Índice desta matéria
Fabric Sushi
Endereço: Valle, nº 985 – Bairro Caballito – Buenos Aires – Argentina.
Perfil do instagram: @tenoha_milano
Horários: de segunda à domingo, das 11h às 00h
A Fabric Sushi é uma marca argentina de restaurantes que já tem mais de 60 unidades espalhadas em vários países da América Latina. Com uma culinária bem especial, combinando cozinha asiática e andina, abriu sua nova unidade em Buenos Aires. Com interiores bem desenhados e ótima comida, é um dos nossos destinos recomendados na capital portenha.
A cidade lar do Fabric Sushi
Apesar de conhecida pelas tradicionais carnes à Parilla, a capital argentina também reserva uma variedade imensa de culinárias e restaurantes. Quando falamos em centros gastronômicos, facilmente podemos apontar bairros como Palermo, Puerto Madero, Las Cañitas, Recoletas e San Telmo.
Por sinal, dez dos melhores restaurantes da américa latina estão distribuídas nesses cinco bairros. São lares de restaurantes finos como o Casa Cavia de Palermo.
Mas essa é apenas uma das faces da gastronomia de Buenos Aires. A cidade tem uma essência culinária formada pela combinação de diversos imigrantes. Muitos deles resultados de uma imigração do século XIX, enriqueceram os cardápios argentinos com temperos italianos, espanhóis, alemães e também de países vizinhos.
Entre os países que vem inspirando não apenas a cidade portenha, mas toda a gastronomia latino-americana, está o Peru. É deste país andino que vem a base da Fabric Sushi. Promovendo uma gastronomia Nikkei (você entenderá mais adiante), a franquia tem dezenas de unidades distribuídas entre Argentina, Bolívia e Uruguai.
Entre elas, está a Fabric Sushi Caballito, localizada no bairro portenho de mesmo nome.
Gastronomia Nikkei
A tradição culinária do Peru é resultado de uma combinação de influências culturais que também foram comuns em outros países, como o Brasil. O país tem a segunda maior população étnica japonesa do continente, resultado de uma intensa imigração no final do século XIX. Essa intensa presença de japoneses afetou profundamente a gastronomia peruana.
As preparações japonesas foram adaptadas ou combinadas com técnicas e ingredientes indígenas do Peru. Essa fusão de tradições forma o que é chamada de gastronomia Nikkei. O peixe fresco é combinado com limão, milhos, pimentas, mandioca e a imensa variedade de batatas encontrada nos Andes. É um encontro de uma culinária elegante e delicada com sabores frescos e picantes.
Um dos precursores da gastronomia Nikkei é o Chef Nobu Matsuhisa. Ele utiliza esta fusão de elementos nipônicos e peruanos desde o final da década de 80. Hoje, tem restaurantes no mundo inteiro. Ele é um dos principais nomes envolvidos na conquista pelo mundo da gastronomia Nikkei.
A marca Fabric Sushi, por sua vez, assumiu a identidade da gastronomia Nikkei e a distribui em velocidade inédita. De 2008 para cá, já são mais de 60 filiais abertas. Apenas em Buenos Aires, já alcança a primeira dezena.
Cardápio do Fabric Sushi
A Fabric Sushi afirma que seus novos restaurantes são uma homenagem à cultura Nikkei, já que oferecem uma grande variedade de itens como rolls tradicionais de sushi, mas combinações menos tradicionais como Makis (que levam algo Nori por dentro), Nigiris (bolinhos de arroz com filetes de peixe em cima), preparações picantes e o tradicional Ceviche peruano.
A atmosfera do Fabric Sushi Caballito
O que torna esta filial, instalada no bairro Caballito, tão especial é seu ambiente. Os interiores do restaurante seguem um tema construído de forma sutil e elegante.
O projeto foi conduzido pela Muro Estúdio, escritório de arquitetura que atua em Buenos Aires e em Barcelona. A empresa é liderada pelas arquitetas Carolina Rovito e Valéria Munilla Jiménez.
Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.
A marca Fabric Sushi estabelece certas diretrizes quanto ao uso de materiais e uso de cores, porém ainda é grande a liberdade oferecida. Com isso, há grande flexibilidade na composição do design de interiores. Cada uma de suas filiais possui um design próprio. O restaurante de Caballito utiliza elementos inspirados no oceano. Aqui são suas formas e texturas serviram de inspiração.
O centro do salão é, definitivamente, o bar. A estrutura de seu balcão preenche quase todo o espaço. A bancada é feita de mármore raiado, esverdeado, que lembra a água do mar. Prateleiras suspensas servem de base para plantas que lembram espécies marinhas.
A lembrança de corais é resgatada através de buquês, estes suspensos em luminárias (em diferentes tamanhos).
As formas curvas, como ondas, definem a arquitetura do restaurante. Estão presentes em prateleiras, mesas, móveis de apoio e puxadores de porta (estes feitos artesanalmente). Até mesmo os equipamentos buscam refletir a o mesmo movimento através de contornos curvos.
Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:
O ritmo do bairro Caballito
O bairro de Caballito é menos badalado como destino gastronômico em Buenos Aires, porém é uma área com diversos passeios e atrações para os foodies. Além de diversas áreas verdes, como o Parque Centenario ou o Ridavavia, é abrigo do Mercado Del Progresso e do Pátio de Los Lecheros. Quanto a este último, trata-se de um grande pátio dedicado à comida de rua.
Caballito é conhecido por suas casas antigas em estilo inglês (arquitetura anglo-saxã). É uma viagem no tempo que pode ser feita pelo passeio de bondinho. Aliás, o passeio de bondinho é gratuito. Você consegue sobe nele na esquina das ruas Emilio Mitre e José Bonifácio. Mesma esquina, aliás, onde você pode fazer uma aula de culinária para aprender a fazer as tradicionais empanadas argentinas.
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Site oficial da marca
Turismo Buenos Aires
Infobae
Archdaily
Autor Fernando França
Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.