Índice desta matéria
BÃI SAN HÔ — Hòa Thạnh, Sông Cầu. Província de Phú Yên, Vietnã.
+84 257 3830 000
A partir de U$ 392 (acomodação para um adulto)*
Estamos na província de Phú Yen, no Vietnã.
Atravessamos grandes campos de arrozais. Chegamos numa intrigante combinação de casas costeiras. Longe da luxuosa ostentação dos hotéis da capital, a decoração é natural.
Os primeiros raios de sol tocam os campos de arroz, enquanto os lavradores caminham escondidos sobre seus cônicos chapéus de vime. Se erguer os olhos, verá o mar de águas turquesas à sua frente. É a baía de corais.
Estamos no Bãi San Hô, novo resort da Zannier Hotels.
O BÃI SAN HÔ
O Bãi San Hô é um resort de luxo localizado na província de Phu Yen, no Vietnã. A propriedade onde o resort está instalado se estende por 98 hectares de natureza isolada e preservada. Nela, é possível encontrar ambientes bucólicos como bosques de vegetação nativa, bambuzais, grandes colinas e arrozais tradicionais.
São 73 acomodações. Todas na forma de moradias independentes e construídas com razoável distanciamento entre si, com amplo espaço para aproveitar a natureza. Chamadas de Villas, compõe o resort ao lado de três restaurantes, dois bares, um centro de atividades, Spa e piscina de borda infinita.
Cada uma das Villas têm o próprio arranjo: piscina privativa, terraço com vista deslumbrante e decoração exclusiva.
Na última década, a rede de hotéis Zannier vem se destacando como pioneira em um novo modo de enxergar a hospitalidade. Sua filosofia une maestria no design com simplicidade. Desenhados a partir de tradições, os hotéis da rede oferecem experiências étnico-culturais e contam com cozinha autêntica. A linha mestra dessa fusão é o foco total no bem-estar dos hóspedes.
Até o momento deste artigo, a rede Zannier Hotels já fez o lançamento de cinco distintas experiências. Caso queira conhecer, fizemos artigos comentando um pouquinho sobre cada desses hotéis e resorts. São o Le Chalet (nos alpes franceses), o Phum Baitang (no Camboja), o Omaanda (na Namíbia)e o Sonop (também na Namíbia, mas inusitadamente construído sobre rochas no deserto).
O fundador da Zannier Hotels é Arnaud Zannier. Francês, com grande experiência na indústria da moda, decidiu migrar para o setor hoteleiro há cerca de dez anos.
Em relação ao Bãi San Hô, Arnaud foi pessoalmente ao Vietnã e passou meses viajando pelo país para aprender os diferentes estilos de vida, costumes locais e técnicas tradicionais de construção. Sua extensa pesquisa foi empreendida como parte de seu compromisso em desenvolver uma verdadeira experiência vietnamita.
A designer Geraldine Dohogne faz parte da equipe da Zannier Hotels. Ela é responsável pela decoração dos hotéis da rede.
ARQUITETURA VIETNAMITA NA ESSÊNCIA DO CONJUNTO
O projeto fez uso de três modelos de construção. O resultado são três tipos de Villas, cada uma delas resgatando tradições arquitetônicas do Vietnã.
Cada um destes modelos utiliza técnicas e materiais tradicionais de diferentes culturas encontradas dentro do Vietnã. No Design, técnicas antigas de construção estão alinhadas com o manejo sustentável de recursos naturais.
VILLAS NOS ARROZAIS, UM TRIBUTO ÀS CASAS DOS PESCADORES
No Bãi San Hô, 25 Villas foram inspiradas nas tradicionais casas dos pescadores. Originalmente construídos para que os pescadores retornassem e vendessem o pescado, os vilarejos flutuantes se tornaram ambientes residenciais. Nestas pequenas ilhas independentes, pessoas passaram a viver, comer, trabalhar e socializar.
Refúgios entre arrozais, tais Villas foram erguidas sobre palafitas interconectadas através de longas passarelas sobre a vegetação e amplos terraços de vista deslumbrante.
VILLAS DAS COLINAS, INSPIRADAS NO POVO RADE
Outras 25 Villas exploram ao máximo o terreno alto das colinas. Com vista panorâmica até onde os olhos conseguem alcançar, foram inspiradas nas cabanas do povo Rade.
O povo Rade habitam na região de Tay Nguyen, também conhecida como Terras Altas do Centro.
O principal traço desse estilo arquitetônico é a composição e construção de seus cômodos. Constituídas de uma sequência de salas, são reflexo de uma solução encontrada ao expandir continuamente as cabanas conforme famílias cresciam. A cada novo membro na família, um novo aposento é construído.
As Villas têm forma alongada, com teto rebaixado e revestimento de bambu. Em cada uma delas, é possível encontrar uma varanda coberta e piscina privativa, ambas cercadas pela vegetação tropical e vista para a baía de corais.
VILLAS DE PRAIA, INPIRADAS NA ARQUITETURA CHAM
O povo Cham vive tradicionalmente ao longo da Costa Central, com casas construídos em uma sequência bem ordenada. Sempre voltadas para o oeste, têm um único nível de construção. Estes traços foram integrados às 21 Villas de praia no Bãi San Hô.
Com telhados de colmo, tem base retangular e paredes revestidas com uma combinação natural de argila, areia e palha. Os longos corredores externos são cercados por brises de madeira, uma solução que fornece maior privacidade e conforto térmico aos hóspedes.
Construídas sobre palafitas de madeira, as Villas com um ou dois quartos têm suas piscinas privativas voltadas para o mar turquesa.
UM RESORT AUTENTICAMENTE VIETNAMITA
Em todos os espaços, há um uso inteligente de cores que combina uma paleta simples de cores e texturas naturais com materiais comuns ao artesanato vietnamita. Entre eles a seda crua, vime e madeira reaproveitada.
Você está a um clique de conhecer o BÃI SAN HÔ!
Leia mais:
- Conheça as melhores opções de hotéis em Bali Indonésia
- Casa di Langa: Luxo e Sustentabilidade
- Guia das melhores lojas de produtos de design de Tóquio
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Magpie Creative, site
Autor: Fernando França
Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.