Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.
Um dos primeiros destinos que vem à nossa mente quando pensamos em uma viagem à Europa é a Itália. Afinal, esse país é repleto de paisagens deslumbrantes, construções históricas marcantes, e ainda conta com uma gastronomia sem igual no mundo. Se você quer desbravar esse país e conhecer de perto tudo o que ele tem a oferecer, conheça agora os 12 lugares mais bonitos da Itália.
Essa nação reúne em um só lugar pontos turísticos capazes de agradar a todas as pessoas. Quem gosta de cultura e história vai poder visitar museus e monumentos arqueológicos. Já quem gosta de natureza poderá desfrutar de praias paradisíacas ou apreciar as belas cadeias de montanhas localizadas nesse país.
Além disso, quem quiser fazer uma viagem de cunho religioso vai poder ver de perto catedrais históricas. Sendo assim, confira a seguir a nossa seleção com os 12 lugares mais bonitos da Itália, e que certamente merecem estar no seu roteiro de viagem para esse país encantador.
A capital italiana é um dos lugares mais bonitos da Itália, e também uma das cidades mais visitadas da Europa. Esse destino pode ser descrito como um museu a céu aberto. Afinal, ele abriga construções históricas impressionantes, como o Coliseu, um dos símbolos do Império Romano. Apesar de terem mais de 2 mil anos, essa construção permanece muito imponente e impacta de maneira significativa todos que visitam o local.
Outra construção que certamente não vai sair da memória dos amantes de história e de arquitetura é o Castelo de Santo Ângelo, erguido por volta de 123 dC., e que deveria servir como um mausoléu para o Imperador Adriano e sua família. Contudo, alguns anos após o falecimento de Adriano, o local passou a servir de refúgio para os Papas. Hoje, a construção funciona como um museu.
Já que falamos em Papas, aproveite a sua estadia em Roma para conhecer a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Essa construção foi construída no século IV, sob ordens do imperador Constantino, no local onde o apóstolo Pedro foi enterrado.
Atualmente, essa é uma das maiores basílicas do mundo, com 136 metros de altura e 218 metros de comprimento. O local possui uma arquitetura imponente e cheia de ornamentos. Além disso, este edifício religioso abriga obras de arte importantes, como a Pietà de Michelangelo.
Quer conhecer tudo sobre a cidade eterna, com dicas de como chegar na cidade, hotéis e os melhores passeios? Confira nosso guia completo aqui.
Outra cidade que está na nossa lista de lugares mais bonitos da Itália é Nápoles, localizada no sul do país. Este município é cercado por uma cadeia de montanhas e fica próximo ao Vesúvio, um vulcão que ficou famoso por conta da sua explosão em 79 d.C.
Além das belas paisagens naturais, essa cidade também tem uma história interessante, prova disso é que ela chegou a ser uma das três principais cidades da Europa no século XVIII.
Atualmente, o centro histórico de Nápoles é considerado um Patrimônio Mundial pela Unesco. A cidade abriga construções medievais importantes, como o Castelo do Ovo, o Castel Nuovo e o Castelo Sant’Elmo.
Em uma lista com os lugares mais bonitos da Itália, Veneza não poderia ficar de fora. Essa cidade é composta por cerca de 120 ilhas, que são conectadas através de pontes ou de embarcações.
Essa cidade, que é considerada um Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, tem uma arquitetura incrível e inovadora, já que os arquitetos responsáveis pela construção da cidade tiveram que criar soluções eficientes para erguer construções imponentes e seguras nessa localidade.
Veneza foi uma das cidades mais importantes do mundo durante o período da renascença, o que acabou sendo refletido nas construções suntuosas encontradas no município. Além de belos, esses edifícios trazem traços dos estilos bizantino, gótico e renascentista. Essas influências arquitetônicas ajudam a contar um pouco a história dessa bela cidade italiana.
Quando você estiver em Veneza, não deixe de visitar a Basílica de San Marco, que começou a ser construída no ano de 828, trazendo influências arquitetônicas orientais e ocidentais, e cujo interior é repleto de mosaicos dourados.
Outro local que certamente está entre os lugares mais bonitos da Itália é a Costa Amalfitana, uma região composta por cidades cercadas por montanhas e banhadas por mar azul turquesa com águas límpidas.
Entre as cidades mais famosas da Costa Amalfitana está Amalfi, um local com praias paradisíacas, que certamente vão agradar bastante aqueles que desejam relaxar e apreciar belas paisagens. Uma opção para quem quer passear no final da tarde, após curtir um dia na praia, é percorrer as ruelas da cidade, que abrigam construções coloridas e charmosas, com muitas opções de comércios, bares e restaurantes.
Além disso, Amalfi também abriga a igreja Duomo di Sant’Andrea, onde acredita-se que está enterrado o primeiro discípulo de Jesus, Santo André.
Florença é um dos principais destinos na Itália, e não poderia ser diferente, afinal, essa cidade de mais de 2 mil anos respira arte e foi um dos principais centros urbanos do período renascentista.
Em Florença, estão cerca de 40% do acervo artístico da Itália, portanto. Somente na galeria Uffizi, que foi construída entre os anos de 1560 e 1580, você vai encontrar obras de artistas como Michelangelo, Caravaggio, Raffaello e Botticelli.
Essa cidade também conta com construções belíssimas e com uma grande importância histórica, como a Basílica de San Lorenzo e a Praça da República, onde está o arco da Abundância, que servia para separar as duas principais ruas do Império Romano.
