Pousada Maria Flor: conforto sustentável em Fernando de Noronha
Fernando de Noronha

Pousada Maria Flor: conforto sustentável em Fernando de Noronha

Escrito por Rayssa Cunha | Atualizado em:
Avalie esta matéria

Pousada Maria Flor
Endereço: Alameda Pau D’Arco, nº 508 — Fernando de Noronha — Pernambuco, PE – Brasil.
Preço: a partir de US$ 423,40*
Reserve sua hospedagem com desconto aqui.

Fernando de Noronha é um arquipélago que ainda preserva muito de sua natureza. É nesse paraíso da costa brasileira que a pousada Maria Flor atrai celebridades com sua arquitetura inteligente e sustentável.

Pousada Maria Flor: conforto sustentável em Fernando de Noronha
Piscina no Rooftop da Pousada Maria Flor | Cortesia Priscila Muller Arquitetura

O arquipélago de Fernando de Noronha fica na costa brasileira à 545 km de Recife, capital do Estado de Pernambuco. Formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos, tem origem em erupções liberadas por um vulcão submerso à 4.200 m de profundidade.

O arquipélago tem história. Fez parte de um dos primeiros territórios oficiais do período colonial brasileiro. Por séculos, é alvo de disputa por portugueses, franceses, ingleses e até mesmo holandeses. A construção do Forte de Nossa Senhora dos Remédios — um dos pontos históricos da ilha — foi construído neste período.

A ilha principal foi local de históricas prisões políticas e até mesmo um importante aeroporto dos EUA durante a segunda guerra mundial. No final do século passado, voltou a fazer parte de Pernambuco.

Viaje conectado - Chips recomendados para internet livre na Europa

Desde então iniciativas governamentais e privadas tentam preservar a fauna e a flora nativa, com rígidas normas de construção e entrada de pessoas no arquipélago.

Fernando de Noronha passou a ficar conhecida pela sua reserva natural, que compreende o Atol das Rocas — o único no oceano atlântico sul — e 7% de todo o arquipélago. A reserva abriga espécies em extinção como golfinhos e tartarugas-marinhas.

Pousada Maria Flor: conforto sustentável em Fernando de Noronha
Pela cor de suas águas e corais, Fernando de Noronha é um dos destinos mais bonitos do Brasil | Fotografia de Eduardo Domingos

É neste santuário ecológico, e reduto de praias desertas, que encontramos a pousada Maria Flor. O projeto foi encomendado pelo ator brasileiro Bruno Gagliasso e os sócios Rodrigo Rivelino, Mauro Lemos, Júlio Pignatari e Maria Janaína da Silva.

A Pousada Maria Flor é um lugar de contemplação de tudo que há de mais perfeito na natureza. Um lugar para se sentir em casa, se conectar com seu interior, curtir e ficar em paz.

BRUNO GAGLIASSO — SÓCIO-FUNDADOR DA POUSADA MARIA FLOR.
Pousada Maria Flor: conforto sustentável em Fernando de Noronha
Fachada da Pousada Maria Flor | Cortesia Priscila Muller Arquitetura

O projeto foi conduzido pela arquiteta Priscila Muller. A arquiteta, sediada em Curitiba, já desenvolveu diversos projetos no Brasil e na Espanha. Para a Pousada Maria Flor, trabalhou junto das equipes da Solo Arquitetos e com os paisagistas da Alexandre Furcolin.

Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:

Pousada Maria Flor: conforto sustentável em Fernando de Noronha
Interior da pousada | Cortesia do hotel

Diante dos desafios técnicos estabelecidos pelas normas de sustentabilidade exigidas no arquipélago, a arquiteta optou por estabelecer um forte conceito de integração com a natureza.

O projeto da Pousada Maria Flor partiu do contexto de integrar a arquitetura e a natureza de forma harmônica, criando uma nova opção de turismo hoteleiro. Com design contemporâneo, partimos da premissa de que o relevo da ilha deve ser preservado, e a arquitetura deve acompanhar e respeitar a paisagem natural existente.

PRISCILA MULLER, ARQUITETA DO PROJETO.
Pousada Maria Flor: conforto sustentável em Fernando de Noronha
Fotografia do interior da pousada | Cortesia Priscila Muller Arquitetura

Pousada Maria Flor e seus três níveis de construção

Para evitar alterações agressivas à topografia natural do terreno, o projeto é composto por três volumes de construção.

O primeiro deles é também o primeiro contato do hóspede com a pousada, com acesso à rua. Neste mesmo volume se encontram a recepção e, ainda no térreo, a sala administrativa. No segundo pavimento encontra-se o restaurante. Por fim, no terceiro pavimento está instalado um espaço de convivência na cobertura: o Rooftop da pousada Maria Flor.

