Se você tem interesse no enoturismo (tipo de viagem que tem como objetivo conhecer vinícolas e experimentar vinhos), precisa conhecer a região das vinícolas Mendoza, na Argentina, de onde saem cerca de 80% dos vinhos produzidos no país.
Essa área conta com mais de 1.200 vinícolas, dessas, aproximadamente, 170 estão abertas a visitação. Nessas propriedades, você poderá passear pelas plantações, ver de perto o processo de preparação das bebidas, degustar vinhos e aprender sobre o cultivo das uvas, além de admirar uma bela paisagem natural.
A região de Mendoza fica a 746 metros de altitude, ao lado das Cordilheiras dos Andes, que formam um cenário belíssimo junto às videiras. Entre as vinícolas presentes nessa área, a Zuccardi Valle de Uco se destaca por ter um centro de pesquisa e desenvolvimento para aprimorar a produção, e também por fazerem vinhos com identidade própria que expressam as características únicas dessa parte da Argentina. Continue a leitura para saber mais sobre a propriedade.
Confira também estes conteúdos sobre o assunto:
História e contexto familiar

A história da Zuccardi Valle de Uco começou em 1963, quando o engenheiro Alberto Zuccardi plantou o primeiro vinhedo no deserto de Mendoza a fim de comprovar a eficácia do sistema de irrigação que havia criado.
Essa invenção possibilitou a plantação de outras várias videiras e fez da Zuccardi Valle de Uco uma das principais vinícolas de Mendoza. Desde 1985, a propriedade é comandada por José Alberto, filho de Alberto Zuccardi, que ajudou a deixar os vinhos argentinos em uma posição de destaque no cenário internacional.
Em 1999, Sebastián, filho de José Alberto, passa a produzir vinhos e espumantes e, poucos anos depois, entra oficialmente para os negócios da família. Hoje, a propriedade conta com seis áreas de plantação, são elas:
- Canal Uco;
- Piedra Infinita;
- Los Membrillos;
- Las Cuchillas;
- Las Cerrilladas;
- La Jarilla.
Entre os espaços de plantação da vinícola Zuccardi em Mendoza, a área da Piedra Infinita se destaca. Seu cenário é formado por fileiras de vinhedos plantados entre grandes rochas, com a cordilheira Cordón del Portillo ao fundo.
Para plantar as videiras, foi necessário mover mais de mil caminhões de pedra. Mas o esforço certamente valeu a pena, tanto pela bela paisagem formada quanto pelos saborosos vinhos produzidos com as uvas cultivadas no local.
Doce despertar
Demontre carinho, amor e gratidão, com elegância.
Arquitetura e estética do vinícola Zuccardi

A arquitetura da Zuccardi Valle Del Uco, nossa recomendação de vinícolas de Mendoza, é inspirada na cordilheira dos Andes. A construção foi concebida para se integrar completamente à paisagem local. Por isso, para erguer a estrutura foram usados apenas materiais naturais da região, como pedras e areia.
Um dos elementos do edifício que mais chama a atenção, e confere até um estilo futurista à construção, é a cúpula metálica que fica logo acima da entrada principal.
No interior da vinícola, predomina um estilo industrial. O material mais predominante é o concreto, que pode ser visto tanto nas paredes e tetos quanto em estruturas para armazenar a bebida.
A sala de degustação tem um estilo mais intimista, com luzes indiretas provenientes de luminárias com design contemporâneo, uma grande mesa de madeira e também com alguns elementos que remetem à região das vinícolas de Mendoza, como pedras e quadros que trazem paisagens locais.
Leia também:
Como a gastronomia do Zuccardi se diferencia das demais vinícolas de Mendonza?

Além da experiência de degustação dentro da vinícola, a propriedade também conta com o Piedra Infinita Cocina, um restaurante elegante com vista para a Cordilheira dos Andes.
A arquitetura do estabelecimento tem um estilo moderno, com paredes de vidro com vista para a plantação e para as montanhas. Um dos carros-chefe da casa é o menu de passos, elaborado com produtos regionais, que harmonizam perfeitamente com os vinhos da Zuccardi Piedra Infinita. Algumas das opções presentes neste cardápio são:
- Bife ancho, batatas e conservas;
- Cabrito;
- Truta de Los Chayes, folhas amargas e cebola;
- Ovos, cogumelos e brócolis;
- Queijo e marmelada.
Dicas para viagem

Antes de embarcar para conhecer a Zuccardi Valle de Uco, e outras vinícolas de Mendoza, é importante checar os dias e horários de visitas de cada estabelecimento, para não correr o risco de perder a viagem.
No caso da vinícola Zuccardi em Mendoza, as visitas e degustações acontecem todos os dias nos seguintes horários: 9h30 e 12h30, cada visita tem 1h30 de duração. Essa atração dá direito a um passeio pelos espaços da vinícola, que inclui caminhada entre as vinhas e degustação das bebidas.
Já o restaurante abre todos os dias para o almoço, das 12h30 às 14h. O serviço de jantar, por sua vez, ocorre de quinta a sábado a partir das 20h. Para reservar a sua visita à vinícola ou mesa no restaurante, basta acessar a página de reservas do estabelecimento.
Quando estiver na vinícola, aproveite a oportunidade para experimentar alguns dos vinhos premiados da Zuccardi Valle de Uco, como o Finca Piedra Infinita, que já foi considerado um dos melhores vinhos tintos da Argentina.
+ Caixa de bombons de chocolate
Uma escolha especial para presentear quem você ama
Melhor época do ano para ir a Mendoza

Se você sonha em ver as videiras carregadas de uva, o ideal é visitar a região entre os meses de fevereiro a abril. Em alguns casos, os visitantes conseguem até mesmo participar da colheita dos frutos, uma experiência inesquecível para os amantes de vinhos.
O clima dessa parte da Argentina é árido e sem períodos de chuva prolongados. No verão as temperaturas ficam em torno de 25ºC a 30ºC, já no inverno os termômetros costumam marcar entre 3ºC a 17ºC, mas não é incomum a temperatura ficar abaixo de zero nessa estação.
Como chegar de Mendoza
Mendoza tem um aeroporto internacional, portanto, você pode pegar um voo do Brasil diretamente para esse destino. Outra opção é viajar até Buenos Aires e, de lá, pegar um avião até a região das vinícolas.
Também é possível ir de carro ou de ônibus, partindo de Buenos Aires. A distância entre a capital da Argentina e Mendoza é de 1100 km, o que equivale, em média, a 12 horas de viagem. Apesar do longo tempo, os meios de transporte terrestre possibilitam que as pessoas admirem a bela paisagem da região durante o trajeto.
Gostou de conhecer a Zuccardi Valle de Uco, uma das vinícolas mais bonitas de Mendoza? Então continue no site da Dona Arquiteta para conferir mais dicas de ecoturismo e aproveite para nos seguir no Instagram, para não perder nenhuma novidade.
Leia mais
- Brasil: 4 hotéis design que são verdadeiros oásis para férias em alto estilo
- Hotéis em Salvador: nossa seleção de hotéis com ótimo design e conforto
- B HOTEL de Brasília
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.