Está procurando dicas de para onde ir nas redondezas de Florença? Então aposto que vai adorar estas dicas aqui:
Localizada a 85 km de Florença está Pisa, uma cidade portuária que, além de ser um dos lugares mais bonitos da Itália, é mundialmente conhecida por causa da Torre de Pisa.
Essa torre inclinada atrai turistas do mundo inteiro que desejam ver de perto essa curiosa edificação, que começou a afundar logo após a sua construção, que foi finalizada no século XIV.
Contudo, além da Torre de Pisa, essa cidade conta com muitas outras atrações, como o Batistério, que levou quase dois séculos para ser construído, e a Gipsoteca di Arte Antica (galeria de arte antiga, em português), que abriga cópias de esculturas romanas, gregas e etruscas.
Que tal visitar a cidade que inspirou Shakespeare a escrever Romeu e Julieta? Se você gostou da ideia, coloque Verona na sua lista de destinos para conhecer na Itália.
Essa cidade medieval encantadora é o destino perfeito para quem ama arte e cultura. O centro histórico de Verona é considerado um Patrimônio Mundial pela Unesco, afinal, o local abriga construções importantes e que trazem influências de diferentes povos.
Um dos principais pontos turísticos da cidade é a Arena de Verona, construída no século I. O local, que está muito bem conservado, já foi o terceiro maior anfiteatro da Itália e, ainda hoje, ela é palco para apresentações artísticas e musicais.
Outro lugar que não pode ficar de fora de um roteiro de viagem em Verona é a Casa di Giulietta. Segundo a lenda local, nessa construção morava a Julieta que inspirou a obra de Shakespeare.
Além de ser um dos lugares mais bonitos da Itália, Bolonha também foi a primeira cidade do Ocidente a ter um centro de ensino superior, a Universidade de Bolonha, fundada no ano de 1088, e que está em funcionamento até hoje.
Por ser uma cidade universitária, Bolonha tem uma vida noturna agitada, o que faz desse destino uma boa opção para quem deseja conhecer a história e a cultura italiana, e também aproveitar bem a noite no país.
Quem quiser ter uma visão panorâmica dessa bela cidade precisa conhecer o Santuário Madonna di San Luca, que abriga uma imagem da Virgem Maria com o Menino Jesus que teria sido pintada por São Lucas. Além de ter uma arquitetura belíssima e imponente, o edifício do santuário está localizado no topo do Monte della Guardia, que oferece uma vista privilegiada de Bolonha.
Apesar de não estar entre os municípios italianos mais visitados pelos brasileiros, Turim certamente é um dos principais destinos na Itália. A cidade que fica aos pés dos Alpes italianos foi a primeira capital do País, e por conta disso, abriga alguns palacetes luxuosos, como os palácios Madama, di Torino e Carignano.
Um dos pontos turísticos mais importantes dessa cidade, e que provavelmente vai despertar a atenção de muitos cristãos, é a Capela do Santo Sudário, localizada no Duomo di Torino, neste local está guardado o sudário, um pano de linho, que teria sido utilizado para envolver o corpo de Jesus após a sua crucificação.
Além de ser um dos lugares mais bonitos da Itália, Milão também é um importante centro financeiro e a capital da moda e do design italiano.
Milão é muito conhecida por seus edifícios modernos e sustentáveis, que demonstram que passado e presente podem coexistir de maneira harmônica. Uma construção inovadora que se destaca na cidade é o Bosque Vertical, um complexo formado por duas torres, uma de 80 metros de altura e a outra de 12 metros, que abrigam mais de 700 árvores.
Já uma construção antiga dessa cidade que merece a visita de todos aqueles que apreciam história e arquitetura é a Catedral de Milão, uma igreja gótica com 135 torres e mais de três mil estátuas.
Se você está procurando dicas de onde se hospedar em Milão, dá uma olhada nessas matérias:
Trentino Alto Adige é o local ideal para quem deseja desfrutar da hospitalidade e da gastronomia italiana, e ainda apreciar belas paisagens e até mesmo esquiar.
Nesse destino você vai encontrar as Dolomitas, montanhas impressionantes classificadas como Patrimônio Mundial pela Unesco. O local também conta com muitos vales e lagos, que formam uma paisagem de tirar o fôlego de qualquer amante da natureza.
Quem for visitar esse local no inverno, vai encontrar mais de 800 quilômetros de pistas de esqui. Já no verão, é possível realizar outras atividades nessa paisagem, como trilhas, escaladas e mountain bike. Portanto, esse é o destino ideal na Itália para quem ama natureza e esportes radicais.
Para finalizar a nossa lista com os 12 lugares mais bonitos da Itália, vamos apresentar Palermo, a capital da Sicília. Essa cidade, que tem mais de 2700 anos de história, foi fundada pelos Fenícios, contudo, o local também recebeu influências de diferentes povos, como gregos, romanos, mouros e espanhois.
Ainda hoje, é possível apreciar algumas ruínas do antigo Império Romano nesse destino. Além das construções históricas, Palermo também possui uma paisagem deslumbrante, com montanhas e um mar com águas translúcidas.
Gostou de conhecer os 12 lugares mais bonitos da Itália? Então, considere colocar alguns desses destinos no seu roteiro de viagem pela Itália. Para não perder nenhuma dica de viagens e passeios, acompanhe o perfil da Dona Arquiteta no Instagram.
Leia mais
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…