Índice desta matéria
Restaurante Väkst
Endereço: Sankt Peders Stræde, nº 34 – Copenhage – Dinamarca.
Perfil do instagram: @cofocodk
Horários: de segunda à sábado, das 12h às 14:45hs, de segunda à domingo, das 17:30hs às 00h
Se você está pensando em visitar a cidade de Copenhagen e não quer deixar de conhecer o melhor da comida nórdica, o Restaurant Väkst é uma parada bastante interessante.
Mas se você é daquele tipo que curte um ambiente mais leve, natural e integrado à natureza, aí é que o Restaurante Väkst se torna uma parada obrigatória, sabe por quê?
Porque, para além de um simples restaurante, esse estabelecimento possui um design para lá de único, apostando em uma área verde que exala vida, pureza e acolhimento em toda a sua extensão!
Dito isso, não saia deste artigo até entender toda a genialidade estética por trás do Restaurante Väkst, uma autoria do escritório Genbyg de arquitetura.
Conhecendo o Restaurante Väkst
Em uma cidade cuja média térmica diária é de aproximadamente 8.9°C, o Restaurante Väkst consiste em uma aconchegante estufa onde você pode se manter aquecido enquanto saboreia as mais deliciosas carnes, ervas e vegetais nórdicos!
Com um design amplo e sofisticado, o restaurante traz uma experiência única não só pela comida e pelo clima naturalmente reconfortante, mas sobretudo pela atmosfera orgânica e cheia de vida das plantas ao redor.
Essas plantas estão abrigadas em pequenos vasos espalhados pelas prateleiras, que se misturam com o tom amadeirado das cadeiras e mesas para combinar o aspecto de jardim com um estilo mais moderno e urbano.
Mas não é só isso: o Väkst possui também um subsolo, que pode ser acessado descendo às escadas através de uma cobertura de vidro e madeira, onde se dependuram inúmeros e adoráveis vasos de plantas.
E uma vez que você chega ao subsolo, o design já se diferencia do aspecto amplo e muito iluminado do primeiro piso, trazendo uma nova e mais refinada perspectiva de “jardim urbano”, que dá a impressão de um espaço extremamente luxuriante e particular.
Não abandonando as prateleiras com plantas, a segunda parte do Restaurante Väkst já explora ainda mais os tons amadeirados da mobília e dos filetes de mogno, reutilizados a partir da antiga arquibancada do Lyngby Stadion, famoso estádio de futebol da Dinamarca.
Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.
Restaurante Väkst: sustentabilidade em primeiro lugar
Seguindo uma proposta de cuidado com o meio ambiente, é claro que a sustentabilidade do Restaurant Väkst não poderia ficar restrita às aparências, não é mesmo?
Pois saiba que o reaproveitamento de materiais é mais uma marca registrada do estabelecimento, cujo subsolo conta com pisos feitos de tábuas velhas de uma fábrica antiga, bem como prateleiras produzidas a partir de gavetas do arquivo do Banco Nacional.
A reutilização de madeiras é notável também nos armários e nas cadeiras de auditório, sendo estas obtidas a partir de uma antiga escola secundária.
As lâmpadas do Väkst, produzidas a partir de latas de leite de zinco, também carregam essa marca de sustentabilidade que não só ajuda a combater a questão do lixo, como também confere um design único em que cada item, por mais simples que seja, tem uma boa história para contar!
Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:
ARQUITETURA SUSTENTÁVEL É A TENDÊNCIA DA VEZ
Compartilhando com o Restaurante Väkst a proposta ecológica, restaurantes como o Hoegaarden e o Cajuí, em São Paulo, são alguns exemplos das iniciativas que estão se popularizando ao trazerem a sustentabilidade para o design e a gastronomia.
Dito isso, você sabe dizer por que essa estética sustentável é tão irresistível para os nossos olhos? Não?!
Então vamos começar pelo aproveitamento da luz do sol, que criam um espaço visualmente limpo, claro e confortável através de espaços mais amplos e abertos, além de vidros, janelas e claraboias.
Em segundo lugar, não podemos esquecer o quão importante é a presença de hortas, paisagens naturais e/ou jardins, já que eles “preenchem” o ambiente e criam uma atmosfera mais leve e orgânica, carregada de vida, bem-estar e presença.
Outra característica é a riqueza de materiais que são usados nesses restaurantes, chegando a contemplar fibras naturais, madeiras reutilizadas, bambus e a própria tinta de terra. Bem… esse último ponto costuma passar despercebido, mas é justamente nele que a mágica acontece!!!
E o motivo é simples: as cores mais neutras e discretas desses materiais não só geram conforto visual, como também destacam as mais atraentes e inusitadas manifestações artísticas. Um exemplo é o Éllo Restaurante, com sua deslumbrante exposição de trepadeiras em suas colunas sucessivas e, é claro, o próprio Väkst, com sua agradável e singela coleção de hortas.
Já no Neni Bikini Island (Espanha), o destaque fica por conta da sua fileira de janelas com vistas para o Mar das Baleares, que, acompanhando uma deslumbrante vegetação costeira, oferece um digno espaço de contemplação e conexão com o meio ambiente!
Para concluir, é inquestionável que esse estilo agradável e ecológico é muito bem representado pelo Restaurante Väkst: um destino essencial se você curte uma refeição sofisticada, leve e animada em contato com a natureza.
Leia mais:
- Em Mykonos, novo restaurante Nōema privilegia a riqueza da cultura grega
- Os melhores hotéis em Londres para conhecer a Inglaterra
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Chris Tonnesen, site