Índice desta matéria
Thong Rd, Pratu Chai Sub-district. Phra Nakhon Si Ayutthaya District em Chang Wat Phra Nakhon Si Ayutthaya. Tailândia
+66 35 242 588
A partir de US$ 121,33 (diária)*
Nas margens do rio tailandês Chao Praya, há uma ilha de luxo e beleza. Ela está incorporada ao histórico cenário tailandês. O hotel Sala Ayutthaya repousa onde antes fora a capital do antigo reino de Ayutthaya, próximo a locais cujo patrimônio histórico é reconhecida pela UNESCO.
AS RUINAS DE AYUTTHAYA
O reino de Ayutthaya foi fundado na metade do século XIV, tendo sido o reino mais poderoso do sudeste asiático por um período considerável. Embora tenha sido destruído em meados do século XVIII, a região nas margens do Chao Praya permanece um oásis de riqueza histórica e cultural. Há diversas ruínas de Ayutthaya ornando sua vizinhança. Palácios e templos tinham lugares privilegiados em frente aos rios, pois as terras distantes eram consideradas inapropriadas.
Historicamente, a arquitetura tailandesa seguiu rumos interessantes. As habitações na Tailândia não eram grandiosas e serviam ao propósito agrário, sempre estando perto de rios. As casas sempre priorizaram materiais típicos à região, e costumam erguer-se sobre palafitas ou suportes para evitar as águas e o chão. Plataformas sobre rios ou corpos d’água são comuns. Os rios costumavam ser a principal via de transporte na região. A arquitetura tailandesa é o casamento do estilo de vida de seu povo e seu ambiente.
Entre os bancos de areia do Chao Praya, patrimônios da humanidade com séculos de história, repousa o luxuoso Sala Ayutthaya. É uma união entre tradição e contemporaneidade.
O PROJETO SALA AYUTTHAYA
Inaugurado em 2014, o Sala Ayutthaya traz experiências diferenciadas para seus hóspedes. A começar pela riqueza arquitetônica ancestral que o cerca: próximo ao templo de Wat Phutthaisawan, rodeado pelas ruínas do antigo reino, o hotel mescla a herança mística e a exatidão contemporânea. O charme local se funde com maravilhas modernas, algo que só um hotel de luxo pode oferecer.
O projeto contempla 27 quartos únicos. Sala Ayutthaya é capaz de oferecer a cada um de seus hóspedes uma vivência particular. Localizado no que já foi um antigo reino e sua capital, é um hotel boutique de design arrojado. O hotel oferece tanto a experiência do antigo reino siamês que lhe dá o nome — cultural e serena — quanto as agitadas noites tailandesas.
Dentre as atividades culturais, o hotel oferece tours por barco através do Chao Praya, visitando os templos e ruínas da antiga capital. Ao longo do ano, diversos festivais oferecem desde competições mundiais de Muay Thai às corridas de bote. Uma dica, para aproveitar a paisagem do Chao Praya e do templo de Wat Putthaisawan, é passar pelo restaurante em direção ao deck (à margem do rio). Dali, é possível aproveitar a vista singular que o hotel oferece.
A EXPERIÊNCIA DO SALA AYUTTHAYA
Caso a experiência cultural não lhe seja o único atrativo, o hotel conta com um bar e restaurante na cobertura, com um design interior projetado como um loft. O terraço, elegante, oferece vista privilegiada dos arredores. Dali os visitantes são contemplados com a bela visão do templo de Wat Putthaisawan e do rio Chao Praya. Iluminado durante a noite, é um cenário fantástico.
O bar conta com uma seleção variada de drinques, cervejas artesanais e vinhos. O restaurante conta com deliciosas tábuas de charcutaria e uma seleção de queijos, além de cardápio com culinária internacional, com uma riqueza invejável de cores e sabores. De panquecas sem glúten e tacos matinais a pratos tradicionais tailandeses, pescados e bandejas de frutos do mar, a experiência promete ser tão agradável para o paladar quanto para o espírito dos hóspedes.
INSPIRAÇÕES E CONCEITO
Engana-se, no entanto, quem pensa que um hotel em uma região tão antiga conta com uma arquitetura defasada. O design, assinado pelo escritório de arquitetura Onion, de Arisara Chaktranon e Siriyot Chaiamnuay. Sala Ayutthaya é fruto de uma atenção aos mínimo detalhes e da fina arte de mesclar o tradicional ao contemporâneo. A fachada, composta por um longo muro de tijolos, tem uma única porta de ferro. Ela se abre para uma recepção aconchegante, de teto baixo, com uma pequena galeria de arte.
O escritório Onion também realizou o projeto do Roukh Kiri Khao Yai, um hotel próximo ao parque nacional de Khao Yai na Tailândia. Semelhanças podem ser encontradas entre os projetos: a preocupação com a integração entre a natureza da região e o hotel, a entrada de luz natural por janelas altas e amplas, e vigas de madeira em tons naturais separando detalhes nas paredes.
Elemento comum na arquitetura tailandesa, intimamente ligada à água, piscinas também se fazem presentes no Roukh Kiri Khao Yai, para o deleite dos hóspedes.
Apesar das semelhanças com o Roukh Kiri Kao Yai, não são só a vista e vizinhança que tornam o Sala Ayutthayya único. Diferentemente do primeiro, o Sala Ayutthaya não conta com os tradicionais telhados inclinados da arquitetura tailandesa, ou com a presença tão pronunciada do verde em seu interior. As piscinas do Sala Ayutthaya são cobertas em mármore e ladrilhos, com um visual mais áustero que mistura o clássico e o contemporâneo.