No segundo volume do edifício, estão instaladas as 12 suítes da pousada. Com aproximadamente 20m2 cada uma, todas contam com um jardim particular na forma de uma varanda translúcida.

Pousada Maria Flor: conforto sustentável em Fernando de Noronha
Primeiros três pavimentos que recebem os hóspedes na Pousada Maria Flor | Cortesia Priscila Muller Arquitetura

No terceiro e mais alto dos três volumes, está instalado um dos maiores destaques da pousada: a piscina de borda infinita. Através da piscina, é possível ter acesso a uma vista panorâmica da ilha. Entre os pontos visíveis, está o Forte de Nossa Senhora dos Remédios. A própria piscina tem grande apelo estético.

O arquipélago, em função de suas águas cristalinas e vegetação verdejante, é por vezes chamado de “esmeralda do atlântico”. Não por acaso, a piscina recebeu acabamento em pedras naturais em cores semelhantes aos da ilha, fornecidas por uma empresa especializada na oferta de pedras exóticas.

Pousada Maria Flor
Pousada Maria Flor: conforto sustentável em Fernando de Noronha
Piscina com acabamento de pedras naturais | Cortesia Priscila Muller Arquitetura

A equipe do projeto fez uso de estruturas metálicas para a instalação da pousada. Tal estratégia reduz drasticamente a geração de resíduos, gerado pelas obras, em comparação à outras modalidades de construção como a alvenaria.

As estruturas metálicas foram pintadas para apresentar coloração semelhante à das folhagens que cercam a pousada, criando uma conexão entre o espaço natural e o ambiente privado.

Pousada Maria Flor: conforto sustentável em Fernando de Noronha
Visão dos brises, estruturas que auxiliam no controle térmico dos ambientes | Cortesia Priscila Muller Arquitetura

A lógica sustentável estende-se também para os demais materiais usados nos revestimentos do projeto. O principal deles é a Accoya, uma madeira acetilada que é considerada sustentável por sua reduzida pegada de carbono. Além de sua origem, a Accoya é uma madeira extremamente seca e impermeável, não absorvendo umidade do ar e resistindo por mais tempo à deterioração.

A Accoya foi utilizada principalmente nas ripas de madeira, presentes nos brises e painéis que envolvem o edifício. A adoção dos brises permitem maior controle térmico e ventilação aos ambientes.

Pousada Maria Flor: conforto sustentável em Fernando de Noronha
Visão da área externa da pousada | Cortesia Priscila Muller Arquitetura

O interior da pousada recebe itens das coleções da Artefacto. Já os móveis planejados foram personalizados pela empresa Florense especialmente para a pousada Maria Flor.

Esta seleção de móveis oferece grande conforto aos hóspedes, sem perder de vista as cores e elementos naturais que fazem parte do conceito do projeto.

Pousada Maria Flor: conforto sustentável em Fernando de Noronha
Os móveis da coleção Artefacto atribuem requinte aos ambientes da pousada | Cortesia Priscila Muller Arquitetura

Além da utilização dos brises, que reduzem a necessidade de eletricidade para controle térmico, o projeto contempla também eficiência no uso dos recursos naturais para o cotidiano.

O conjunto de alimentação elétrica é formado por aproximadamente 54 placas fotovoltaicas. A opção pela energia solar permite à pousada fazer uso de uma fonte de energia renovável e inesgotável.

Pousada Maria Flor

Também parte da pousada Maria Flor, está instalada uma cisterna com capacidade de 80 mil litros de água. A cisterna permite uma economia em até 50% da água potável utilizada no local e garante o fornecimento durante crises hídricas.

Pousada Maria Flor: conforto sustentável em Fernando de Noronha
Área de convívio | Cortesia Priscila Muller Arquitetura

Restaurante da Pousada Maria Flor

O restaurante da Pousada Maria Flor oferece diversas opções para o café da manhã. Menu assinado pela nutricionista Cynthia Howlett e pela Chef Gabriela Freire. A Chef já é conhecida na gastronomia brasileira e é filha do curitibano, e premiado chefe de cozinha, Celso Freire.

Busquei trazer o regionalismo nos ingredientes e surpreender com novas técnicas, combinações e apresentações. Vamos dos clássicos ovos às mais variadas tapiocas. Vamos do PF (prato feito) nordestino com cuscuz, carne seca, queijo coalho e manteiga de garrafa ao iogurte natural preparado diariamente. E dos bolos tentadores aos pães de queijo coalho fresquinhos.

GABRIELA FREIRE, CHEF DE COZINHA.

A Pousada Maria Flor já tem recebido hóspedes ilustres desde sua inauguração no começo de 2021, entre eles a atriz Fernanda Paes Leme e a cantora Luíza Sonza. A boa recepção da pousada é resultado da arquitetura inteligente, que consegue fornecer um alto nível de conforto sem renunciar à sustentabilidade.

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.


Autor Fernando França

Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top