situado a 50 km da cidade, que conta com vários miradouros construídos só para ver a aurora boreal. Outra opção, mais próxima da capital, e que fica a apenas 10 minutos de carro, é o Farol da Grótta (em Seltjarnarnes).
A região da Lapônia, na Finlândia, é outro ponto muito procurado por quem está em busca de destinos tradicionais para ver a aurora boreal. Essa região fica perto da fronteira com a Suécia, é pouco povoada e muito conhecida por abrigar vastas áreas selvagens, condições que favorecem a percepção das luzes do norte. Inclusive foi lá que um grupo de renomados arquitetos nórdicos projetaram um conjunto de ‘casas da árvore’ extremamente inovadoras.
Leia também:
- Suécia: conheça o país que está liderando o turismo do sono
- Dica de hotel de luxo na Suécia: Blique By Nobis
Destinos emergentes – Canadá, EUA e Groenlândia
A América do Norte também reúne alguns dos principais destinos para ver a aurora boreal. Um deles é Fairbanks, que fica no Alasca, nos EUA, e é a segunda maior cidade do estado.
Um dos melhores lugares para avistar as luzes do norte em Fairbanks é o Parque Nacional do Rio Chena, que conta com rios congelados que refletem a aurora boreal, deixando o espetáculo ainda mais bonito e inesquecível.
No Canadá você vai encontrar várias localidades que apresentam as condições ideais para quem deseja vivenciar esse evento, como Alberta e The Northwest Territories.
A Groenlândia também está entre os melhores lugares para avistar as luzes coloridas no céu. Por ser um território com pouca incidência de poluição visual, é possível observar o fenômeno em quase todo o país. Alguns dos lugares perfeitos para fazer isso são: Kangerlussuaq e Sismut. Para ter uma experiência mais imersiva, vá até a região de Ilulissat, para observar as luzes do norte em meio às geleiras e aos grandes icebergs.
Leia também:
- Museus nos EUA: um guia por 5 museus imperdíveis
- Viagem para Vancouver: atrações imperdíveis e onde ficar
Destinos alternativos – Escócia e Suécia
Apesar de não serem amplamente conhecidos como destinos para ver a aurora boreal, a Escócia e a Suécia oferecem ótimas condições para quem quer presenciar o evento ao vivo. A região norte do país fica na mesma altitude que algumas cidades norueguesas e do Alasca — o significa que esse território também está localizado em um local ideal para o aparecimento das luzes coloridas no céu.
Alguns dos melhores lugares para avistar o fenômeno na Escócia são:
- Ilhas Hébridas;
- Applecross.
- Lochinver;
- Ullapool;
- Cairngorms;
- Rannoch Moor.
O norte da Suécia também costuma apresentar as condições ideais para quem quer presenciar o fenômeno, especialmente na cidade de Abisko, que fica na fronteira com a Noruega. O município tem até mesmo um lugar chamado Aurora Sky Station, uma estação de observação da aurora boreal.
Como planejar sua viagem
O primeiro fator que você precisa considerar na hora de planejar sua viagem é a época do ano: as luzes do norte aparecem com maior frequência durante o outono e o inverno, quando ocorre o fenômeno das noites longas e escuras em muitos países próximos ao círculo polar ártico.
Além disso, considere:
- viajar fora do período de chuva (o céu precisa estar limpo para que a aurora boreal seja visível);
- vá para locais afastados, fora das cidades, para presenciar o evento (as luzes dos centros urbanos podem atrapalhar a observação)
- outro ponto que você precisa considerar é a duração da sua estadia, já que as condições climáticas de uma região podem mudar em pouco tempo
- e, por isso, o ideal é planejar pelo menos uma semana em um dos destinos para garantir que você veja a aurora boreal.
Dessa forma, se em um dos dias da sua viagem o céu estiver nublado e não for possível ver as luzes coloridas, você ainda terá chances de avistar o fenômeno nos outros dias. Caso você esteja em uma cidade que tenha observatórios para a aurora boreal, vá para eles — não tenha medo do mainstream nesses casos, pois são estruturas feitas para presenciar toda grandiosidade desse espetáculo natural.
Conte com a tecnologia
Presenciar uma aurora boreal pode ser uma tarefa difícil. Por isso, existem sites e aplicativos criados especialmente para ajudar os viajantes a encontrarem esse fenômeno. Confira a seguir quais são os principais:
- Aurora Forecast: mostra se as condições meteorológicas estão propensas para o aparecimento das luzes do norte;
- 3D Sun: aplicativo da Nasa que informa quando há explosões solares, que aumentam consideravelmente as chances de ocorrer uma aurora boreal;
- Live Aurora Network: aplicativo que monitora a ocorrência do fenômeno e emite um alerta quando as luzes coloridas ficam visíveis no céu.
Dúvidas comuns sobre aurora boreal:
A melhor época para ver a aurora boreal é o inverno. Lembrando que o inverno no hemisfério norte corresponde ao verão no Brasil.
Abisko na Suécia é o destino mais acessível para ver a aurora boreal.
Não, esse fenômeno só pode ser visto nos países localizados no hemisfério norte e próximos à região do círculo ártico.
A aurora boreal pode durar desde alguns minutos até várias horas, dependendo da intensidade da tempestade solar que originou o fenômeno.
Para fotografar a aurora boreal com um celular é importante usar um tripé, para garantir a estabilidade do dispositivo. Além disso, é necessário configurar a câmera para o modo manual ou profissional, desligar o flash, ajustar o ISO entre 800 a 1600 e programar a velocidade do obturador entre 5 a 25 segundos, dependendo da intensidade das luzes.
Como escolher a melhor hospedagem para ver a aurora boreal
Na hora de escolher onde ficar para observar a aurora boreal, dê preferência para os hotéis que ficam mais afastados da região central da cidade, visto que a poluição visual atrapalha a observação desse fenômeno.
Além disso, busque hotéis que combinem excelentes serviços com um design impecável, e cuja arquitetura favoreça a observação da natureza ao redor da propriedade. Dessa forma, será possível ter uma estadia mais confortável e garantir uma experiência imperdível.
Alguns dos hotéis selecionados e bem recomendados pela arquiteta Claudia Birolini para ver a aurora boreal são:
- Tree Hotel: arte suspensa entre árvores na Suécia (que já mencionamos);
- o Íon Adventure, na Islândia;
- e o Arctic TreeHouse Hotel, na Finlândia.
Gostou de conhecer os melhores destinos para ver a aurora boreal? Então, comece a planejar hoje mesmo a sua viagem para uma região que apresenta as condições ideais para presenciar esse espetáculo. Para mais dicas de viagens inesquecíveis, continue no site da Dona Arquiteta e nos siga no Instagram, assim você não perderá nenhuma novidade.
Leia mais
- 101 Hotel Reykjavik: hotel boutique sóbrio e sofisticado
- Blue Lagoon: hotel refúgio na Islândia
- Tree Hotel: arte suspensa entre árvores
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.