A área externa do hotel é o seu coração e alma. As paredes cobertas em tijolos, fruto de tradições locais, misturam-se à beleza e simplicidade de paredes brancas e modestas com acabamento em estuque (uma argamassa que confere um acabamento marmorizado). Os quartos privativos oferecem cada um suas próprias experiências, com seu número diminuto servindo à criatividade dos arquitetos. O visual plano, com uso de contrastes, tons amadeirados sobre fundos brancos e ângulos retos reforça a influência da arquitetura moderna.
INTERIORES
O cuidado dos arquitetos também transparece nas áreas internas – engana-se quem pensa que, devido ao inegável foco nas áreas exteriores, as áreas internas tenham sido ignoradas. O restaurante é adornado por lâmpadas abobadadas de granito. Os quartos misturam o simbolismo tailandês a móveis que ressignificam e reconstroem enfeites tradicionais, lhe conferindo nova funcionalidade.
A variedade de ambientes permite que hóspedes voltem a visitar o hotel e tenham experiências completamente novas. Os quartos, espaçosos, oferecem piscina e terraço privativo (todos com vista privilegiada). Um dos quartos conta com uma ponte que frente à uma das piscinas principais e jardim.
Os decks construídos às margens dos rios foram feitos para resistir às inundações e levam os hóspedes para um contato muito próximo com a natureza. O projeto da área externa, vizinha ao rio, incluiu o plantio de diversas mudas de uma espécie de árvore nativa. Suas flores em forma de sino irão, no futuro, debruçar seus ramos e flores sobre as margens do Chao Praya, construindo um túnel florido e perfumado para os visitantes que querem aproximar-se.
Diversas influências da arquitetura tradicional tailandesa também podem ser percebidas no hotel. Os já mencionados tijolos das paredes do pátio reproduzem padrões encontrados na estupa de Phuttai Sawan (as estupas são construções fúnebres e religiosas associadas ao budismo, com forma sinuosa). Esse mesmo padrão repete-se nas salas, paredes exteriores e na mobília. Mesmo as lâmpadas possuem uma característica forma de sino, também na iluminação do restaurante do hotel.
A mescla do tradicional com o moderno também está na maneira que o hotel usa luz ambiente e sua relação com o espaço circundante. Um destaque da arquitetura tailandesa é como ela se apropria da topografia e do clima, para se integrar organicamente ao espaço; o Sala Ayutthaya tem grandes espaços abertos à luz natural e não foge às irregularidades do terreno. As paredes cobertas em estuque branco retomam temas tradicionais.
Mais do que um hotel, o Sala Ayutthaya traz consigo toda a experiência daquilo que a Tailândia carrega. O contraste entre o tradicional e o moderno, o passado glorioso e o futuro promissor, e a redescoberta da identidade do sujeito histórico se mobilizam em seus corredores e quartos. Conforme a Tailândia segue sendo influenciada cada vez mais pelas tendências ocidentais, o Ayutthaya traz, no berço de um dos reinos mais antigos da região, uma proposta conciliatória e muito bem executada de uma união equilibrada e de ótimo gosto entre os dois mundos.
Acessibilidade
O Hotel é acessível para cadeiras de rodas e possui andares superiores acessíveis por elevador. Para mais informações, clique aqui.
ATRAÇÕES
Veja abaixo algumas sugestões de passeios para você realizar em Ayutthaya e proximidades:
De Bangkok: Excursão Templos de Ayutthaya com Almoço
Embarque em uma excursão guiada de 1 dia a Ayutthaya, um Patrimônio Mundial da Unesco e antiga capital de Sião, e visite quatro dos templos mais impressionantes desta cidade histórica.
Bangkok: Excursão de 1 Dia a Ayutthaya com Mercado Flutuante
Confira as principais atrações de Ayutthaya em uma excursão de um dia saindo de Bangkok. Visite as ruínas antigas dos templos e aprenda sobre a história da cidade.
Para conhecer o hotel SALA Ayutthaya: visite a Passagens Promo, uma plataforma incrível que te ajuda a comparar preços de diferentes companhias aéreas encontrando as passagens que cabem no seu bolso e na data que você precisa.
LEIA MAIS
Les Sources de Cheverny
20 anos após a inauguração do Palace des Vignes – Les Sources de Caudalie, Alice e Jérôme Tourbier, casal amante das artes, tradições e cultura francesas, abriram no ano de 2020, em Cheverny, as portas de sua mais nova unidade.
Girafe
A especialidade desse restaurante são os peixes e frutos do mar, como lagosta e linguado, que são servidos de várias maneiras, cozidos, assados ou crus e com os mais diversos tipos de acompanhamentos.
Viagem tranquila é sinônimo de seguro viagem. Recomendamos pesquisar o seu pela plataforma Seguros Promo, Por lá você consegue encontrar a melhorar seguradora para seu bolso e destino.
REFERÊNCIAS
* Dados de valores de diária obtidos na data de redação deste post, pode não refletir os preços atuais do hotel. Em caso de dúvidas, verifique com o próprio hotel no número indicado.
Materiais fornecidos pelo próprio hotel
Site oficial do escritório de arquitetura – ONION
📷 Fotografias por Wison Tungthhunya
Autor Fernando França
Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.